fbpx

6 filmes que todo empreendedor deve assistir

Empreendedorismo: 6 filmes que todo empreendedor deve assistir

Com a internet, está cada vez mais fácil o acesso a filmes, não é mesmo? Que tal aproveitar o momento de lazer para também crescer profissionalmente? A seguir apresentamos uma lista com filmes para empresários, ensinando desde a importância de gostar do que se faz até a necessidade de superar obstáculos. Confira e aproveite as dicas!

Julie & Julia (2009)

Estrelado por Meryl Streep e Amy Adams, esse filme ensina uma importante lição para os empreendedores: gostar do que faz. A trama conta paralelamente duas histórias que se passam em diferentes épocas: a da cozinheira e escritora Julia Child (Streep), na década de 50 e de Julie Powell (Adams), que em 2000 decide passar um ano cozinhando as receitas de sua musa, Julia. Mesmo não sendo cozinheira (ela é uma funcionária pública frustrada), Julie se apaixonada de tal forma pelo projeto que passa a escrever um blog em que relata suas experiências com as receitas. O blog é um sucesso e depois ela lança um livro, podendo largar o emprego e se dedicar ao que realmente gosta.

Joy: o nome do sucesso (2015)

Indicado ao Oscar desse ano na categoria de melhor atriz, o drama Joy conta a história real de uma mãe solteira cheia de contas para pagar que tem uma ideia e insiste nela até que dê certo. A Joy, do título, é Joy Mangano, interpretada por Jennifer Lawrence, uma grande empresária norte americana que ganha uma fortuna depois de criar o Miracle Mop. Para os empreendedores, a personagem é um exemplo de como determinação e boas ideias podem levar ao sucesso.

Sangue Negro (2008)

O filme se passa no início do século XX nos Estados Unidos, em um cenário de pouco desenvolvimento e muitas dificuldades. O protagonista, Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) vive da mineração da prata e cuida sozinho do filho pequeno. Ao ouvir boatos de petróleo em uma cidade próxima, ele embarca em uma jornada de empreendedorismo e conflitos para oferecer um futuro melhor à criança. Para os empreendedores, fica a lição de que, por um bom objetivo, vale a pena superar até os obstáculos mais difíceis.

A Princesa e o sapo (2009)

Sim, filmes da Disney também trazem lições importantes para os adultos! Nessa trama de princesa, passada em Nova Orleans, a personagem principal, Tiana, é uma moça de origem humilde apaixonada por cozinhar. Seu grande sonho é abrir um restaurante e, pra isso, ela trabalha dois períodos e junta todo dinheiro que consegue. Na festa de uma amiga, no entanto, ela se distrai de seus objetivos e acaba entrando em uma aventura com um sapo falante. Resta assistir para saber se Tiana consegue realizar seu sonho! Da história, os empreendedores podem aprender sobre a importância de manter-se focado na meta até alcançá-la.

Clube de Compras Dallas (2013)

Apesar de não ser uma história convencional, esse longa estrelado por Matthew McConaughey é um ótimo filme para empresários que têm dificuldades em pensar fora da caixa em busca de soluções para seu negócio. Na história, passada no fim dos anos 80, Ron Woodroof (McConaughey) é diagnosticado com AIDS, bem quando a doença estava sendo conhecida, e não tem acesso aos medicamentos. Procurando por tratamentos alternativos, ele começa a contrabandear as drogas ilegalmente do México. Apesar de não sugerirmos que ninguém tome atitudes ilícitas em suas empresas, os empreendedores podem aprender com Ron que nem sempre o caminho tradicional é o melhor para os negócios.

Chef (2014)

Grande inspiração para os empresários que querem abrir um negócio depois de algum fracasso na carreira. O filme conta a história de Carl Casper (Jon Favreau), chef de um badalado restaurante em Los Angeles. Sem autonomia para fazer seu trabalho, seu mundo desmorona quando um crítico gastronômico critica justamente a falta de criatividade de sua comida na internet. Derrotado, ele embarca em uma viagem com o filho para espairecer e acaba voltando com um food truck de comida cubana, que é sucesso instantâneo. A principal lição do filme é que, mesmo quando ninguém acreditar em você, tenha autoconfiança e siga seus instintos. Com perseverança, chegará o sucesso.

E aí? Gostou da nossa lista? Quais outros filmes para empresários você conhece e recomendaria? Conta pra gente nos comentários!



Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.