Como vender mais no Instagram? Confira o guia da GGV!

Como vender mais no Instagram? Não é novidade pra ninguém que o Instagram está sendo cada vez mais utilizado como uma poderosa ferramenta de vendas. O uso dessa rede social só vem aumentando ao longo dos últimos anos – segundo dados do Emarketer, no ano de 2020, 2,96 bilhões de pessoas usam o Instagram pelo menos uma vez por mês. Em 2021, esse número pulará para 3,09 bilhões! Entre esses usuários, 60% descobre novos produtos na rede social – e mais de 200 milhões são seguidores de pelo menos uma empresa.

Se você sabe pelo menos um pouco sobre empreendedorismo, você chegou aqui pela seguinte conclusão: é exatamente onde seu público está que a sua empresa deve estar. E está certíssimo. Mas calma: não saia desesperado para anunciar todos os seus produtos de forma incisiva por lá.

O Instagram é uma rede social que as pessoas utilizam para se distrair, se engajar com bons conteúdos e compartilhar tudo o que elas gostarem com os amigos. Ou seja: não adianta querer forçar sua presença na rede se você não traz nenhum conteúdo que chame atenção do seu público, certo?

E é aqui que entram as melhores dicas sobre como vender mais no Instagram! Vamos lá:

  1. Criação de conteúdo autêntico

Para nós, essa é a dica mais importante. Pare e pense consigo mesmo: o que sua empresa pode usar de isca para conquistar uma pessoa distraída no Instagram? O que pode fazer esse usuário parar de pular os stories e prestar atenção no seu? O que pode fazer essa pessoa perder alguns minutinhos no feed, de tão interessante que é o seu conteúdo?

Leia mais aqui sobre como ter mais autoconhecimento e gerar mais sucesso para sua empresa.

Entenda: você não precisa vender absolutamente TUDO que sua empresa tem a oferecer. Você precisa, sim, semear o seu conteúdo! Fazer um vídeo de 1 minuto com dicas autênticas sobre seus produtos, ou preparar um guia interativo sobre um assunto de interesse do seu público, pode encantar muito mais consumidores do que fazer uma propaganda simples.

Seja criativo! Faça com que o seu conteúdo seja tão único que seu público ficará curioso e terá que espiar o seu perfil para conferir a qualidade do seu trabalho.

  1. Deixe seu perfil comercial completo e direto

Se você conseguiu cumprir o primeiro passo de forma efetiva, você vai notar um aumento de visitas no seu perfil comercial. O público está interessado! Isso é ótimo. É agora que seu perfil precisa mostrar um caminho claro para que o usuário conheça sua empresa e chegue até o seu produto.

Se você não fizer isso, você mesmo pode quebrar a trajetória que traçou até aqui. Um perfil incompleto confunde o seu público, que, inconscientemente, perde a credibilidade comercial em você, achando que sua empresa é uma conta de Instagram pessoal. Além disso, sem as informações necessárias, um perfil comercial se torna desqualificado para aparecer nas buscas do Instagram.

Então, siga as seguintes dicas:
  • Utilize uma imagem de perfil que, esteticamente, chama atenção das pessoas.É a lei do “que bonitinho!”: a propensão do usuário clicar em um perfil com uma imagem atrativa é naturalmente maior. De acordo com uma pesquisa de rastreamento ocular da Nielsen, as pessoas gastam 10% mais tempo olhando para imagens do que lendo texto. 
  • Não se empolgue escrevendo na bio do perfil. Lembre-se que você precisa atrair a atenção do seu público de uma maneira direta e rápida, para não perdê-lo. É uma boa jogada colocar o propósito ou os valores da sua empresa ali! Dá até pra incluir uma ou duas hashtags que o seu público mais costuma pesquisar.
  • Não esqueça, em hipótese alguma, de incluir o link para o seu website no final da bio. É a única oportunidade que o Instagram te dá, de graça, de publicar um link. Uma dica mais avançada é criar uma landing page especialmente direcionada aos usuários que vieram do Instagram e colocá-la ali.
  1. É hora de embarcar nos stories com o Instagram Ads!

Ver os stories é um hábito extremamente recorrente do usuário comum do Instagram. Porém, nem sempre este usuário presta atenção no que está vendo. Como fisgá-lo com um story patrocinado?

Essa é a parte que você tem que, obrigatoriamente, pensar DIFERENTE dos seus concorrentes. Tenha ideias extremas. Pense fora da caixa. Não se limite de nenhuma forma: faça uso de imagens interativas, seja com enquetes, perguntas, gifs e música; produza vídeos que começam de uma forma inusitada e criativa, como uma simulação de ligação no celular da pessoa. Crie um conteúdo que não dá pra deixar passar. E vá além disso: faça com que o usuário volte para ver o story novamente. Explore seu nicho de uma forma que ninguém pensou antes.

E o melhor de tudo é que, com o perfil comercial, você pode adicionar links de produtos no rodapé dos stories. Se a pessoa se interessa, a chamada para o link está logo ali embaixo. Simples, rápido e direto. Sem firulas!

Depois das 24 horas do seu story patrocinado, não se esqueça de fazer uma análise do seu trabalho. O Instagram monitora os dados de todas as pessoas que clicaram e foram até o seu website. Use isso para corrigir seus erros e apostar ainda mais nos seus acertos.

Se você gostou das dicas de como vender mais no Instagram, mas ainda não se sente seguro para começar esse processo, não se preocupe. É normal se sentir assim no começo, pois é um trabalho que exige planejamento. Felizmente, a GGV Inteligência em Vendas pode te auxiliar a conseguir todo o SUCESSO que você visualiza, sem correr riscos. Vamos juntos?

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