Para vender mais, sua empresa precisa trabalhar com seriedade e eficiência. Mas é sempre bom lembrar que o seu empreendimento dificilmente estará sozinho no mercado, e a concorrência é sempre um ponto importantíssimo a ser considerado. Por isso, trazemos a você um artigo explicando três maneiras relativamente simples para que sua empresa tenha um aumento nas vendas. Todas estas opções se tornam mais viáveis com o apoio de uma consultoria empresarial especializada. Acesse e saiba mais!
1 – Diminua seus custos de produção para baixar preços
Para vender mais, é importante ter um preço competitivo, mas como se atingir a este preço? Todo mundo sabe que o preço final repassado ao consumidor é composto pelo custo da produção, mas a margem de lucro reservada à empresa. Desta forma, uma das maneiras de se baixar os preços e vender mais é diminuir uma destas duas variáveis.
Para baixar o custo de produção, deve-se tomar uma série de cuidados. Mas, via de regra, estes custos se tornam mais baixos quando a empresa consegue empregar técnicas em seus processos que utilizem menos insumos, paguem menos impostos, precisem de menos logística, menos tempo ou menos mão de obra para ser realizada. Ora, se conseguisse produzir a mesma quantidade de produtos com menos custo, a eficiência de sua empresa aumenta, e isso é uma ótima notícia. Para isso, é necessário ter gestão financeira, gestão de recursos humanos e de ativos.
Há também a possibilidade de se alterar a margem de lucro de sua empresa. No entanto, mexer no lucro nem sempre pode ser uma atitude rentável, pois dependerá de quanto as vendas irão aumentar. Se as vendas aumentarem a ponto de cobrir o menor lucro por transação, até mesmo baixar o lucro pode ser um bom negócio.
2 – Conheça muito bem o seu concorrente
É muito importante conhecer bem as propostas e estratégias de seu concorrente para saber de seus erros e acertos. Ter este conhecimento proporciona à sua empresa a possibilidade de se inspirar e melhorar o que for bom e evitar definitivamente o que não dá certo. Não tem “choro”! No mercado, todos os concorrentes estão lutando diariamente pelas parcelas do mercado, e o público certamente irá escolher a o negócio que for mais favorável para si.
Uma das maneiras de se conhecer bem à concorrência é encomendar uma pesquisa de mercado para analisar números e outras variáveis relacionadas à atuação da concorrência no mercado. Uma maneira ainda mais próxima de se conhecer à concorrência, desta vez, pelos olhos do consumidor, é encomendar uma pesquisa por cliente oculto, infiltrando um cliente treinado para avaliar os preços e as condições de atendimento e venda dos produtos e serviços oferecidos pela empresa concorrente. Com estes dados em mãos, torna-se mais fácil oferecer um serviço de qualidade superior e vender mais.
3 – Já conhece a concorrência, agora deve conhecer ao público
Conhecer apenas a concorrência não é o suficiente para vender mais. Afinal de contas, quem compra e movimenta os negócios são os consumidores, e há uma boa possibilidade de que, nem sua empresa e nem a empresa concorrente, estão sendo suficientemente boas para agradar à maioria do público. Nestes casos, pode ser muito indicado fazer uma pesquisa de mercado e até mesmo uma pesquisa de opinião pública para saber o que seu público-alvo espera de uma empresa de sua categoria.
Vale à pena perguntar ao público, além da qualidade e dos preços dos produtos e serviços que desejam, sobre o que eles sentem falta ao visitar a empresa, em que condições gostariam de fazer o pagamento, o que mais lhes agrada e o que mais lhes desagrada nestes negócios. Conhecer bem o público-alvo é uma maneira de oferecer produtos e serviços mais agradáveis aos consumidores e, assim, conquistá-los.
Todas estas estratégias podem estar ao seu alcance com uma consultoria empresarial competente e especializada no que faz. O verdadeiro crescimento de sua empresa demandará um investimento menor do que você imagina, mas com resultados e retornos surpreendentes! Conheça a GGV Consultoria empresarial. Acesse e conheça todos os serviços!
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