Considerando seu patrimônio, as dívidas, marcas, estruturas, e outros ativos representam o valor de uma empresa. Saber o quanto vale um empreendimento é importante no momento de receber investimentos, avaliar os rumos da empresa ou até mesmo de vender parte ou a totalidade do negócio. Mas para saber este valor com exatidão, é necessário realizar uma série de cálculos que podem ser bem complexos. Neste texto, separamos três dos métodos possíveis para se estimar o valor de uma empresa. Conheça ainda os serviços da GGV Consultoria empresarial para que seu empreendimento possa trazer mais retornos, acesse.

É importantíssimo saber o valor de uma empresa na hora de vendê-la por duas razões. A primeira: para seus proprietários, ela pode ter um valor inestimável, espiritual ou afetivo, o que pode interferir nas negociações. A segunda: compradores de empresa são negociadores profissionais e muito atentos a disparidades que podem fazer com que o proprietário perca dinheiro. Nestes momentos, é sempre bom estar alerta e utilizar estes métodos com atenção.

Fluxo de caixa descontado

O fluxo de caixa descontado é um método muito utilizado para estimar o valor de pequenas e médias empresas, devido à maior facilidade de ser calculado. A ideia deste método é estipular o valor do empreendimento de acordo com a sua capacidade de gerar renda no futuro. Normalmente, estima-se o valor da empresa de acordo com projeções para um período de 5 anos. Com ele, os quatro principais elementos da gestão financeira de uma empresa são levados em consideração: o valor da empresa, a taxa de desconto, a geração de caixa e o valor residual.

O valor da empresa é a variável que queremos descobrir. A taxa de desconto representa dívidas, amortização e riscos, o fluxo de caixa é a relação entre entradas e saídas de recursos em sua empresa e o valor residual é o quanto valem os ativos deste negócio após o término de sua vida útil. Quando vamos calcular o FCD da empresa, são consideradas as projeções de faturamento para cada ano considerado (5, neste caso).

As quantias são trazidas ao valor presente através da fórmula M = C (1 i)^n, em que M é o montante de sua empresa em valor presente, C é o capital em valor futuro, i é a taxa de juros e n é o número de períodos em que o cálculo será aplicado. São somadas estas quantidades, e eis que o valor da empresa para o período de acordo com o FCD pode ser estabelecido.

Avaliação por múltiplos de Ebitda da empresa

Neste tipo de avaliação é considerada a relação entre o valor da empresa e o Lucro antes de Dívidas, Amortizações, Juros e Depreciação, o Ebitda. Para isso, são comparados os múltiplos de outras empresas de porte parecido. Quando lidamos com empresas de capital aberto com ações em bolsa, o Ebitda é um valor aberto, o qual permite a comparação.

Neste método é feita uma média da relação de múltiplos de empresas do mesmo setor e de portes parecidos para se obter o valor de sua empresa. Por exemplo: se a média de múltiplos do setor é de 6,5 vezes o valor do Ebitda, este pode ser um valor estimado pelo seu negócio. Basta, portanto realizar a multiplicação e encontrar o valor da empresa.

Valor de patrimônio da empresa

O valor de patrimônio é uma operação matemática bastante simples, uma vez que ela representa a soma de todos os ativos da empresa (instalações, infraestrutura, investimentos, capitais e outros), subtraídas as dívidas da empresa. Esta é, sem dúvida, a forma mais precisa de se encontrar o valor de uma empresa; no entanto, ela pode desconsiderar fatores como a caderneta de clientes e a capacidade de gerar mais capital, sem fazer também referências ou comparações a outras empresas do ramo, o que pode ser algo lacunar nesta avaliação. Portanto, é importante que seja utilizado mais de um método para se estimar o valor da empresa.

Consultoria Empresarial para impulsionar os negócios

A GGV Consultoria empresarial realiza pesquisas de mercado e consultoria em diversos setores de sua empresa. Conheça todos os serviços em nosso site.