Toda empresa precisa de constantes atualizações para se manter no mercado, sobre o metaverso não é diferente, a empresa que souber como se adaptar terá grandes vantagens competitivas.
O conceito de metaverso representa a possibilidade de ter acesso a um tipo de realidade paralela em que o indivíduo experiencia uma imersão. O metaverso não é real, mas seu objetivo é transmitir a sensação de realidade, e para isso, toda sua estrutura se encontra no mundo real. Podemos definir metaverso como um espaço online compartilhado por usuários da tecnologia como realidade virtual e aumentada para interagir com outras pessoas e outros espaços.
Os primeiros passos rumo à criação do metaverso foram os videogames. A tendência é que isso se expanda até chegar a outras áreas da rotina. Para os gamers, essa ideia é assimilada normalmente. Jogos como Fortnite e Minecraft são exemplos de onde encontramos o metaverso. A ideia vem sendo introduzida no mercado desde 2003 com jogos que apresentaram realidades alternativas, isso mostra que não é tão nova assim, mas vem ganhando mais espaço desde 2021.
Como as empresas devem se adaptar a mais essa inovação tecnológica?
Primeiramente é importante reforçarmos que as marcas precisam estar onde os consumidores estão, e por isso, estão sempre em constante evolução e modificação da sua estrutura.
- Os óculos de realidade virtual, foram tentativas de expandir o acesso ao metaverso, algumas falharam pelo custo, que impossibilitou a adesão por parte do grande público. Com o passar dos anos, criaram-se comunidades dentro de jogos e posteriormente plataformas que tornaram possíveis a participação em eventos culturais e debates no espaço virtual. O crescimento das experiências online durante a pandemia popularizou ainda mais as interações pelo meio.
- As grandes marcas visualizaram oportunidade e investiram no metaverso, agora, com o objetivo de participar de um contexto social, bem como acontece na vida real. O Boticário teve um espaço no Avakin Life, McDonald ‘s abriu no minecraft, Brahma criou uma loja no GTA.
- Outras grandes marcas já criam produtos para comercialização exclusiva em jogos que utilizam o metaverso como forma de promover suas ações publicitárias. O metaverso também abre portas para o turismo e torna possível conhecer inúmeros espaços e interagir com outras pessoas por meio de hologramas.
No entanto, podemos pensar em negócios um pouco menores em relação às marcas citadas anteriormente. Então, para a maioria das empresas, adaptar-se ao metaverso é mais simples do que ter um imóvel virtual ou vender usando moedas digitais. Trata-se de mais uma grande oportunidade de marketing e mídia para fazer parte dos métodos de comunicação do negócio.
O processo de adaptação começa com o mapeamento para entender mais sobre esse espaço, seus públicos e se o metaverso comporta o perfil da sua marca. É preciso entender o cliente, se adaptar às mudanças e seu posicionamento de mercado.
Depois disso, é indispensável traçar ações que impactem o público que faz parte do metaverso, do mesmo modo que ocorre quando temos uma nova rede social para ingressar.
Essa é a chave para utilizar o ambiente de realidade virtual como grande aliado da empresa, entender que é mais uma ferramenta tecnológica que permeia interações sociais. O ambiente virtual vai ser marcado pelo surgimento de novas formas para alavancar uma marca, à medida que o metaverso for evoluindo e ganhando mais usuários.
Mais do que explorar o awareness e se divulgar, é uma oportunidade de ganhar espaço por meio do entretenimento e romper mais uma barreira física, se aliando ao que o mercado solicita e se posicionando próximo aos seus clientes.
Se você quer entender melhor o que é metaverso, fique ligado neste post:
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