O follow-up é essencial para qualquer processo de vendas. Essa é melhor forma que os bons profissionais utilizam para converter seus leads em clientes.
Todo vendedor já praticou follow-up, mesmo sem saber a técnica teórica. Mas nem todos percebem que o follow-up não funciona se não houver organização. Em meio à bagunça, o processo pode ficar chato e estressante tanto para o cliente quanto para o vendedor.
É normal ouvir respostas fechadas dos seus leads, como “sim” e “não”, durante toda a jornada de compra. A diferença é como o vendedor irá reagir a elas. E é isso que um bom follow-up vai mostrar aos representantes de venda.
Os follow-ups são conexões, mecanismos que garantem a evolução do lead durante os níveis da jornada de compra. Então, para aumentar as suas vendas, é importante entender bem esse conceito e aprender a melhor maneira de implementar todo o processo na sua rotina diária.
Planeje o processo
O primeiro passo para um follow-up de sucesso é planejar e estruturar todas as suas ações. Só com planejamento será possível identificar evolução em cada etapa da jornada de compra.
Comece analisando a sua rotina de contatos com os leads. Quais são os padrões nos seus processos de venda do dia-a-dia?
Por exemplo: se o seu produto é um curso de finanças pessoais e leva em média 2 meses para um prospect concluir uma compra, você pode tentar reduzir esse tempo investindo em mais contatos durante o primeiro mês.
E não se esqueça que, para fazer um planejamento, é preciso testar diferentes formas de comunicação, timings e abordagens. Enquanto você faz esses testes, documente tudo para que possa fazer uma análise efetiva de todos os detalhes depois.
Construa um bom fluxo de cadência
Um fluxo de cadência se refere a todos os follow-ups que você faz ao mesmo cliente, mantendo o relacionamento vivo e garantindo que ele passe para a próxima fase.
Então, você percebe que esse fluxo precisa ter periodicidade e conteúdo adequado para que cada contato seja decisivo no fechamento da compra. Vale lembrar que cada persona tem um “perfil de decisão” – por isso, o vendedor deve conhecer seu lead o suficiente para não se tornar muito invasivo ou muito distante dele durante o follow-up.
Existem leads que gostam de atenção exclusiva e estão prontos para te ouvir. Por outro lado, se o lead é muito ocupado no dia-a-dia, ligações por telefone podem ser estressantes.
Se a maioria dos contatos é feita por email, uma boa ideia é criar fluxos de automação. Essa ferramenta promove o contato com o lead automaticamente. Por exemplo: num primeiro email de cadência, é bom lembrar ao lead do problema que ele tem e como a sua empresa pode ajudá-lo.
Se o contato é feito pelo telefone, aproveite o final da conversa para especificar uma data para o próximo contato e um prazo para a resposta final.
Lembre-se que o foco do contato é o lead, e não você. Então, não use todo o tempo do contato para falar sobre a sua empresa e os benefícios dela – use esse tempo para reafirmar o relacionamento entre você e seu prospect. Se não for assim, ele pode perder totalmente o interesse.
Crie um canal efetivo de comunicação para o follow-up de vendas
Para criar um canal efetivo de comunicação, é preciso conhecer bem o seu público. Nessa etapa, você precisa pensar quais são os melhores canais de comunicação com a sua buyer persona.
Uma maneira de descobrir isso é aplicar questionários e testes. O canal efetivo será aquele que o potencial comprador se engajou, respondeu e ouviu o que você tinha a dizer.
Escolher os canais de comunicação certos é muito importante porque será ali que a conexão com o prospect será criada – é ali que ele vai começar a confiar em você.
Dica: no final de cada contato, você pode perguntar aos leads sobre a experiência deles e se eles sugerem quaisquer mudanças na sua comunicação. Além de conseguir um feedback honesto para o seu trabalho, você também cria laços com seu lead.
Utilize bons gatilhos mentais
Gatilhos mentais são estímulos que ajudam as pessoas a tomar decisões. Tomar uma decisão de compra requer, por vezes, muito esforço. Antes de decidir, o cérebro geralmente pondera inúmeras situações que talvez façam diferença no resultado final.
É aí que entra a importância dos gatilhos mentais. Esse truque irá guiar o lead a tomar a decisão mais facilmente e mais rápido, ignorando várias considerações que normalmente fariam. Eles correm para fechar a compra!
Dois gatilhos mentais muito utilizados hoje em dia são a escassez e a urgência. Imagine: no processo de decisão de compra, o cérebro tenta balancear a real necessidade pelo produto, o preço, como o produto pode ajudar em algum problema, e várias outras considerações.
