Geralmente, as pequenas e médias empresas não costumam investir em consultoria empresarial. E isso se deve, muitas vezes, ao fato de elas desconhecerem os reais benefícios que podem ser proporcionados por esse serviço.
A consultoria empresarial oferece soluções para otimizar a gestão dos negócios e melhorar os resultados empresariais, por meio da aplicação de conhecimentos e experiências de especialistas. Neste post, vamos descrever vários aspectos de uma consultoria empresarial para que você veja que o investimento vale a pena. Continue lendo!
Objetivos de uma consultoria empresarial
Dentre os principais objetivos da contratação de uma consultoria empresarial, podemos citar:
- Tornar a empresa mais competitiva
- Otimizar os processos de negócios para maximizar a produtividade e lucratividade
- Realizar expansões
- Entender melhor o mercado e a concorrência
- Estruturar estratégias de negócios
- Melhorar a gestão financeira do negócio
- Melhorar a gestão de recursos humanos
Benefícios que ela pode trazer
A consultoria empresarial tem seu foco em resultados, e consegue detectar com grande facilidade os pontos falhos da gestão do negócio e propor soluções metodológicas e/ou tecnológicas que geram expressivos benefícios para a organização. Dentre eles:
- Agregar valor aos produtos, serviços, processos e práticas empresariais
- Ampliar a visão estratégica do empresário
- Promover melhorias no modelo de negócios
- Promover inovações
- Auxiliar no desenvolvimento de parcerias para alavancar novos negócios
- Ampliar a participação de mercado e a visibilidade da empresa
Como escolher bons consultores
Para contar com bons consultores, busque sempre referências com empresas que já passaram por experiências bem-sucedidas ou em entidades bem-conceituadas. E priorize a escolha de uma empresa consolidada no mercado, que entenda a realidade das pequenas e médias empresas e que seja experiente no tema da consultoria.
Custo desse serviço especializado
Geralmente, os custos da consultoria são acessíveis a empresas de todos os portes, pois são ajustados entre as partes no início do projeto, o que torna o custo-benefício inteiramente favorável ao contratante. Vale ressaltar também que a contratação de uma consultoria é um investimento no negócio, e não uma despesa; investimentos geram valor e retorno financeiro.
Como funciona uma consultoria
A consultoria se inicia com a definição do escopo e objetivo da empresa contratante. A seguir, a empresa de consultoria realiza um diagnóstico da situação, e traça um plano de ação com um cronograma de realização e a determinação dos resultados esperados.
O consultor então orienta e monitora os responsáveis pela execução de cada ação, de modo que os resultados esperados sejam alcançados no prazo acordado. Quanto maior for a colaboração e interação entre a consultoria e a equipe do cliente, mais proveitoso será o processo.
Dessa forma, a consultoria empresarial agrega valor ao negócio ofertando a expertise de diversos profissionais que acumularam conhecimentos e experiências em diferentes empresas, áreas e mercados. Esses profissionais indicarão soluções para reduzir custos, maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis, minimizar riscos e otimizar resultados — principalmente a geração de lucro e rentabilidade. Ou seja: com certeza, vale a pena investir em consultoria empresarial!
E então, gostou do post? Sua empresa quer saber mais sobre consultoria empresarial? Deixe-nos um comentário! Queremos contribuir para ampliar seu entendimento sobre o assunto.
Comentários
0