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Como consertar um funil de vendas com vazamento de leads?

Você sabia que 79% dos seus leads não irão converter? Pois é. E na maioria dos negócios, sabemos onde o problema está: um funil de vendas com vazamento. 

Um funil de vendas com vazamento é um grande obstáculo para aumentar a receita e melhorar seus resultados financeiros. É por isso que toda empresa deve descobrir uma maneira de reduzir ou impedir vazamentos em seus funis de vendas.

Neste blog, discutiremos as várias maneiras de consertar um funil de vendas com vazamento. Mas antes de fazermos isso, vejamos alguns fatores que podem fazer com que seu funil de vendas trabalhe contra você.

O que causa um funil de vendas com vazamento?

  • Proposta de valor pobre

Uma proposta de valor é uma entrada fundamental importante para um negócio, pois responde por que as pessoas devem comprar os seus produtos e não os produtos dos concorrentes.

É por isso que a proposta de valor precisa ser específica, clara e relevante para as necessidades e prioridades do cliente. Se sua proposta de valor for irrelevante ou não transmitir o propósito pretendido de sua existência, ela prejudicará todos os seus esforços para atrair clientes potenciais e até mesmo fechar negócios.

  • Processos pobres

No trajeto de obter leads, encorajar cada vendedor a usar seus próprios meios para garantir clientes em potencial é uma receita para o desastre.

Na maioria dos casos, isso resulta em má comunicação entre as equipes de vendas e a equipe de marketing.

Sem um processo adequado, você terá lacunas em seu funil de vendas. Seus esforços iniciais de marketing, como registrar a interação com o cliente, enviar acompanhamentos e lembretes e manter os dados atualizados, provavelmente serão desperdiçados.

  • Ausência de CTAs (Call To Action)

Os CTAs têm como objetivo direcionar o cliente sobre a próxima ação após se envolver com seu conteúdo. Quando eles estão faltando em seu site ou métodos de divulgação, seus clientes não saberão o que fazer, resultando na perda de leads e, eventualmente, de receita.

  • Gargalos de conversão

Todo negócio tem gargalos de conversão que dificultam o processo de vendas. Esses fatores incluem taxas de resposta lentas, UX/UI de baixa qualidade, um longo processo de integração ou falta de métodos de precificação adequados. Estes, quando não atendidos, impedem que os leads sejam convertidos corretamente.

  • Inconsistência nos esforços de marketing

Os leads ficarão suspeitos e sairão do funil de vendas se você fornecer informações contraditórias sobre o seu produto ou seus serviços. 

Por exemplo, se a informação que está no seu website ou seu blogpost se diferir da informação que está em seus email marketings ou seus anúncios, isso pode ser uma barreira para a conversão. 

Formas de consertar um funil de vendas com vazamento

Você provavelmente tem uma ideia agora do que está causando baixas taxas de conversão, leads pobres, metas de vendas perdidas ou previsões de vendas imprecisas.

Felizmente, você pode consertar isso. Aqui estão nove maneiras efetivas de consertar os vazamentos no seu funil de vendas: 

  • Atraia o lead certo

Você sabe quem são os seus clientes? Você sabe em que parte do seu funil de vendas eles estão saindo? E por que eles estão saindo? 

Ter essa informação te ajuda a avaliar quais prospects e leads o seu funil de vendas está trazendo. Isso ainda permite que você descubra o quão frequente é a sua ineficiência em progredir um lead para a próxima etapa do funil de vendas. 

Para atrair o lead certo e levá-lo a converter, estude o conteúdo do seu website, das suas landing pages, CTAs, emails e etapas nos seus processos de vendas que estão descritas no seu CRM. 

Outros fatores a serem considerados são o seu UX/UI e as características do seu produto. Assim, você poderá criar uma buyer persona mais ajustada à realidade do seu negócio.

Garanta que o seu funil de vendas é direto e objetivo, e que ele auxilie os prospects a adentrar no funil, e não sair dele por duvidar dos seus serviços e produtos. Essas dicas podem te ajudar a parar de perder tempo e dinheiro em prospects que não são ideais para o seu negócio. 

  • Utilize dados para melhorar e analisar o seu processo de vendas

O seu processo de vendas não vai ser bem sucedido sem a utilização da análise de dados. Os dados expõem em que ponto os seus prospects estão saindo do funil, mostram quais características eles consideram difíceis de usar, coletam insights no seu negócio e demonstram quais são as estratégias que estão de fato funcionando.

