fbpx

7 lições de liderança que todo empreendedor precisa saber

7 lições de liderança que todo empreendedor precisa saber

A liderança é algo altamente recompensador, mas nem de longe é uma tarefa fácil de ser realizada. Ao mesmo tempo em que é fundamental para uma empresa, é recheada de responsabilidades e de consequências que podem ser catastróficas se o líder não souber agir da forma correta nos momentos certos. No entanto, uma liderança bem executada pode ser o segredo para o crescimento de uma empresa e da realização pessoal e profissional.

Neste artigo você conhecerá sete lições de liderança que todo empreendedor precisa saber para ter sucesso em seus negócios. Confira!

1- Fica mais fácil administrar uma empresa se os valores do empreendimento e do líder estiverem em sintonia

É muito mais fácil lutar ou militar por algo em que realmente acreditamos, não é mesmo? Enquanto líder busque compatibilizar seus valores e suas visões com os de sua empresa. Isso fará de você um líder que pensa e que fala como a empresa deve se comportar, pois tem convicção pessoal destas características e sabe que são estas as escolhas mais corretas para o futuro saudável dos negócios.

Cuidado: isso não significa, de maneira alguma, ser inflexível ou resistente a novas ideias, mas sim fazer com que sua cabeça e os rumos da empresa andem em uma mesma direção. Isso permite que a gestão seja menos onerosa para sua mente.

2- O mundo, para o bem ou para o mal, é justo: ações geram consequências – e isso é bom para a empresa

Um dos princípios mais básicos da economia diz que as pessoas reagem a estímulos. Isso também se aplica a um líder ou a uma empresa. As ações de seus liderados geram consequências, para o bem o para o mal.

O que isso quer dizer? Quer dizer que o líder precisa ter em mente que deve zelar pelos bons resultados de seus subordinados, a fim de fazer com que eles sempre tragam boas consequências para a empresa. Se o líder não for eficiente e essa ineficiência se traduzir na equipe, as consequências não serão nada agradáveis, e todos sentirão na pele o efeito deste déficit. A diferenciação gera qualidade, a monotonia deixa os resultados medíocres e sem perspectiva de crescimento.

3 – É obrigatório (e de responsabilidade do líder) criar um ambiente baseado em confiança e franqueza

Um líder às vezes precisa ser duro, mas não pode ser autoritário o tempo todo. É fundamental que sua liderança seja pautada pela confiança, pela franqueza e pelo respeito, e nunca pelo medo. Não apenas para diminuir estresse, aborrecimentos e outras pressões profissionais, mas também porque esse sentimento e essa atmosfera de plena confiança geram resultados. Mostre que você confia em sua equipe, e mostre a eles que também podem confiar em você, pois todos “estão no mesmo barco”, e perseguindo os mesmos bons resultados para si e para a empresa. Isso significa tratar todos os funcionários com respeito e cordialidade, enxergando neles seu valor e importância para a empresa – e fazer com que eles também enxerguem isso.

Importante: tenha consultoria empresarial para melhorar seus resultados. Saiba mais aqui!

4 – Uma boa liderança precisa ter discernimento: aproveitar e desenvolver o que for bom, descartar o que for inútil

Ser líder significa fazer escolhas o tempo todo. Isso quer dizer que ele é o responsável direto pelos resultados dos negócios e pelas atividades de seus liderados. Isso implica em ser o profissional que irá zelar pela performance da equipe. E se assim é a realidade de um líder, ele é obrigado a ficar apenas com o que é melhor para sua empresa, descartando o que é inútil ou o que representa obstáculos para os negócios. Não falamos necessariamente sobre pessoas, mas também sobre sentimentos e regras operacionais aplicadas ao cotidiano dos negócios. O líder deve saber ter o senso de decisão para fazer as escolhas que vão privilegiar os resultados e passar longe do que prejudica ou é obstáculo para o desempenho.

5 – Saiba se comunicar com sua equipe de forma simples e com foco

Muita coisa em uma empresa pode ser resolvida em minutos se houver uma boa comunicação entre o líder e seus subordinados. Valorize esta comunicação e crie canais para que ela aconteça de forma rápida e eficiente. Quem ganha é a empresa e, consequentemente, a equipe também.

6 – Saiba reconhecer o valor de sua equipe

Ser líder não significa apenas cobrar, mas também reconhecer o valor e os bons resultados quando eles acontecem. E quando isso ocorre, é saudável pensar sobre prêmios e aumentos salariais para incentivar um crescimento maior ainda.

7 – Nunca pare de aprender

Um bom líder deve estar em constante processo de aprendizado, seja nos acertos ou nos erros. Adquira esta experiência e se torne um líder cada vez mais consistente.