Novas tecnologias surgem a todo o momento no mercado nacional e internacional. Com os novos instrumentos, diferentes formas de enxergar as relações comerciais, econômicas, profissionais e cotidianas acabam ganhando força. No meio de toda essa inovação, muita gente faz a pergunta: “como o avanço da tecnologia pode impactar o meu negócio?”.

Especialistas em negócios já tem alertado para mudanças iminentes nas relações de mercado, e as empresas precisam ficar atentas para não “perder o bonde” da tecnologia. Neste texto, explicaremos sobre as tendências gerais destas transformações e contar sobre algumas ferramentas que têm sido protagonistas nos impactos empresariais.

Diminuição de custos a longo prazo

A tecnologia avança dentro das empresas, fazendo com que cada vez mais atividades possam ser realizadas por máquinas, tornando-se dispensável o trabalho humano. As máquinas podem operar por mais tempo, não recebem salários e, na maioria das vezes, consegue desempenhar mais tarefas de modo mais detalhado e ágil.

Entretanto, máquinas não pensam (ainda). Por isso, as funções estratégicas de uma empresa continuam nas mãos e na cabeça de pessoas. A tendência é deixar tarefas mecânicas e repetitivas para máquinas, enquanto humanos tomam decisões.

Na verdade, sempre foi assim. A diferença é que agora os avanços tecnológicos parecem chegar às empresas diariamente, provocando um choque de culturas nos próprios funcionários e gestores. Por isso, antes de toda implementação de uma nova tecnologia na empresa, é necessário refletir sobre seus efeitos.

Menos contato, mais interação

Com o avanço das novas tecnologias, estamos cada vez mais ao celular e ao computador, mas menos uns com os outros. Isso não significa que não estamos em contato, mas sim, interagindo de formas remotas. As videoconferências tornam-se praxe nas empresas, enquanto os post-its parecem dar lugar a agendas eletrônicas como o Google Calendar e o Trello.

Menos moeda, mais dinheiro

Lidar com o dinheiro também se torna muito mais fácil com as novas tecnologias. Além do internet banking, que se desenvolve e se torna mais seguro todos os dias, empresas intermediadoras de pagamentos deixam as transações mais rápidas, baratas, seguras e modernas.

Além disso, fintechs oferecem serviços de baixo custo, obrigando bancos centenários a mudar suas políticas de taxas. Que tal migrar do velho para o novo e economizar com a logística financeira?

Vale do Silício em todo lugar

Vivemos um tempo de ebulição empresarial, em que empresas nascem e morrem como nunca. Entretanto, a tecnologia tem sido o mote principal de uma série de empresas no mundo todo e também no Brasil: as startups. Empresas jovens, com ideias inovadoras e técnicas mirabolantes para cortar custos e agilizar processos. Mesmo que ainda incipientes, elas podem ter missões a ensinar ou até mesmo roubar seu mercado! Vale sempre a atenção.

Novas tecnologias que interagem com sua empresa

Internet das Coisas – IoT

The Internet of Things (IoT) é um conceito relacionado ao controle autônomo de objetos de nosso cotidiano (doméstico ou profissional) através da internet. A geladeira, a porta, o ventilador, a janela: tudo será controlado pelo computador, de forma automática. O que isso tem a ver com sua empresa?

Economia de dinheiro, agilidade de processos, diminuição do quadro funcional, eficiência em atividades. Com dispositivos compactos é possível calcular em tempo real as vendas, o alcance às metas e até mesmo os riscos da empresa diante do mercado, 24 horas por dia, sem precisar de uma auditoria para tanto. Além de se integrar com objetos físicos, a IoT é capaz também de estar sincronizada a ERPs e CRMs, softwares que ajudam na administração da companhia como um todo.

Computação Cognitiva

O Watson, da IBM, é o protagonista de uma onda de tecnologia chamada Computação Cognitiva. São programações de computador designadas para permitir que o dispositivo aprenda constantemente com os feedbacks humanos que receba, através do constante confrontamento de informações humanas com todos os dados disponíveis na internet.

Com isso, os computadores podem prever tendências de mercado com maior precisão, não baseados apenas em cálculos, mas também nas vontades dos compradores. Parece leitura de mentes, mas são apenas algoritmos que se modificam de forma automática.

Fale com seu consultor empresarial sobre como o avanço da tecnologia provoca no seu negócio.