Você tem dúvidas se vale a pena ou não contratar uma consultoria financeira? Gerenciar uma empresa pode ser uma tarefa muito complexa.
O gestor pode sentir dúvidas e até mesmo não se sentir apto a tomar certas decisões. A sobrecarga de responsabilidades também pode comprometer a eficiência da gestão e interferir negativamente nos resultados.
Atualmente, a fim de garantir a melhor gestão, muitas empresas contratam serviços de consultoria prestados por outras empresas. Ou seja, recorrem à terceirização. Desse modo, contam com a ajuda de profissionais especializados, com experiência garantida e know-how atualizado sobre legislação e processos administrativos, operacionais e financeiros.
Confira por que é importante para um empreendedor, independentemente do porte de seu negócio, recorrer à consultoria financeira para otimizar sua gestão!
O que é, afinal, uma consultoria?
O consultor tem como função orientar o gestor a resolver determinadas questões e problemas. Não é um funcionário da empresa, mas presta serviços para ela, sem a necessidade de ser incorporado ao quadro interno de colaboradores.
A consultoria analisa a situação atual da organização, faz um diagnóstico e fornece subsídios para a implementação de soluções que satisfaçam às necessidades do negócio. Existem diferentes tipos de consultoria, como de marketing, de processos, de finanças e assim por diante.
Quais são os serviços prestados pela consultoria financeira?
Como dissemos, a consultoria auxilia o gestor a avaliar eventuais problemas e a tomar decisões. Nesse caso, com relação aos aspectos financeiros da empresa, considerados geralmente muito complexos e estressantes.
Administrar bem as finanças exige cuidados com a contabilização do dinheiro, a precificação de mercadorias e serviços, o cálculo de diferentes equações para identificar as margens de lucro, a aferição das despesas e dos prejuízos, entre outras questões.
Os tipos de serviços mais comuns prestados pela consultoria financeira são:
- Otimização dos controles financeiros;
- Análise minuciosa das receitas e despesas e da entrada e saída de dinheiro no caixa;
- Precificação dos produtos e serviços;
- Planejamento para o pagamento das dívidas;
- Planejamento financeiro;
- Outros serviços que variam conforme as necessidades da empresa.
Quais são as fases de uma consultoria financeira?
Em regra, são três as fases da consultoria financeira:
- Diagnóstico e planejamento: o profissional analisa os problemas e explica o que deverá ser feito para resolvê-los;
- Execução: o consultor realiza as ações planejadas (ou seja, é a consultoria na prática);
- Monitoramento: cumprida a implementação do projeto, torna-se necessário fazer um acompanhamento, a fim de confirmar a eficiência daquelas soluções e realizar ajustes e melhorias, caso necessário.
E os resultados e benefícios da consultoria financeira?
Observe os resultados que você pode esperar ao contratar os serviços de uma consultoria financeira:
- Esclarecimento sobre a situação financeira atual da empresa, o que está acontecendo de bom e de ruim;
- Contabilização precisa de todo o dinheiro que entra e sai da empresa;
- Análise cuidadosa das informações financeiras, identificando problemas e necessidades da empresa (o consultor poderá identificar despesas muito altas ou as consequências de uma redução de custos mais rígida, por exemplo);
- Controle mais simples do processo financeiro, que pode até mesmo ser delegado a um funcionário mais capacitado;
- Tomada de decisões mais eficiente por parte do gestor, fundamentadas em dados exatos e confiáveis;
- Aumento da produtividade e dos lucros;
- Dedicação com mais afinco a atividades que resultem em maior retorno financeiro.
Podemos resumir os benefícios de uma consultoria financeira em basicamente dois: o aumento dos lucros e das oportunidades de a empresa obter êxito em seus negócios e a preservação da saúde física e emocional do gestor.
Já procurou a ajuda de uma consultoria financeira para oferecer suporte na gestão de sua empresa? Entre em contato com a GGV Consultoria para conhecer nossos serviços e sanar eventuais dúvidas!
Comentários
0