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5 conselhos de empreendedores de sucesso para você se inspirar

Contestando o ditado popular “se conselho fosse bom não se dava, se vendia”, os conselhos podem ser uma ótima maneira de incentivar e inspirar jovens ou novos empreendedores que buscam alcançar sucesso em seus negócios. Além disso, qualquer tipo de orientação pode vir a servir como alerta para futuros erros, pois somente quem já alcançou suas metas pode apontar onde falhou e onde acertou.

Vários são os exemplos de grandes personalidades que alcançaram o sucesso. Todas elas começaram com uma pequena ideia, para depois partir para algo grandioso. Hoje, alocadas no sonho realizado, essas grandes figuras de sucesso nos dão pistas, dicas e conselhos sobre como chegar até onde elas chegaram. É por isso que, pensando nessas valiosas palavras de incentivo, separamos nesse artigo 5 conselhos de empreendedores de sucesso para você se inspirar. Confira a seguir!

 

1. Amar o que você faz

Steve Jobs, cofundador, diretor executivo e presidente da Apple, disse em um famigerado discurso para os alunos da Universidade de Standford, no ano de 2005, a seguinte frase: “Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.

Dessa forma, uma das contribuições primordiais para o sucesso é o amor pelo trabalho que está sendo realizado. Do contrário, um trabalho feito apenas por obrigação tem poucas chances de alcançar um status elevado.

2. Coragem

“Você não precisa ser o maior para competir com os maiores”, disse certa vez Ross Perot, o famoso empresário do Texas, Estados Unidos. Dessa forma, é preciso ter em mente que toda grande empresa um dia começou embaixo.

Ter paciência e coragem para vencer os obstáculos que virão, é uma arma fundamental para pleitear a vitória. Além do mais, soluções geniais podem partir tanto de empresas de alto nível, como de empresas com baixas infraestruturas. As ideias não escolhem o idealizador.

3. Mire em um alvo

Ganhar dinheiro é bom e todos gostam. No entanto, para que a glória realmente caia sobre você, é preciso muito mais do que isso. Desse modo, criar um negócio apenas visando os lucros pode ser uma das escolhas mais desastrosas na vida de um empreendedor de primeira viagem.

E é justamente nesse ponto que o diretor executivo da Zappos, Tony Hsieh, quis tocar quando formulou a seguinte frase: “Persiga a visão, não o dinheiro. O dinheiro vai acabar seguindo você”. Nesse sentido, o que trará dinheiro para o seu bolso é o seu objetivo, não o empreendimento.

4. Seja realista

O calor da juventude ou de uma ideia nova pode ser, do mesmo modo, impulsionador e utópico. Isso significa que os pés de um empreendedor de sucesso precisam estar firmes e bem presos ao chão.

De maneira oposta, o perigo de sonhos irrealizáveis afundarem o seu negócio é muito grande. Seja ambicioso, contudo, tenha em mente que sua ambição precisa estar dentro das possibilidades que o mercado oferece. Esse é o conselho que o executivo estadunidense, Jack Welch, nos dá quando diz o seguinte: “Encare a realidade como ela é, não como você gostaria que ela fosse”. Lembre-se que as grandes mudanças partiram de visões realistas e severamente embasadas através de anos de estudo.

5. Persistência e flexibilidade

“Se você não é teimoso, você vai desistir das tentativas muito cedo. E se você não for flexível, você vai bater sua cabeça contra a parede e não vai ver uma solução diferente para um problema que você está tentando resolver”.

Quem nos relegou esse conselho de ouro foi Jeff Bezos, fundador, presidente e CEO da Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo. A teimosia é uma das grandes pontes que ligam o empreendimento ao sucesso. Entretanto, a teimosia usada de maneira incorreta pode gerar grandes aborrecimentos e uma queda meteórica rumo ao fracasso.

Na maioria das vezes em que ocorre um fracasso, uma opção se abre em algum lugar. Para que a teimosia não tape sua visão e estrague seus planos, a flexibilidade precisa entrar em cena. Assim, persistindo e se adaptando a novos caminhos, os objetivos serão alcançados sem maiores problemas.



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.