Em 1988, o mundo das vendas foi impactado. E não foi por uma crise. Na verdade, foi neste ano que Neil Rackham, junto a seu time de pesquisa, publicou um livro que hoje é uma das maiores referências de metodologia de vendas: o SPIN Selling.
Antes desse livro, as vendas eram vistas de uma forma simples. O ponto de concentração era apenas o fechamento das vendas, independente do processo que o vendedor tomaria. Porém, o livro de Neil Rackham desmascarou essa simplicidade: ficou claro que a metodologia anterior funcionava bem para pequenas transações, mas não para vendas grandes e complexas.
Sondar, lidar com as objeções e fechar a venda: assim era o caminho antigo traçado pelo vendedor. O SPIN Selling chegou para deixar claro que não era esta a trajetória para conseguir ter sucesso nas grandes vendas. E você vai saber por que agora.
O que é o SPIN Selling?
Mais do que apenas uma técnica, o SPIN Selling é uma metodologia para conseguir vender com mais qualidade: ela se baseia em perguntar as questões certas para que o cliente entenda que o seu produto ou serviço é o que ele precisa para resolver o problema dele.
Essa abordagem foi designada para ajudar o vendedor a se engajar com seus leads, construir confiança com eles, descobrir as necessidades deles e, principalmente, levá-los a chegar na solução que eles precisam.
Para chegar nesse ponto, existem quatro níveis de perguntas no SPIN Selling:
S – Perguntas da situação.
P – Perguntas do problema.
I – Perguntas de implicação.
N – Perguntas da necessidade de solução.
Vamos destrinchar essas fases.
Etapas do SPIN:
Perguntas de situação
A primeira área de perguntas deve ser para aprender sobre o seu lead e descobrir onde ele está na trajetória para o reconhecimento do problema dele. Essas perguntas serão relacionadas ao seu produto/serviço, mas focadas nos pontos problemáticos que eles precisam perceber.
Geralmente, essas perguntas devem ser feitas no início do processo de vendas – e é preciso ter respostas qualificadas para conseguir tirar o máximo proveito das outras etapas.
Exemplos:
- Nesse momento, como está o seu negócio?
- Como está o seu relacionamento com seus clientes?
- Como é o seu processo de prospecção com seus leads?
- Você usa alguma ferramenta para prospectar os seus leads? Quais são elas?
- Por que você escolheu a ferramenta X para prospectar os seus leads?
- Você costuma definir o seu cliente ideal para fazer a prospecção de uma forma direcionada?
De cara, você já vê que essas perguntas são básicas. Elas geram pouco valor para o cliente, mas são valiosas para você entender onde ele está. Não gaste muito tempo nessa fase, porque fazer muitas perguntas genéricas irritam o seu cliente. Apenas faça as perguntas certas e elas já irão bastar para construir a sua base de informações.
Perguntas do problema
A próxima sequência de perguntas irá focar na descoberta de potenciais oportunidades para você. Em que ponto seu produto/serviço pode ajudar o seu cliente? Quais são as dores que estão incomodando o cliente nesse momento?
Fazer as perguntas certas pode dar uma luz ao seu cliente e ajudá-lo a visualizar problemas que ele ainda não tinha percebido. Trazer esse problema à tona irá incentivá-lo a buscar uma solução – e é esta que você irá providenciar.
Exemplos:
- Você está satisfeito com o seu processo de prospecção?
- Você consegue segmentar o seu mercado de forma eficiente?
- Existe alguma complicação no seu funil de vendas? Em qual etapa?
- Você acha que seu funil de vendas está dividido da forma correta?
- Qual a sua principal dificuldade em gerar listas de leads?
- Você está feliz com as suas taxas de conversão?
- Quão bem-sucedido você é no marketing de conteúdo?
Não há como negar que as perguntas de problema são importantes, mas não é aqui que deve acabar o processo. O vendedor, muitas vezes, se empolga com o progresso nessa etapa e deixa de completar os outros dois níveis, que são essenciais para atingir o ápice de qualidade do SPIN Selling.
Perguntas de implicação
Depois de identificar quais são os problemas que o seu cliente está passando, você precisa deixar claro quais são as consequências negativas se ele não resolver esse problema. As perguntas de implicação são essenciais para que ele entenda o peso do problema dele e veja o quão sério é buscar uma solução.
Ou seja: ele vai perceber que precisa investir para resolver esse problema. Mais do que isso, ele vai entender que o custo da solução não é uma perda de verba, e sim um investimento muito rentável.
Exemplos:
- Se você não está gerando leads qualificados, como isso afeta suas vendas?
- Seu negócio já sofreu porque algum dos seus representantes de venda não estava sendo produtivo e você ainda não sabia disso?
- Qual é o aumento nas suas despesas quando seus equipamentos param de funcionar?
- Como a ineficiência da área X da sua empresa afetou o seu negócio?
As perguntas de implicação são, sem sombra de dúvidas, as mais importantes da metodologia SPIN Selling. Ela dá ao vendedor informações valiosas sobre como o cliente está lidando com este problema e o que mais está incomodando ele.
Por isso, este é o estágio em que o vendedor deve passar a maior parte do tempo no processo de perguntas.
Perguntas da necessidade de solução
O último nível de perguntas irá iluminar os benefícios do seu produto/serviço como a solução que o cliente precisa. Use essa etapa para jogar um holofote no seu produto e desmanchar qualquer opinião negativa que o seu cliente tiver sobre a sua solução.
Exemplos:
- Você acha que resolver esse problema irá aumentar suas vendas?
- Você gostaria de melhorar a sua segmentação e sua estratégia de captar leads?
- Como estaria seu negócio se você tivesse mais respostas na prospecção?
- Se você aumentar a eficiência do seu time e reduzir o tempo e o esforço, quais resultados positivos você vê?
- O que acontece se você conseguir aumentar as suas vendas em X%?
Assim, você vende. Num SPIN Selling bem feito, os benefícios do seu produto/serviço fazem seu cliente se aproximar da solução que ele precisa e se afastar dos problemas que ele já tem.
Bônus: dicas da GGV para não errar no SPIN Selling
O SPIN Selling é muito eficiente quando o cliente ainda não entendeu o problema que ele está lidando. Se você consegue ajudá-los a perceber os incômodos e oferece uma solução, você não terá problemas para construir uma relação com eles.
Escute atentamente as respostas do seu cliente. Essa é a única forma de apresentar uma solução que realmente irá resolver o problema dele.
O que funciona para um cliente pode não funcionar para o outro. Os clientes podem ter problemas gerais que se assemelham, mas os problemas específicos farão a sua solução ser a melhor possível para ele.
A profundidade é a chave. Não pule de pergunta ou de estágio se você não entendeu a resposta do cliente. Aprofunde-se em cada indagação e em cada etapa.
Faça as perguntas com o intuito de enriquecer a conversa com informações valiosas – e não com o objetivo de riscar itens da sua lista. Lembre-se: cada cliente tem uma resposta específica.
Queremos que as empresas vendam seus produtos e serviços com a maior qualidade possível. A GGV Inteligência em Vendas está pronta para ajudar neste processo. Converse com um de nossos consultores por aqui!
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