As 5 etapas de um processo de vendas

Você já conhece o processo de vendas? Este é o nome dado a um conjunto de informações, técnicas, regras e atividades que guiam todo o processo para vendas. Ela utiliza processos organizacionais para certificar-se que está tudo sendo entendido com clareza.
Todo processo de vendas necessita cumprir alguns requisitos, garantindo ampla compreensão dos protocolos administrativos do negócio.

Algumas características fundamentais:

Acessível: todo o processo de vendas deve estar compilado em formato de documento, seja físico ou digital, para toda a equipe. Podendo ser disponibilizada através de um software de gestão interna, mural de avisos ou outras ferramentas usadas pela empresa.

Compreensível: além da acessibilidade, o documento precisa ser claro para o entendimento de todos, seja utilizando uma linguagem descomplicada ou utilização de imagens e outros recursos que facilitem a compreensão.

Escalável: um negócio escalável tem a capacidade de crescer de forma acelerada podendo ser adaptado e ampliado para todos na equipe uniformemente.
Mensurável: um processo de vendas precisa ser mensurável, ou seja, ter indicadores que ajudem a acompanhar o desempenho de cada etapa.

O processo de vendas é dividido em 5 etapas: Mapeamento, Qualificação, Negociação, Contrato e Fechamento. É importante ressaltar que cada empresa deve desenhar e ajustar de acordo com as particularidades de seu negócio.

Mapeamento

O primeiro passo, é fazer um mapeamento de possíveis clientes (Leads). A captação de leads pode ser feita em diversos lugares, como sistemas de buscas, eventos técnicos e mais. O objetivo é obter informações sobre possíveis leads, formando um banco de dados com nome, endereços, CNPJ, site, responsáveis, atividades e valores, etc.

Qualificação de leads

Após a captação de leads, é essencial o levantamento de informações secundárias que garantam as oportunidades objetivas de negócio. Aqui, buscamos entender os processos de trabalho dentro dos ambientes produtivos, técnicos e administrativos, assim, é possível estabelecer uma abordagem direta de vendas. Precisamos saber se existe uma necessidade? Existe urgência? Qual o orçamento disponível? Nossa solução é eficiente?

Negociação

É preciso haver uma identificação com o cliente, para que ocorra uma oportunidade de abordagem comercial, para enfim, propor uma solução para o problema do lead, de tal forma que se faça compreender os benefícios atribuídos a ela. O que podemos solucionar para o cliente, agregando valor, minimizando recursos e ou aumentando resultados? Assim, esse contato estabelece uma pré-proposta com a intenção de discutir com o cliente a importância da negociação.

Contrato

Após um primeiro contato a partir da negociação, é definido o primeiro esboço do contrato. Ele é feito a partir de um documento que descreve todos os passos de compra e venda, condições comerciais, jurídicas e financeiras e tudo o que for necessário estar em um contrato.

Fechamento

Com o contrato assinado é preciso ter atenção. O acompanhamento sobre a aprovação da venda, capacidade de entrega do produto, disponibilidade de tempo dos colaboradores, e deve ainda verificar a entrada do primeiro pagamento, ficando atento com qualquer problema que justifique o cancelamento do contrato de negócio.

Com essas cinco etapas em um processo de vendas você se encontra no caminho certo para obter bons resultados em suas vendas.
Continue acompanhando o nosso blog da GGV para essa e mais dicas para aumentar suas vendas!

DESCRIÇÃO:

Para ser um bom vendedor é necessário mais do que apenas a vontade de vender. O conhecimento de técnicas de vendas e de todo o processo de vendas é fundamental para se tornar o MELHOR vendedor.
Dessa forma, a GGV Inteligência de Vendas, trouxe para você conhecer as 5 etapas de um processo de vendas para sua capacitação de cada dia!
Leia na íntegra em nosso blog!

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