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Os investidores têm olhado cada vez com melhores olhos para as franquias. No Brasil, franquias são negócios relativamente novos, com aproximadamente três décadas de instalação, mas que já apresentam um alto estado de consolidação e bons retornos financeiros. Uma das principais vantagens das franquias em relação a empreendimentos convencionais é a maior segurança contra os riscos naturais que qualquer empresa recém-aberta enfrenta.

Mas por que é um negócio seguro? As franquias são marcas já conhecidas pela maior parte do público, e baseadas em empresas que já superaram as turbulências do período de instalação e crescimento, se mostrando como negócios estáveis que podem oferecer bons retornos.

Porém, as empresas franqueadoras prestam uma importantíssima assessoria para que sua franquia possa se estabelecer no mercado de maneira sustentável, oferecendo grandes chances de crescer. Com uma franquia normalmente se lucra menos, mas é um lucro seguro e quase garantido, diferentemente de quando se investe por conta própria, situação em que o mercado pode engolir seu investimento e causar prejuízos.

Neste artigo, você terá acesso à dicas de como escolher a franquia mais indicada para fazer com que seu negócio cresça a passos largos. As opções são variadíssimas e atuam em muitos setores da economia, seja em venda de produtos ou prestação de serviços, com vários modelos de negócio, funcionamento, diferentes cobranças pelo uso da marca e outras variáveis.

Faça uma autoanálise de seu perfil

Se você está abandonando a vida de assalariado para investir em uma franquia, tenha certeza de que trabalhará mais horas por dia. Por mais que não caiba efetivamente ao franqueado as tarefas de gestar a empresa, ele terá de cuidar de detalhes como decisões administrativas, calcular riscos locais, fazer planejamentos financeiros, se relacionar com a equipe e acompanhar cotidianamente o dia a dia da produção para garantir sempre a melhor efetividade.

Se você já é empresário e está abandonando um empreendimento autônomo para comprar uma franquia, também leve em conta que a independência de seu negócio vai diminuir drasticamente. Afinal, quem detém a marca e o modelo de negócio é o franqueador, portanto, esteja preparado para adaptar toda a sua rotina de produção ao que define a empresa detentora da marca.

Analise a capacidade de financiamento

As franquias têm preços e modelos de cobrança distintos. Por exemplo, há franquias que cobram uma valiosa “joia” (a taxa de entrada), mas nos momentos posteriores exigem pouco em royalties e na participação dos lucros. Outras, por sua vez, cobram um valor bem baixo de investimento inicial, mas ficam com uma parcela maior do rendimento periódico posterior.

No momento de planejar seus negócios, avalie as opções de franquias disponíveis de acordo com seu orçamento e as projeções de ganhos, assim você saberá qual a opção que proporciona maiores lucros e rendimento para seu negócio uma vez que a franquia seja adquirida.

Quais produtos vender?

Franquias vendem diversos tipos de produtos e serviços – desde alimentação, lanches e sucos a serviços médicos ou odontológicos. Portanto, faça uma análise do mercado de sua região para conhecer melhor a realidade da concorrência e ver como sua nova empresa poderá se posicionar neste contexto. Reflita: nem sempre uma concorrência acirrada pode ser um fator hostil, pois se for composta de agentes pouco capacitados ou consolidados no mercado, a chegada de uma franquia de renome nacional no mercado local e regional pode representar a nova campeã de preferência popular.

Avalie as competências necessárias à sua equipe e sempre pense com cuidado

Antes de adquirir os direitos de sua franquia, pense também sobre a formação e a retenção de sua equipe de colaboradores. Avalie quais são as competências necessárias aos profissionais que você empregará, isso diminuirá a chance de enfrentar problemas de capital humano em momentos posteriores.

Importante: nunca adquira uma franquia por impulso ou sem a análise necessária. Uma franquia de renome nacional pode encantar o novo empresário e influenciá-lo a escolher sem necessariamente refletir o suficiente sobre a viabilidade do negócio e sua recepção dentro do mercado regional.

Por exemplo, não adianta investir em uma franquia que comercializa produtos ou artigos de luxo se o mercado disponível em sua região tem, estatisticamente, pouco poder de compra.

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Estude, conheça e se prepare

O novo franqueado deve estudar muito antes de tomar suas decisões. O sistema de franchising tem diferenças estruturais em relação aos empreendimentos independentes. Se possível, converse com outros profissionais que já tenham se lançado no mercado de franquias. Isso te ajudará a saber quais as medidas que eles adotaram e as dificuldades que encontraram no processo até conseguir o sucesso financeiro de sua empresa.

Tenha uma profunda negociação com as possíveis franqueadoras de seu futuro negócio. Saiba todos os detalhes sobre cada uma delas e não tenha preguiça de conversar com o setor comercial destas franquias. Conheça os prós e contras das opções e não deixe dúvidas sem esclarecimento.

Não escolha sozinho!

Para ajudar na escolha da melhor franquia para empreender seus negócios, uma ótima opção é contratar uma consultoria empresarial, tanto para prestar assessoria financeira quanto para aconselhar sobre os melhores negócios do momento. Uma empresa de consultoria experiente e altamente capacitada certamente dará as melhores dicas sobre qual franquia se filiar, tudo de acordo com profundas análises de mercado, estudos sobre produtos, know-how, taxas e outros detalhes.

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Franquias podem trazer centenas vantagens!

Se bem assessorada, planejada e executada, a filiação de seus negócios a uma franquia tende a ser um negócio altamente lucrativo. Contudo, estudo, dedicação, consciência e visão de mercado são fundamentais. Se por um acaso, você tenha experiência com gestão de negócios ou sempre sonhou em ter a sua própria consultoria, a GGV Consultoria Empresarial tem uma oportunidade para lhe apresentar. Trata-se da Franquia da GGV, um modelo de negócio único e diferenciado.

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