A gestão de possíveis clientes (leads) até a realização da compra é algo que tinha pouco espaço antes da democratização do acesso à internet. O primeiro contato com o produto acontecia por meio de propagandas em jornais, revistas, televisão ou diretamente nas lojas e panfletagem. Apesar de eficientes em seu tempo, ainda eram meios de comunicação que tinham pouco crivo em encontrar nichos de mercado. Assim, a solução pela falta de personalização nas propagandas era o volume e pesquisas encomendadas para os comerciais, almejando alcançar o maior número de pessoas possível.
O que tornava extremamente cara a gestão de leads, fazendo com que poucas empresas tivessem acesso à pesquisa específica de mercado. Mas esse cenário logo iria mudar.
A Internet e o Funil de Vendas:
Os dados de quem acessa, olha e compra um produto valem mais do que ouro e a capacidade de datatização que a internet proporciona para catalogar essas informações é espetacular. A correlação entre essa acessibilidade e o conceito de Funil de Vendas abriu incontáveis portas e abordagens para o marketing na gestão de leads, assim como também barateou o custo para lançar campanhas direcionadas e a efetividade dessas campanhas em concretizar uma compra!
Agora é possível construir um perfil de possíveis clientes e lançar campanhas direcionadas para eles, ter uma estratégia de remarketing planejada para cada etapa do funil em que o indivíduo parou e tudo com nem 1% do custo de que teria uma propaganda na TV.
E tudo por conta da rastreabilidade do indivíduo (sem o identificar), correlacionar os interesses dele em páginas no Facebook, amizades e postagens com pessoas com interesses parecidos e construir toda uma Jornada de Compra elaborada com estratégias mais efetivas para esse nicho, e tudo isso sem necessariamente ter contato direto com o cliente. Poupando o trabalho para clientes nos estágios finais do Funil!
Cuidados importantes com a gestão de Leads:
Há algumas considerações a se pautar na hora de apresentar o seu produto, serviço ou marca, como: Tomar cuidado com o despreparo na vazão de entrada e saber separar os clientes mais dispostos a comprar dos que ainda estão mornos, o que é crucial para não queimar contatos ou pesar ainda mais o remarketing. Assim como a gestão de Leads vêm acompanhada de campanhas, a instabilidade do funil de vendas deve ser considerada e preparada!
Deseja saber como otimizar o seu contato com futuros clientes? Entre em contato com a GGV Inteligência em Vendas e facilite a sua gestão de Leads! Encontre essa e outras dicas em nosso blog oficial:
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