Mas onde você consegue coletar essas informações? A sua ferramenta de CRM é um dos primeiros locais a se observar e analisar os dados. O Google Analytics ou algumas ferramentas de comportamento também podem fornecer dados úteis para a sua análise.

Ao analisar os dados dos seus prospects, você pode remover as incertezas no seu funil de vendas (principalmente se você não tem certeza do que está causando o vazamento). Com os dados certos, você pode facilmente monitorar o seu funil de vendas e as métricas que você deseja que aumentem; e assim você melhora o seu processo de qualificação de leads. 

  • Melhore a sua proposta de valor

Nós mencionamos no início desse blog que uma proposta de valor irrelevante é uma das causas de um funil de vendas com vazamento. Para consertar esse vazamento, reveja a sua proposta de valor e veja se ela ainda está alinhada com os objetivos do seu negócio e as necessidades do seu cliente. 

Uma dica é se aprofundar nas mensagens da equipe de marketing e da equipe de vendas. O seu negócio está se comunicando de uma forma que soluciona as dores que o seu cliente enfrenta? Como está o seu discurso de vendas? Eles te diferenciam de seus concorrentes? Quais razões você oferece aos seus clientes para comprar de você e não do seu concorrente? 

Reavalie a sua proposta de valor e faça com que ela esteja alinhada com os objetivos do seu negócio. Garanta que ela ainda é utilizável, confiável e conveniente a você. Se não é mais, você pode alterá-la ou recomeçá-la do zero. Essa é a melhor forma de atrair leads e fazê-los comprar de você. 

  • Refine suas métricas e KPIs

Podem existir alguns momentos em que os seus objetivos e seus KPIs não são específicos, ou o seu time de vendas não entende por que eles são importantes ou até não sabem como usá-los. 

Se o seu time de vendas é deixado sozinho para descobrir o que são os KPIs e como usá-los, eles podem acabar com dados contraditórios e métricas que não os ajudam a guiar os prospects para dentro do funil de vendas. 

Por essas razões, você precisa refinar as suas métricas e KPIs para prevenir e até mesmo resolver o bloqueio no seu funil de vendas. 

Para refinar suas métricas e KPIs, você pode ajudar os times de venda e marketing a entender melhor seus objetivos e trazê-los mais perto de um objetivo compartilhado, para que assim eles trabalhem eficientemente no intuito de atingir um objetivo em comum. 

  • Melhore os seus métodos de nutrição dos leads

Para melhorar as taxas de conversão, você precisa de uma estratégia sólida de nutrição de leads em todas as etapas do seu funil de vendas. Infelizmente, esse é o ponto no qual a maioria das empresas cometem erros graves: elas falham na nutrição. Atualmente, apenas 35% das empresas têm uma estratégia forte de nutrição de leads.

Para que você tenha uma estratégia sólida de nutrição, faça um bom uso da automação. Você pode considerar também:

  • Compartilhar depoimentos de clientes e reviews dos seus produtos e/ou serviços;
  • Usar CTAs apropriados;
  • Usar o storytelling para transmitir a sua mensagem; 
  • Compartilhar estudos de caso relevantes da sua marca;
  • Garantir aos leads que eles podem fazer quaisquer perguntas e que serão respondidos rapidamente.

 

  • Experimente e faça testes A/B

O processo de aquisição de clientes é complexo, repleto de distrações e está constantemente mudando para se adaptar a novas tendências. Você deve descobrir como cumprir essas novas demandas e atualizações. 

A melhor forma de fazer isso é através de testes e experimentações com diferentes estratégias e métodos através do seu funil de vendas. 

Algumas métricas do teste A/B podem incluir o seu carrinho de compras ou a página de preços, por exemplo. Você pode mudar suas características, preços ou ferramentas para ver o que está funcionando mais para o seu negócio.

Outra dica é adicionar testes grátis ou demos nas suas landing pages ou CTAs, e observar como os seus visitantes reagem. Pequenas alterações nos seus discursos de vendas, CTAs, ou posicionamento de marca podem ter um impacto significativo nas suas taxas de conversão. 

Como você pode observar, um funil de vendas com vazamento é o pesadelo de qualquer negócio. Isso pode te deixar inapto, aumentar seus custos de operação e impactar seus lucros. 

Manter um funil de vendas sólido é um processo contínuo que precisa de muito monitoramento, avaliação e adaptação. A GGV Inteligência em Vendas pode te ajudar a desenvolver uma cultura de melhoria contínua para identificar melhor seus problemas e corrigi-los como for preciso!



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