O empreendedor que investe em um novo projeto, muitas vezes se vê meio desanimado devido aos desafios e incertezas que encontra pelo caminho. Porém, é importante saber que diversas empresas que começaram do zero, hoje são grandes referências no mundo dos negócios!

Neste artigo, apresentaremos 6 empresas desde sua fase inicial até o sucesso. Abordaremos o diferencial de cada uma delas, sua evolução no faturamento e a conquista de novos clientes. Acompanhe leitura e inspire-se!

1. Amazon, de Jeff Bezos

Jeff Bezos fundou a Amazon em 1994, na garagem de sua casa. Quando Jeff percebeu que a internet se tornaria algo popular e que tinha um grande potencial para mudar completamente o mundo dos negócios, decidiu largar um ótimo emprego que tinha em Wall Street e mudar-se para Seattle. A casa escolhida por ele ficava, estrategicamente bem perto de uma grande distribuidora de livros.

A ideia do empreendedor era criar um canal de vendas online de livros. E, hoje, mais de 20 anos depois, a Amazon é a maior livraria online do mundo, com valor em torno de 65 bilhões de dólares.

Apesar do crescente sucesso de sua livraria online e do estrondoso aumento no número de clientes ao redor do mundo, Jeff Bezos iniciou a sua carreira na adolescência, quando trabalhou na chapa de um McDonald’s durante o verão. O fundador e CEO da Amazon tem uma trajetória inspiradora para muitos empreendedores!

2. Sony, de Akio Morita e Masaru Ibuka

Akio Morita e Masaru Ibuka iniciaram o protótipo do que viria a ser a Sony quando criaram uma companhia de telecomunicações situada nos escombros de uma loja de departamentos no pós-guerra de Tóquio.

A evolução do projeto aconteceu quando o Morita conseguiu firmar parceria com a Bell Laboratories e sua pequena empresa começou a fabricar transistores para a companhia americana. A partir daí, a Sony desenvolveu o primeiro rádio transistorizado do Japão.

Sempre com muita visão de futuro, uma criatividade exacerbada e grande fixação por miniaturas, em 1979 Morita lançou o primeiro walkman do mundo. Apesar das pesquisas indicarem que as pessoas não queria um “radinho” com fone de ouvidos, o empreendedor mudou o panorama e levou milhões de pessoas a acreditarem que não podiam mais viver sem o seu aparelho.

Hoje, a Sony é uma empresa que conta com uma infinidade de produtos em seu portfólio e é uma grande referência quando o assunto é sobre aparelhos de som.

3. HP, de Bill Hewlett e Dave Packard

Em 1939, Hewlett e Packard fundaram a HP na garagem de casa. O capital inicial era de apenas 538 dólares e a empresa focava na produção de instrumentos de medição, criando um oscilador de áudio — um tipo de instrumento utilizado por engenheiros de som para realizar testes.

Em 1972, a HP fabricou o seu primeiro computador destinado a empresas. Hoje, é uma das maiores fabricantes de computadores do mundo, tem um faturamento de mais de 120 bilhões de dólares ao ano, além de uma presença em mais de 130 países ao redor do mundo.

O exemplo da HP mostra ao investidor como é possível, com pouco dinheiro, iniciar um empreendimento de sucesso em todo o mundo!

4. Harley Davidson, de Arthur Davidson e William S. Harley

Em 1903, Davidson e Harley notaram que as bicicletas precisavam de mais agilidade e eficiência. Resolveram, então, criar uma bicicleta motorizada para facilitar a vida dos motoristas.

O resultado não foi como o esperado: o motor não tinha força suficiente para suportar a velocidade que eles desejavam. Apesar do insucesso inicial, os empreendedores seguiram focados no projeto, que era desenvolvido em um espaço de apenas 8 metros quadrados. Conseguiram aperfeiçoar a máquina e, depois de várias tentativas, surgiu o primeiro modelo, o Silent Gray Fellow, que até hoje é venerado pelos apreciadores da marca.

Atualmente, a Harley Davidson é a maior empresa norte-americana de motocicleta e tem uma receita de mais de 5 bilhões de dólares ao ano.
O sucesso de Davidson e Harley mostra ao empreendedor que desafios e incertezas podem acontecer pelo caminho, mas o importante é seguir focado em seu objetivo final!

5. PayPal, de Peter Thiel e Max Levchin

O PayPal começou, em 1998, como uma startup com a finalidade de fornecer uma espécie de carteira digital para dispositivos portáteis. Pivotaram (palavra usada no universo das startups para definir quando o negócio precisa mudar o seu direcionamento) ao perceber que os consumidores começaram a usar a plataforma para transferir dinheiro das negociações realizadas no eBay.

Os fundadores souberam se adaptar à essa necessidade dos clientes e hoje o PayPal é o maior sistema para transferência de dinheiro online do mundo — e é importante ressaltar que o PayPal não é um banco!

A grande lição que a trajetória do PayPal traz para o empreendedor é que ele não deve se prender a uma ideia inicial. É preciso se adaptar aos sinais do cliente e ter um modelo de negócios dinâmico e flexível. Tenha sempre em mente que o mais importante é solucionar os problemas do seu cliente e entregar uma proposta de valor real para o mercado.

6. Reserva, de Rony Meisler e Fernando Sigal

Os dois amigos de infância decidiram, em 2005, começar a vender bermudas de praia diferenciadas no Rio de Janeiro. No início eles faziam um trabalho de “sacoleiros”, mas logo perceberam a oportunidade e investiram na sua própria confecção com estampas descoladas e polêmicas.

Hoje a famosa marca do “pica-pau” tem um faturamento de mais de 300 milhões de reais ao ano. O sucesso de Rony e Fernando em um mercado tão concorrido aponta a importância da entrega de valor para os clientes e as oportunidades geradas pela diferenciação do negócio.

Siga os passos destes grandes empreendimentos e tire proveito dos ensinamentos que eles nos passam!

Gostou deste artigo apresentando a trajetória de empresas que começaram do zero e hoje são grandes referências no mundo todo? Então comente aqui no post quais são os seus desafios atuais, seus objetivos e o como pretende se inspirar nestas grandes histórias de sucesso!