Na era da tecnologia em que estamos vivendo, boa parte das empresas adotam o e-mail corporativo como uma ferramenta de comunicação oficial. E isso é muito bom, uma vez que dessa forma as informações podem chegar mais rápido e facilitar a comunicação, principalmente quando se está distante.
Apesar de seus muitos pontos positivos, por utilizar a internet como meio, ainda existe a confusão de que a linguagem pode ser informal e até conter abreviações e emojis. É preciso que as pessoas comecem a entender que o e-mail corporativo é um documento oficial e que, por isso, deve ter uma linguagem formal e seguir certos padrões.
Para que você não erre mais na hora de redigir os seus e-mails e não cometa erros graves, principalmente em relação a seus gestores, confira algumas dicas ao longo desse artigo!
Atenção à gramática
Os e-mails precisam seguir as regras da língua que se está utilizando. Apesar de nem sempre serem formais, devem respeitar a norma culta. Isso quer dizer que não se pode cometer erros gramaticais.
Deve haver concordância nominal, nada de “nós vai, vocês fará”, entre muitos outros. O uso de gerúndio não é proibido, mas deve ser evitado e ser bem utilizado, se não a frase fica cansativa, como “nós vamos estar agendando uma reunião porque nós vamos estar precisando reunir todos os funcionários que vão estar votando…”
Atente-se também à grafia e, se não souber escrever uma determinada palavra, a dica é substituir por outra ou consultar o dicionário.
Use pronomes de tratamento
A expressão “você” é muito informal, por isso, o ideal é utilizar sempre senhor/senhora, prezados, ou um pronome de tratamento que corresponda ao cargo exercido pela pessoa.
Uma dica para quem não sabe como fazer é ler o Manual de redação da Presidência da República, pois ele orienta sobre os pronomes de tratamento e sobre como escrever documentos corporativos.
Lembre-se: e-mail corporativo não combina com abreviações
Se você tem mania de ficar abreviando tudo em um e-mail, saiba que isso não é bom, até porque a pessoa que está recebendo pode não entender o que significa. É bastante comum vermos abreviações como att, PSC, PSP, entre outras, que nem sempre quem recebeu entende.
O ideal é utilizar a palavra por extenso e, no caso das siglas, é sempre válido colocar o significa entre parênteses.
Seja claro na mensagem
O e-mail precisa ter um título relacionado ao conteúdo da mensagem. Além disso, deve ser objetivo, afinal, as pessoas não leem os e-mails muito grandes.
Ele também deve seguir uma sequência lógica, com uma pequena introdução (um resumo de que será falado), assunto a ser tratado (de forma objetiva) e ter um fechamento. Nessa última parte, é válido se despedir do destinatário de uma maneira formal, como “abraço” ou “atenciosamente”.
Quando for preciso enviar algum documento, informe isso no texto do e-mail e anexe o documento. Nada de copiar e colar, pois ele ficará confuso.
Seguindo essas dicas, seu e-mail corporativo ficará muito mais claro e de acordo com o que se espera de um bom profissional.
Gostou das dicas? Então leia nosso outro artigo e entenda ainda por que o marketing é fundamental para o seu negócio. Boa leitura!
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