Empreender não é uma atividade fácil. Muitos dos proprietários, sócios ou acionistas de pequenas, médias e grandes empresas têm dificuldades para dormir à noite, pois passam todo o tempo preocupados com seus negócios. De fato, há razões para não sossegar – o mercado não perdoa e toda ação tem riscos. Contudo, um bom empreendedor costuma obter sucesso sem grandes dores de cabeça e sem perder noites de sono. Isto porque ele consegue gastar de maneira adequada os recursos da empresa, no sentido de superar obstáculos e extrair o máximo dos investimentos.
Neste texto vamos revelar algumas das faculdades que todo empreendedor deve desenvolver para conseguir ter sucesso dentro de sua área. As habilidades empreendedoras variam de acordo com cada área, mas ser um empresário de sucesso possui algumas características em comum para os mais variados setores do mercado. Torne-se um empresário muito mais eficiente e bem-sucedido ao se orientar por princípios que trazem o progresso a seus negócios.
Negociador – Saiba comprar e vender da maneira correta
Mesmo que sua empresa não seja efetivamente uma loja, ela vende coisas – que podem ser produtos ou serviços. Desta forma, é imprescindível que todo empreendedor saiba vender. Estas vendas significam a entrada de capital na empresa, que é o que movimenta os funcionários e as máquinas, gera estoques, compra insumos, gira na economia, paga salários e traz lucros aos proprietários.
Saber vender significa estabelecer preços, se expor com sabedoria e responsabilidade, negociar e barganhar por preços menores no momento da aquisição de matérias primas e maquinários, entre outros. Podem parecer tarefas relativamente simples, mas, na verdade, comprar e vender com competência exige muita firmeza, visão, sagacidade e agilidade por parte do empreendedor – e não são todos que sabem fazer isto. Uma empresa que não vende está fadada à falência. Confira o guia definitivo para aumentar as vendas da sua empresa.
Confiança – Tenha uma autoestima forte
Ser empreendedor significa estar à frente da empresa, portanto, ser sua cara, sua vitrine e seu “bode expiatório”. Ou seja, se os negócios vão bem, chovem elogios. Se os negócios vão mal, críticas devem vir por todos os lados. Tenha consciência de seu protagonismo na empresa e assuma esta empreitada com vigor, vontade de crescer e responsabilidade.
Não permita que derrubem sua autoestima, a imagem ou a força de sua empresa na primeira crise que ocorrer – sim, crises acontecem para quase todo mundo. Ter resiliência nestes momentos e saber aproveitar as críticas construtivas e destrutivas que surgem faz a diferença para que a empresa possa retomar seu crescimento de forma que evolua a patamares ainda maiores do que se esperava. Isto exige uma forte autoestima, que sustente a vontade de empreender. Cuidado! Não deixe que a autoestima se torne prepotência e lhe transforme em um empresário malvisto socialmente.
Liderança – Saiba liderar e controlar
Enquanto empresário, naturalmente, o indivíduo toma uma função de liderança dentro da empresa pelo cargo que ocupa. Afinal, ele também detém aquele negócio, ou seja, tem interesse direto sobre os resultados. Saiba liderar com firmeza, quando necessário, mas também tenha sensibilidade e ternura quando o momento exigir. Lide com responsabilidade com fornecedores, consumidores, empregados e com a sociedade civil.
Quando for necessária a autoridade, seja autoritário – de forma respeitosa – e mostre que a empresa tem rumos a seguir, o que implica em regramento e eventualmente desgastes internos ou externos. Quando for possível “afrouxar as rédeas”, o faça para que a empresa consiga produzir com menos stress.
Humanidade – Monte uma equipe confiável e competente.
Um bom empresário preenche sua empresa com uma equipe capacitada que consiga produzir e desempenhar suas funções com o maior rendimento possível. Isso implica em investimentos em RH, mas também em estar em contato direto com seus funcionários, saber de suas necessidades e demandas, no sentido de investir no capital humano e colher, como frutos, aumentos consideráveis no capital financeiro. Fazer uma ótima gestão de equipes é essencial para qualquer negócio.
Visão – Olhe para dentro, mas olhe principalmente para fora
No mercado, as empresas disputam diariamente. Saiba reconhecer e enxergar sinais de mercado para que seu empreendimento faça as mudanças necessárias. Contrate uma empresa de consultoria para ajudar nestes momentos e não deixar que você pense sozinho. A GGV Consultoria Empresarial tem como diferencial e profunda e elaborada pesquisa de mercado que faz para que empresas possam se posicionar mais adequadamente em relação à concorrência e aos demais fatores que influenciam o mercado e seus agentes.
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