fbpx

5 livros de gestão que todo pequeno empreendedor deve ler

5 livros de gestão que todo pequeno empreendedor deve ler

Quem é empreendedor sabe da importância de se manter sempre atualizado, renovando e adquirindo novos conceitos. É por isso que, assim como assistir a filmes, fazer a leitura de livros de gestão deve se tornar um hábito diário. Empresários em busca de autodesenvolvimento devem sempre ter um novo livro na cabeceira da cama.

Pensando em ajudá-lo a fazer o seu negócio prosperar cada vez mais, elaboramos uma lista com 5 livros de gestão que todo pequeno empreendedor deve ler. Ficou curioso para saber quais são as obras que nós indicamos? Continue a leitura e confira!

1. Liderança segundo Barack Obama, de Shel Leanne

Barack Obama foi um dos presidentes mais populares dos Estados Unidos, sendo para muitos um exemplo de liderança. Nessa obra, Shel Leanne, que conviveu com o ex-presidente americano, apresenta os segredos de liderança exercidos por Obama na Casa Branca.

A obra mostra como a comunicação pode ser utilizada de forma positiva, além de dar dicas de como se comportar perante os liderados e a imprensa, aproveitando sempre a mídia da melhor forma possível.

2. Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Um dos maiores best-sellers quando falamos em táticas financeiras é o livro Pai rico, pai pobre, escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. A obra traz, em forma de parábolas, lições sobre a inteligência financeira e como ela pode ser aplicada nas empresas.

O livro é indicado principalmente para os empreendedores que têm dificuldades em lidar com dinheiro, seja para a aplicação ou recebimento.

3. O segredo de Luísa, de Fernando Dolabela

Ter um plano de negócios bem estruturado é muito importante para o bom andamento de qualquer tipo de negócio. O problema é que nem sempre os empreendedores conseguem assimilar com clareza a forma de elaborar esse planejamento.

Em O segredo de Luísa, o autor Fernando Dolabela apresenta o passo a passo para elaborar um plano de negócios, porém de forma romanceada, contando a história de Luísa, uma jovem estudante de odontologia que deixa tudo para se dedicar ao sonho de empreender, abrindo a sua própria fábrica de goiabada.

4. Comunicação dirigida escrita na empresa, de Cleuza G. Gimenes Cesca

Os meios de comunicação devem ser sempre bem explorados pelas empresas, seja para falar com o público externo, como os clientes e fornecedores ou para o público interno, como os colaboradores da organização. No entanto, para isso, saber escrever corretamente é essencial para a elaboração de e-mails corporativos, por exemplo.

Nesse livro, a professora de relações-públicas Cleuza G. Gimenes Cesca apresenta as formas como a escrita pode ser mais bem aplicada nos mais diversos meios de comunicação empresarial, trazendo ao leitor dicas importantes da gestão da comunicação.

5. Empreendedorismo: o que a Bíblia me ensina sobre negócios, de Jonatha Fernandes

Você pode até não concordar com as pregações religiosas trazidas pela Bíblia, mas o livro sagrado para algumas religiões têm importantes lições sobre empreendedorismo.

No livro Empreendedorismo: o que a Bíblia me ensina sobre negócios, o autor Jonatha Fernandes ilustra as passagens bíblicas e ensinamentos sobre liderança e negócios na obra religiosa.

Gostou das nossas dicas de livros de gestão? Agora é só atualizar a sua biblioteca pessoal e colocar as leituras em dia. E que tal compartilhar este artigo nas suas mídias sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas obras? Assim como as dicas foram úteis para você, também podem ser úteis para os seus amigos!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.