Entenda melhor o seu cliente com uma pesquisa de mercado

Existem perguntas que apenas uma boa pesquisa de mercado pode responder. A melhor forma de aprender sobre o seu cliente é perguntando. Invista em uma boa pesquisa mercadológica!

A pesquisa de mercado expande os horizontes e molda os caminhos de um negócio, isso porque através de uma pesquisa é possível identificar oportunidades, entender o concorrente e, principalmente, o cliente.

Todas as respostas obtidas servem como base fundamental para melhorar produtos, serviços e desenvolver estratégias para trazer clientes e fidelizá-los. Existe uma pré-concepção por parte de gestores e empreendedores sobre conhecer o público-alvo, é exatamente neste ponto que a pesquisa de mercado causa rupturas, mostrando que o público-alvo pode ser outro, menor ou maior. 

O gestor que entende a pesquisa de mercado como ferramenta fundamental para entender o cliente está seguindo os passos certos. A pesquisa reúne uma ampla gama de informações sobre os clientes, idade, gênero, estilo de vida, problemas, necessidades e outros detalhes para compreender de fato quem é o cliente. A empresa precisa entregar sua oferta a quem demanda, entender quem é o consumidor final e como vai se comunicar com ele.

O primeiro passo antes de começar sua pesquisa de mercado é desenvolver um protótipo do seu produto, este precisa conter todas as características básicas e proporcionar uma boa experiência visual.

Depois, a pesquisa colocada em prática irá sintetizar e classificar as características do seu consumidor. Para isso, é necessário um roteiro básico, formado por perguntas diretas e imparciais. As perguntas devem passar por teste antes de chegar ao cliente.  

As investigações mais específicas conseguem verificar aspectos sobre o comportamento do cliente quanto a aceitação do produto, estimativa de consumo e opiniões gerais sobre possíveis valores. Outras questão que pode ser atendida é sobre quais são os insights para alcançar ou moldar o produto para que ele se torne aquilo que o cliente deseja.

Uma parte indispensável da pesquisa mercadológica é a definição de uma amostra representativa que gera dados importantes para decidir quais serão os seus próximos passos. Com a amostragem você entenderá qual linguagem deve usar na comunicação e nas campanhas e quais canais de relacionamento têm mais adesão por parte do cliente.

As amostras devem ser entendidas como parte integrante da pesquisa mercadológica, pois possibilitam:

1- Gerar lista de clientes que compraram recentemente:

o sistema CRM gera um relatório de venda de determinado período e filtra segundo as classificações disponíveis.

2- Gerar lista de clientes que não fecharam negócio mas fizeram orçamento:

isso também é facilmente obtido pelo sistema CRM, basta buscar por clientes que não finalizaram as compras.

3- Conhecer um pouco sobre os seguidores das redes sociais:

por meio desse mapeamento é possível encontrar potenciais clientes ou participantes para a pesquisa mercadológica. 

Aqui na GGV já realizamos mais de 1.200 pesquisas em todo Brasil! Conheça como uma pesquisa de mercado pode ajudar a potencializar o seu negócio.

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