Todos falando desse tal de SDR… e você sem saber direito o que é? Calma! A GGV te explica. Os SDRs, ou em tradução literal, representantes de vendas, são indivíduos equipados com informações bem pesquisadas sobre clientes em potencial. Eles são o primeiro rosto da sua empresa

 

SDRs tem um entendimento profundo sobre o mercado, sobre o processo de vendas da sua empresa e sobre a concorrência. Assim, conseguem estabelecer conversas significativas para o seu negócio. 

 

Entre as principais funções de um SDR, estão as ligações e emails aos clientes em potencial, conduzindo-os pelas fases iniciais do funil de vendas – deixando-os ainda mais suscetíveis para seguir para a próxima etapa do funil. 

 

Uma das técnicas utilizadas pelos representantes de vendas para esse processo são os KPIs (Key Performance Indicators), também chamados de métricas de venda. Esses indicadores são baseados no número de oportunidades qualificadas ou leads qualificados de vendas (SQL) que eles obtêm todos os meses. 

 

Então, o que significa ter uma equipe de SDR? Bom, isso garante que seus vendedores irão gastar a maior parte do tempo em leads qualificados e atingindo metas, em vez de perder tempo e se envolver na prospecção!

 

Qual é o papel de um SDR?

 

Agora que você tem um entendimento mais claro do que é um SDR, vamos dar uma olhada em seu papel, responsabilidades e objetivos. A função de um representante de desenvolvimento de vendas (SDR) difere dependendo da definição de cada empresa. Mas, principalmente, o papel de um SDR é duplo: prospecção de vendas inbound e outbound!

 

  • SDR Inbound: 

Incentiva leads que demonstraram interesse em sua solução e já se engajaram com sua empresa por meio de seus canais de marketing.

 

  • SDR Outbound: 

Alcança clientes em potencial que nunca se envolveram com o produto ou solução de sua empresa, ou seja, prospecção fria.

 

Ou seja: os SDRs alcançam leads em potencial ou acompanham imediatamente aqueles que fizeram perguntas sobre sua empresa e ofertas. Os três canais principais que eles mais usam são o telefone, o e-mail e a mídia social – em resumo, os SDRs atingem os clientes em potencial em todas as direções, para que os leads saibam quem eles são e do que se trata o produto!

 

O papel de um SDR é semelhante ao de um consultor: eles ouvem ativamente e fornecem uma solução apropriada para os clientes em potencial. Os SDRs entendem a dor do cliente potencial; analisam se seu produto é adequado e ensinam os leads sobre como sua solução pode ajudar a resolver e melhorar seu problema.

 

Para entender melhor, aqui estão as funções e responsabilidades de um SDR de acordo com o funil de vendas:

 

  1. Topo do funil: Pesquisar, identificar e prospectar novos clientes

Os SDRs devem ter bom conhecimento do seu negócio, do seu processo de vendas, de qual é a sua concorrência e de quais são os seus diferenciais – tudo para ter conversas eficazes e significativas com cada cliente.

 

  1. Meio do funil: Fazer mais ligações e enviar mais e-mails

Os SDRs devem entrar em contato com leads em potencial ou fazer o acompanhamento imediato daqueles que fizeram perguntas sobre sua empresa e ofertas por telefone, e-mail e mídia social.

 

  1. Fundo do funil: Configurar reuniões e compromissos de qualidade

Os SDRs devem escrever a lista de perguntas inteligentes a serem feitas durante a chamada ou criar um script de chamada de vendas para qualificar ou desqualificar leads e para organizar reuniões de qualidade com executivos de vendas.

 

Sim, você precisa de um SDR! Vamos te explicar os motivos.

 

Por que meu negócio precisa de um SDR? 

 

  • Você terá um funil de vendas saudável

Com representantes de vendas específicos para lidar com a prospecção, você não só tem um processo de vendas bem definido, mas também um funil de rápido movimento, livre de perda de tempo e negócios mortos.

 

  • Você terá um aumento no crescimento

Com duas funções de vendas distintas, seus representantes de vendas têm tempo para fazer o acompanhamento com leads quentes e frios, cruzar ou aumentar a venda para clientes existentes e se envolver com novos clientes.

 

  • Você terá um aumento na produtividade

Os SDRs aliviam os executivos de vendas da prospecção, permitindo que eles se concentrem exclusivamente no fechamento de negócios, economizando tempo e aumentando sua produtividade.

 

E aí, ficou claro o que é um SDR e por que seu negócio precisa dele? 

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