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Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente?

Fazer uma pesquisa de mercado eficiente é essencial para qualquer tipo e porte de negócio. Principalmente para as empresas que oferecem produtos e serviços, saber se estão no caminho certo, se o que é produzido realmente atende às expectativas dos clientes e se estão mesmo em posição competitiva no mercado.

O principal intuito de uma pesquisa de mercado é ajudar a empresa a tomar decisões, tendo como base os resultados obtidos com a mesma, uma vez que, com ela, é possível mensurar novidades quanto a novos produtos que estão sendo comercializados no ramo, novos modelos ou serviços, preços de mercado, entre outros detalhes relevantes.

A pesquisa ajuda a empresa a evoluir constantemente e a se manter atualizada. Ter competitividade de mercado só será possível se for realizada pesquisa de mercado constantemente. Mas fazê-la nem sempre é algo familiar para os empreendedores. Por isso, separamos algumas dicas pra ajudá-lo nessa tarefa tão importante.

Mas afinal, o que é pesquisa de mercado?

Antes de elencarmos algumas dicas, é importante saber realmente o que é uma pesquisa de mercado. Essa se caracteriza por qualquer formato de estudo que colete e interprete quaisquer tipos de informações de mercado, a fim de gerar insights para tomadas de decisões assertivas.

Dependendo do que a empresa quer mensurar, sejam preços, concorrência, produtos, serviços, modelos, ferramentas, clientes, entre tantas outras informações relevantes para um negócio, é possível direcionar o tipo de pesquisa de mercado para essa finalidade.

Como resultado dessa pesquisa, você pode aplicá-los para criar um plano de negócios ou de marketing, por exemplo, ou para medir e mensurar o sucesso da sua empresa. Ela pode ser realizada tanto por quem está iniciando um novo negócio, quanto pelas empresas já existentes.

Ao pesquisar uma determinada questão, os empresários que estão iniciando um negócio conseguem saber quais os rumos e primeiros passos que devem seguir nesse começo, saber as tendências e as informações dos concorrentes e de futuros clientes.

Já os empresários consolidados, com empresa de pequeno, médio e grande porte, também podem descobrir com precisão se precisam mudar algum produto, modelo, preço, métodos ou design, por exemplo. Também é possível conhecer o perfil dos clientes em diversos aspectos.

Dependendo do intuito da pesquisa de mercado que uma empresa quer fazer, existem duas que podem ser aplicadas para a coleta de informações: as qualitativas e quantitativas. A pesquisa qualitativa explora informações mais subjetivas dos entrevistados, visando dados mais gerais e opinativos. Já a quantitativa, quantifica dados para responder a um problema de pesquisa. Assim, é possível conhecer precisamente, o mercado em números.

Existe também a pesquisa primária, que tem como objetivo coletar informações sobre resultados de vendas, ações de marketing e comportamento dos concorrentes; e a secundária, que analisa dados publicados por instituições de pesquisa como IBGE, por exemplo, a fim de quantificar o mercado.

Como colocar em prática?

Independentemente de qual tipo de pesquisa sua empresa deseja aplicar, é preciso seguir alguns passos para que ela seja rentável para o objetivo esperado:

Defina o objetivo: definir o intuito da pesquisa é o primeiro passo. O que você deseja mensurar com ela? Pode ser sobre clientes, produtos, concorrência, qualidade de produtos ou serviços, imagem da empresa para os clientes, preços de mercado etc.
Estabeleça o público-alvo: tendo como base o objetivo da pesquisa definido no primeiro passo, é automático decidir qual é o público-alvo da pesquisa. Podem ser os concorrentes, os consumidores, fornecedores, entre outros.
Defina sua dimensão: é importante definir o tamanho da pesquisa. Se a sua pesquisa for baseada em perguntas diretas e não na coleta de dados de órgãos oficiais, é preciso decidir quantas pessoas deverão respondê-la e quantas perguntas serão feitas.
Elaborar as perguntas e aplicá-las: essa fase é crucial para um bom resultado. Para definir quais perguntas serão realizadas é preciso montar um roteiro básico, com perguntas que devem ser simples, diretas e ter todos os aspectos que a empresa deseja para obter as respostas necessárias. Além disso, devem ser testadas antes pela empresa, antes de serem aplicadas aos consumidores.
Mensurar resultados: compilar os resultados obtidos e analisar as respostas, trará o feedback necessário para a empresa.

É importante ressaltar que, a mensuração errônea de uma pesquisa de mercado, seja ela quantitativa, qualitativa, ou de qualquer tipo, pode levar a empresa a tomar decisões e planejar ações errôneas. Por isso, saber planejá-la é crucial.



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.