Como melhorar o ambiente de trabalho? Como manter o ambiente saudável e propício ao crescimento do funcionário e da organização? Essa é uma pergunta que muitos gestores tentam responder, mas poucos conseguem de fato desenvolver uma ação eficiente.
Proporcionar um local agradável para os colaboradores é essencial para manter controlados os índices de RH, como a produtividade, absenteísmo, rotatividade e outros.
Para te ajudar a fazer um bom gerenciamento de pessoas na sua empresa, listamos 4 dicas importantes que você pode adotar. Ficou interessado? Então confira abaixo quais são elas!
1. Ofereça um bom espaço para as refeições
O horário das refeições é também um momento de descanso para os funcionários. E quem não gosta de se sentir confortável na hora de comer, não é verdade? Por isso, é indispensável oferecer um espaço limpo, confortável e equipado para eles.
Mesmo que sua empresa seja de pequeno porte e o quadro de funcionários não seja grande, mantenha no local destinado às refeições um micro-ondas, uma geladeira e uma cafeteira. Um investimento como esse, com certeza, vai aumentar a satisfação do time!
Ainda que essa dica possa parecer óbvia, muitos gestores pecam nesse ponto, pois dificilmente frequentam o refeitório no mesmo horário que os outros e, por isso, não sabem identificar o que é preciso melhorar na visão dos colaboradores.
2. Invista em um espaço para descontração
O espaço de desconcentração pode ser montado no mesmo local das refeições, a fim de garantir uma interação maior entre a equipe durante o descanso. E olha que nem é preciso ser um Google para criar um ambiente assim.
Oferecer acesso wi-fi, computador para lazer, música, televisão, revistas, sofás confortáveis, iluminação adequada e limpeza do local são excelentes escolhas para manter o ambiente de trabalho mais saudável.
Para conseguir identificar quais investimentos poderão satisfazer melhor a equipe, o ideal é fazer um levantamento sobre o que cada um gostaria que tivesse na empresa. Dessa forma, é possível demonstrar aos trabalhadores que a companhia valoriza a opinião deles.
3. Tenha atitudes positivas
É fato que a sua equipe sempre poderá melhorar. Também é fato que, às vezes, decisões erradas ocorram. Isso faz parte do dia a dia. A diferença está na forma como o gestor lida com esses problemas, mantendo o respeito mesmo em situações adversas.
Por isso, você deve buscar extrair sempre o melhor da sua equipe e garantir que ela aprenda com os erros. Assim, você mantém a motivação do grupo e demonstra que confia no trabalho deles. Lembre-se que as atitudes do líder refletem diretamente no comportamento dos funcionários.
Além de melhorar o ambiente, essa postura reforça uma boa cultura organizacional, possibilitando a descoberta de novos talentos com perfil de liderança e capazes de motivar pessoas.
4. Elogie bons desempenhos
Elogiar o bom desempenho da equipe contribui tanto para melhorar o ambiente de trabalho quanto para aumentar a motivação do grupo. O papel de gestor que só cobra dos funcionários, mas não sabe reconhecer seus esforços, não tem mais lugar nas organizações atuais.
Atualmente, o mercado exige que um líder saiba elogiar o desempenho de sua equipe como forma de valorizar o capital humano e dar um direcionamento para os colaboradores, que necessitam do apoio do superior para crescer profissionalmente.
Outra forma de reconhecer bons resultados é por meio de premiações. Você pode estabelecer metas mensais para o grupo e premiar aqueles que se destacarem lembrando que esse investimento deve estar dentro do orçamento para o período.
O que achou das nossas dicas para melhorar o ambiente de trabalho? Se você gostou, siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de mais informações preciosas como essas. Estamos no Facebook, YouTube e LinkedIn!
Comentários
0