Como as empresas podem vender mais mesmo durante a crise?

Em tempos de crise, vender mais é um desafio gigante, principalmente para micro, pequenas e médias. O que significa que a ruína, para muitos empresários, é uma concorrência mais preparada e se sobressaindo no mercado desfavorável.

Aceite o desafio de fazer parte deste grupo seleto de sobreviventes, que revelam-se verdadeiros empreendedores, capazes de transformar problemas em oportunidades. Você está disposto? Leia neste post como micro, pequenas e médias empresas podem aproveitar este período para aumentar suas vendas.

Reconheça o cenário

Embora estar de olho no mercado seja uma tarefa básica para empresários, muitas vezes a correria diária nos impede de ter uma noção exata dos fatos. Estude detalhadamente a situação atual de sua empresa, principalmente em relação as vendas.

Compare com o que foi vendido nesta mesma época no ano anterior e nos últimos meses. O que houve de diferente naquela época (em relação à economia, concorrência, e outros fatores que interferem diretamente no faturamento)?

Só assim você terá alguma certeza de que a crise está realmente afetando sua empresa ou se a sazonalidade do período é que sempre apresentou tal comportamento.

Reavalie sua base de custos

Ás vezes diminuir preços e ter uma margem de lucros baseada na quantidade de vendas é uma opção a ser considerada. Mas, antes de mexer na margem de lucro, considere reduzir despesas que interferem no valor final.

Não saia cortando tudo o que lhe parece desnecessário. Cuide para manter a qualidade esperado pelo consumidor. Lembre-se: o cliente paga não apenas pela utilização do produto, mas também pela experiência envolvida no processo de compra. Portanto, mantenha o atendimento e serviço adequado à sua expectativa.

Invista no relacionamento com os clientes atuais

A conquista de novos clientes é mais cara que a manutenção dos atuais. Portanto, a saída imediata para vender mais pode estar na base de consumidores existentes. Intensifique ações de CRM destinadas a estes clientes.

Crie, ainda, condições de compras exclusivas somadas à uma comunicação personalizada para clientes antigos. Estimule as vendas de produtos que eles ainda não consomem, faça promoções para aumentar o ticket médio.

O consumidor é o centro de toda estratégia

Mais do que nunca, é fundamental conhecer bem o seu cliente para encontrar meios de mantê-lo ativo. E não se engane: ele é inteligente o suficiente pra entender que os tempos não estão fáceis pra ninguém.

Por isso, não se acanhe em desenvolver soluções em parceria com ele, se ele te reconhece como parceiro, o que menos deseja é que sua empresa feche as portas.

“Enquanto uns choram, outros vendem lenços”

Esteja atento às novas oportunidades de negócios que emergem das dificuldades. Elas estão escondidas por aí. Enquanto seus concorrentes lamentam, aproveite para aumentar sua parcela de mercado oferecendo soluções únicas e memoráveis para os clientes que eles estão perdendo.

A crise é um fator propício para a inovação. Vender mais quando tudo está favorável para a maior parte das pessoas é mais que sua obrigação. O verdadeiro desafio está em aumentar as vendas e sair na frente de seus oponentes.

E então, animado para buscar soluções e buscar crescimento contrariando todas as expectativas do mercado? Se você deseja se manter informado sobre o mundo corporativo e estratégias de negócio, assine nossa newsletter e também confira 5 estratégias de marketing essenciais para a sua empresa!

 



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