Quando os vendedores ativam a urgência ou a escassez, dizendo que o produto vai durar apenas pelas próximas 24 horas, ou que é o último produto no estoque, o cérebro entende que todas as considerações que ele fez antes devem ser ignoradas. Afinal, essa é a última oportunidade de comprar o produto nessas condições.
Um bom vendedor estuda vários gatilhos mentais – e usa-os na hora certa.
Aproveite estratégias de marketing de conteúdo
O departamento de vendas é intimamente ligado ao departamento de marketing: ambos trabalham juntos em prospectar, nutrir e converter leads. Entender as estratégias de marketing de conteúdo pode fazer toda a diferença para um vendedor.
Primeiro: bons vendedores sabem como adicionar valor aos seus produtos e sabem que todos os contatos com os leads devem ser únicos.
Nessa mentalidade, você percebe que não faz sentido mandar emails genéricos cobrando por respostas do lead. Tente ser o mais pessoal possível: aborde o lead pelo seu primeiro nome; use uma situação particular sua para engatar a conversa sobre o produto; dê detalhes de forma descontraída sobre a potencial transação. Fazendo isso, os leads se sentem compelidos a responder o email para não te deixar sem uma resposta.
Ainda durante essa etapa, os leads podem ter dúvidas sobre a sua marca ou produto. Utilize materiais feitos pela sua empresa para nutrir esse lead – ebooks, blog posts, webinars… assim, reafirmando a confiança na relação, os leads podem converter para clientes mais rápido.
Escolha a hora certa para o follow-up
Os follow-ups podem se tornar inconvenientes se os vendedores abordam o lead no momento errado. Ninguém gosta de receber ligações de vendas as 7 da manhã, por exemplo. Se o contato é feito pelo telefone, é essencial que o horário comercial seja respeitado.
Não há problemas desse tipo no caso dos emails, já que os prospects escolhem o momento em que irão abrir o inbox e quando irão te responder. Porém, recomendamos que você envie esse tipo de email logo pela manhã. Esse é o momento em que os leads estão começando a rotina de trabalho e definindo seus objetivos para o resto do dia.
Use as cases de sucesso da sua empresa
Existem muitos casos em que os prospects sabem de suas próprias necessidades e entendem como o produto da sua empresa pode ajudá-los, mas ainda não estão totalmente confiantes que a sua marca é a melhor opção.
Nesse ponto, a melhor estratégia é mostrar as cases de sucesso da sua empresa. Com essas histórias, você consegue confirmar a credibilidade do seu serviço e mostrar clientes que tinham o mesmo problema que esse lead – e todos eles conseguiram solucionar esse problema através da sua empresa.
Muitas vezes, se você mesmo falar sobre a sua empresa, a conversa pode ser pedante – mas quando um cliente seu fala por você, torna-se interessante.
Anote as pautas de cada conversa com o lead e envie para ele
O processo de follow-up de vendas é uma escada que precisa ser construída gradualmente através de cada contato. Se você faz a maioria dos contatos pelo telefone, tente anotar as principais pautas a serem lembradas pelo lead – e envie as anotações a ele.
Com isso, além de você conseguir criar um documento para analisar depois da venda, os leads podem revisitar essas considerações quantas vezes forem necessárias para que a tomada de decisão venha mais rápido.
Esse hábito vai te ajudar a fazer contatos mais diretos e adequados. Lembre-se que nada é mais chato que vendedores tentando fazer contato com você sem nem saber direito qual é o seu problema.
Planeje intervalos coerentes
Como falamos antes, criar uma boa rotina de follow-up não tem mistério: o principal é identificar pontos cruciais da sua metodologia e organizar o seu processo de vendas. Porém, para uma estratégia completa, é preciso definir o intervalo de tempo perfeito dos follow-ups para que o fechamento da venda aconteça.
Por exemplo: depois do primeiro contato, é comum que os vendedores demorem bastante tempo até a próxima chamada. O problema é que o lead não é a única pessoa responsável pela tomada de decisões – ele precisa conhecer melhor os benefícios do seu serviço.
Tente não demorar muito para fazer a segunda chamada, e, depois dela, os próximos contatos devem ocorrer com mais frequência – de 5 a 10 dias, por exemplo.
O aperfeiçoamento do follow-up de vendas está realmente otimizando os processos de venda hoje em dia. O conceito não é mais visto como uma parte chata das vendas – na verdade, ele é um aliado decisivo na vida do vendedor.
Enquanto os follow-ups forem relevantes e adicionem valor à vida dos prospects, será possível qualificar todos os leads e construir confiança mesmo antes da primeira venda.
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