fbpx

Como alcançar meus objetivos e metas de forma rápida?

Você veio aqui buscando um segredo para te ajudar a alcançar seus objetivos e metas de forma rápida? Uma forma de conseguir tudo aquilo que sempre sonhou de forma fácil? Então esse texto é pra você.

Como seres humanos, estamos preparados para querer mais, ser mais e conseguir mais. O que perdemos de vista é a nossa incrível capacidade de manifestar rapidamente o que desejamos. Como você se sentiria sabendo que, se seguisse uma fórmula simples, poderia literalmente conquistar qualquer coisa que desejasse em qualquer área de sua vida?

Infelizmente, não temos essa fórmula mágica. Mas podemos te mostrar como ter um planejamento, metas claras e indicadores precisos pode te ajudar a alcançar seus objetivos na vida pessoal e profissional. Tudo isso com apenas um segredo: Ação!

Como alcançar meus objetivos: Definindo metas

Definir as suas metas é o primeiro passo para alcançar objetivos de forma rápida. Afinal eles funcionam como um guia, mostrando onde você está e quais são os próximos passos. Mas você sabe qual a diferença entre metas e objetivos?

Objetivo é o seu “porquê”, é aquilo direciona o seu planejamento, servindo como uma espécie de “destino final”.

Metas são como objetivos secundários quantificáveis. Eles são como objetivos menores, que podem ser definidos de forma numérica, dentro de seu objetivo propriamente dito.

Um exemplo de objetivo é: Aumentar a resistência física. Enquanto uma meta seria: Correr 10km em 1 hora, até 2023.

Como é possível perceber, os objetivos tendem a ser mais abrangentes, enquanto as metas são específicas e quantificáveis. Para definir metas precisas, que possam te ajudar a desenvolver disciplina e motivação, o método SMART é extremamente útil. Segundo este método as metas devem ser:

– Específicas: Meta deve explicar quem é o responsável por ela, e quais ações são necessárias para que seja alcançada;

– Mensurável: Meta deve ser mensurável, ou seja, pode ser medida;

– Atingível: Meta deve ser possível de ser realizada, uma meta como “Correr 1000 km em 1h, até 2023” não é humanamente possível, por exemplo.

– Relevante: Meta deve ser relevante e fazer sentido para os envolvidos.

– Temporal: Meta deve ter um período de duração, com início e fim determinados.

Podemos ver, dessa forma, que as metas são fundamentais, uma vez que funcionam como base para a criação de um planejamento. Permitindo a geração de indicadores, manter o foco na jornada, e desenvolver um trabalho estratégico, e com desenvolvimento gradual.

Fazendo um planejamento

Uma viagem internacional? Um casamento? Abrir uma empresa? Independente do seu objetivo ou sonho, ter um planejamento é essencial. Com ele poupamos tempo, economizamos dinheiro, e temos uma maior chance de sucesso, ele é base para que alcancemos nossos objetivos da forma mais rápida.

Lembrando que, independente da complexidade do seu planejamento, é essencial ter claro os objetivos e metas que você deseja alcançar com ele. Já que eles servem como base para definição da estratégia, metas, indicadores, e demais componentes do seu plano de ação.

Mas o que precisamos para realizar um bom planejamento? Depende! Existem diversos planejamentos, com diferentes níveis de complexidade. Um casamento, por exemplo, necessita de um planejamento com grande antecedência e quantidade de informações, enquanto um encontro exige um planejamento menor.

Entretanto, independente do tamanho do seu objetivo, é essencial saber quais são os procedimentos necessários para alcançar suas metas, e futuramente seu objetivo. Estabelecer as prioridades, encarregados, e data de duração, são alguns dos requisitos fundamentais para qualquer planejamento. Um exemplo de método que muitas empresas utilizam para ajudar nesse processo é o OKR, o qual permite um maior controle sobre as metas e o que é preciso para alcançar cada uma delas.

“Se eu tivesse 1 hora para cortar uma árvore, passaria os primeiros 45 minutos afiando o machado”

Essa frase é um ótimo exemplo, de que um planejamento claro nos permite realizar as atividades necessárias e atingir nossas metas de forma mais rápida que o normal, uma vez que já sabemos o caminho que devemos seguir até o nosso objetivo.

Acompanhando indicadores

Após ter metas claras e um planejamento bem estruturado, é hora de colocar a mão na massa. Afinal, não importa quão bom seja seu planejamento ou quão nobre seja seu objetivo, sem ação eles não passam de um sonho.

Mesmo com metas SMART e um plano de ação eficaz é, muitas vezes, difícil manter a frequência e motivação durante o processo. Por isso, é essencial sempre documentar os resultados conquistados, dessa forma podemos olhar nosso progresso, entendendo o quanto evoluímos e aprendemos ao longo do percurso.

Com os dados documentados podemos gerar métricas, parâmetros de mensuração que nos ajudam a quantificar características do processo a partir de indicadores. Nos ajudando a entender mais sobre nosso progresso, e ações que estamos realizando para alcançar nossos objetivos,

Os indicadores do processo, coletados a partir dos dados registrados, permitem que possamos analisar de forma quantitativa essa evolução. Entendendo nossos pontos fortes, pontos fracos, frequência, entre muitas outras métricas.

Atualmente, existem diversas ferramentas que facilitam esse processo de registrar e analisar indicadores. Um exemplo de ferramenta da própria GGV que pode te ajudar é a “Ferramenta OKR”, planilha que te ajuda a definir metas, objetivos e indicadores.

Afinal, como já diziam os sábios, “Não se gerencia o que não se mede”. Utilizando essas ferramentas, podemos analisar os indicadores de forma mais clara e entender onde estamos, qual foi nossa evolução, quais são os nossos resultados atuais, e assim avaliar como está nosso progresso. Propondo melhorias que nos ajudem a alcançar nosso objetivo de maneira ainda mais rápida.

Como alcançar meus objetivos e metas: Realizando ajustes

Analisando os indicadores que selecionamos, podemos ter um feedback geral do planejamento, entendendo melhor os nossos pontos fortes e fracos, qual o nível de esforço que estamos tendo, se estamos dentro do prazo estipulado, entre muitas outras coisas.

Entendo esses pontos, é possível realizar ajustes no nosso plano de ação. Esses ajustes devem servir como auxiliadores para atingirmos nossos objetivos de forma mais rápida, podendo ser utilizados para deixar nossas metas mais realistas ou até mesmo mais desafiadoras.

Um exemplo de ajuste em nossas metas seria transformar “Correr 10 km em 1h, até 2023”, em “Correr 15 km em 1h, até 2023” ou “Correr 10 km em 1h até 2024”. São ajustes que parecem pequenos, mas podem fazer toda a diferença, nossa motivação e desejo por mudança. Afinal, nossas metas devem sempre buscar girar em torno do método SMART.

Com alvos realistas, podemos atingir até mesmo os sonhos mais grandiosos e que, um dia, pareciam impossíveis. Mesmo sem uma fórmula mágica, com planejamento, esforço e ação podemos atingir os objetivos que almejamos para nosso futuro. Tudo isso depende de apenas uma coisa: Ação.

Gostou do texto? Comente um pouco sobre seus objetivos para esse ano e se te ajudamos de alguma forma a alcançar ele!

Temos, também, diversas ferramentas e textos que podem te ajudar a melhorar na sua vida pessoal e profissional, dá uma olhada!

máquina de vendas