fbpx

Valorize a equipe de sua empresa: funcionários satisfeitos significa retorno financeiro

funcionários satisfeitos significa retorno financeiro

Funcionários felizes produzem mais e trabalham melhor. Esta afirmação é extremamente verdadeira! Diversos estudos em várias empresas já comprovaram que o rendimento da equipe de colaboradores está diretamente relacionado com seu bem-estar em trabalhar na empresa. Em resumo, é sempre favorável que os empregados estejam satisfeitos em desempenhar suas funções, mas acima de tudo, que gostem da empresa em que estão e valorizem sua marca e imagem.

Neste artigo você saberá algumas maneiras de estimular sua equipe e cultivar uma relação harmoniosa com seus trabalhadores para que eles possam ser muito mais empenhados em suas funções. O retorno financeiro de se investir no bem-estar da equipe é considerável e vale muito a pena.

Pague bem, mas salário não é tudo!

Um dos princípios mais básicos da economia é o de que “pessoas reagem a estímulos”. E um dos principais estímulos que um indivíduo pode receber é ser bem remunerado pelas atividades que desempenha e pelo trabalho que faz. De fato, é sempre recomendável pagar bem a seus funcionários, preferencialmente acima do piso da categoria, para reter os melhores profissionais e garantir sempre o melhor rendimento em relação ao mercado. Mas oferecer um salário decente não é a única e talvez nem a melhor forma de se valorizar sua equipe.

Em uma equipe de colaboradores sempre alguém se destaca e acaba despontando como um funcionário de rendimento excepcional ou acima da média. É importante que haja uma competição interna dentro da equipe para que todos se incentivem a ser melhores; no entanto, é importante cuidar para que esta competição sempre seja pacífica, harmoniosa e saudável para o ambiente de trabalho.

Desta forma, acompanhe constantemente o trabalho e o rendimento de seus funcionários. Veja quem se destaca e lhes dê recompensas, mesmo que seja um mero elogio. Hoje em dia, é muito importante valorizar a autoestima e o psicológico de seus funcionários; por isso, lhes dar o merecido reconhecimento é uma forma de estimular todos a sempre se esforçarem mais, de maneira saudável.

Motive sua equipe e ganhe a confiança de seus funcionários

Busque ter uma ótima relação com toda a equipe, do mais baixo ao mais alto cargo de sua empresa, de forma igualitária. Mostre que todos têm valor como humanos e como profissionais. Dialogue com eles de igual para igual, com humildade, simpatia e empatia.

Ao conversar assuntos triviais ou até mesmo pedir conselhos para subordinados em sua empresa, ele se sentirá importante e verá que a empresa também precisa dele para funcionar adequadamente, e esta é uma maneira de incentivá-lo a “vestir a camisa” e ser um profissional ainda melhor.

Lealdade e amor à empresa

A lealdade de um funcionário não é um bem que se possa comprar, e, por isso mesmo, é um capital de valor maior ainda. Ao ter a lealdade do colaborador, você poderá contar com ele em relação a assuntos estratégicos de fundamental importância para a empresa, e poderá ter a garantia de que ele será um funcionário de confiança, favorável aos resultados. Quando o funcionário se orgulha da função que desempenha e da empresa que representa, as garantias de bons retornos são ainda maiores.

Seja grato a seus colaboradores

Se você é dono ou sócio de uma empresa é sempre importante levar em conta que eles são os responsáveis por fazer o empreendimento prosperar e trazer lucros, ou então por fazê-lo regredir e afundar. Então acredite: os colaboradores são fundamentais para a prosperidade do negócio. Quando falamos em gratidão, não significa falar “obrigado” a eles, mas sim lhes tratar com respeito e investir em seu próprio crescimento. Quando a equipe evolui, a empresa evolui.

No que devo investir?

Alguns dos investimentos em valorização da equipe têm caráter financeiro, mas outros são meramente comportamentais. Dentre os investimentos em dinheiro que podem ser feitos, estão aumentos de salário, premiações e eventos de reconhecimento, cursos de capacitação e demais cortesias aos funcionários. Os investimentos “humanos”, por sua vez, envolvem um maior tempo em contato com a equipe, no sentido de conhecer melhor cada um de seus integrantes. Envolve diálogo, boa vontade e capacidade de se relacionar bem.

Invista também em comunicação interna. Gere conteúdos interessantes para sua empresa e incentiva que os próprios funcionários conversem entre si sobre os benefícios de fazer parte da equipe e até mesmo assuntos inerentes ao dia a dia do trabalho.

Consultoria empresarial

Para qualificar a organização empresarial uma boa opção também é contratar uma consultoria especializada, que pode trazer as melhores opções para o seu negócio. Para solicitar um orçamento de consultoria empresarial sem compromisso, acesse: GGV Consultoria Empresarial e saiba mais!



Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.