A areia movediça também existe no mundo dos negócios. É aquele momento em que percebemos que não estamos saindo do mesmo lugar. Erramos repetidamente, justamente porque não sabemos aonde estamos errando. “Por que não está dando certo?”. Enquanto isso, o mercado vai engolindo nossa empresa e os concorrentes vão nos deixando para trás. Como saber, então, qual é a melhor estratégia de vendas nesse momento? 

Alguns empreendedores, ao perceber esse buraco, tentam remediar a situação rapidamente. Acabam fazendo pesquisas rasas no Google – como a clássica “como vender mais” – e, quando tentam implementar aquele “manual”, percebem que… está faltando algo a mais. É como tentar colocar um band-aid em uma ferida profunda. Se você não consegue analisar a ferida da sua empresa, entender de onde ela veio, diagnosticar corretamente essa dor, um band-aid pode até piorar a situação. 

Muitas vezes, tudo que sua empresa precisa para decolar é um novo par de olhos e uma nova voz. Vamos te explicar, nesse blog, quais são as melhores maneiras de aplicar uma boa estratégia de vendas para a sua empresa.

Treine sua equipe para aplicar a ciência nas vendas

Ser um bom vendedor requer treinamento e inteligência. Não é só esperar sua vez de falar, você precisa realmente escutar o seu lead. Qual é a dor dele? Como seu produto pode resolver esse contratempo? Se os seus vendedores não sabem a resposta para essas perguntas, você tem um problema bem grande. As pessoas compram produtos para suprir uma necessidade delas, e cada necessidade é diferente. 

Existem muitas metodologias e técnicas de venda por aí, mas não é só pesquisar qualquer uma e usá-la como manual. Cada empresa é diferente. Algumas tem uma equipe menor, outras tem uma equipe maior; algumas têm determinados recursos para o time de vendas, outras têm diferentes recursos; cada uma tem sua lista de valores imprescindíveis a serem passados para o público. 

A consultoria de vendas irá analisar a essência e os diferenciais da sua empresa, irá analisar sua equipe e as suas metas. A partir disso, o treinamento não irá atingir só determinada área do seu negócio – atingirá ele inteiro. Quando toda a sua equipe consegue aplicar a ciência nas vendas; quando todos entendem como uma metodologia de vendas realmente funciona; quando todos absorveram os valores e os diferenciais dos produtos da sua empresa, tudo irá fluir para o seu sucesso. 

 

Estabeleça comunicação entre a área de vendas e a área de marketing 

Se o departamento de vendas e o departamento de marketing estão alheios, sem trocar ideias e unir forças durante o processo de vendas, pode ser o momento de buscar ajuda profissional. 

Nenhuma função, hoje em dia, é uma ilha dentro de uma empresa. A única forma de atingir o sucesso é se as funções forem interligadas. Os departamentos sempre precisam trabalhar cooperativamente para que o cliente ideal seja conquistado. 

Imagine: se o seu time de vendas acha que o seu lead é um tipo de pessoa, e seu time de marketing está produzindo conteúdo para outro tipo de público, o que acontece? A mensagem da sua empresa não será clara, e os leads que chegarem até o time de vendas serão desqualificados. 

Uma consultoria de vendas vai trazer objetividade para a sua equipe, te ajudando a definir um lead ideal e a mapear todo o seu processo de vendas. Assim, todos os seus departamentos irão compreender exatamente em quem devem focar e irão caminhar juntos para o sucesso.

 

Controle seus indicadores de venda

Os indicadores de venda são extremamente importantes para que você entenda onde está errando e onde está acertando. Eles denunciam tudo sobre o seu processo de vendas. 

Infelizmente, não basta só listar todas as métricas e passar o olho para ver se estão “altas ou baixas”. É preciso entender a importância de cada métrica, quais delas você deve priorizar para o seu negócio e como você pode atingir seu objetivo a partir da análise delas.

Uma consultoria de vendas vai te levar a expertise na análise dos indicadores certos para vender muito mais. Assim, você vai utilizar todas as métricas necessárias em sua vantagem.

 

Exagere na criatividade e originalidade das suas ideias

Cada negócio tem seu jeito único e próprio de fazer as coisas. Desde as vendas até o marketing. O problema é quando a empresa se perde em meio a sua concorrência, enfraquecendo sua essência e buscando ideias muito parecidas com outros negócios para fazer sucesso. 

Uma consultoria de vendas pode fazer sua empresa enxergar qual é o seu diferencial, quais são os detalhes que vão despertar a atenção do público e naturalmente desviá-los da sua concorrência. Não são ideias parecidas com as deles. São os detalhes que mais se diferem!

O mercado já está saturado de gente fazendo a mesma coisa. A consultoria de vendas pode trazer pra você a criatividade que faltava para instaurar uma nova abordagem, muito mais inovadora e atrativa do que as empresas que continuam no mesmo clichê.

 

Busque uma consultoria de vendas para descobrir o seu próximo passo

Mesmo se você souber quais são as áreas do seu negócio que precisam crescer, pode ser complicado determinar qual é exatamente o próximo passo. Uma ação muito brusca e sem planejamento adequado pode fazer seu sonho se tornar um pesadelo.

Uma consultoria de vendas irá te ajudar a criar uma estratégia completa, implementar novos procedimentos com segurança e incentivar programas que levem seu negócio adiante – assim, você poderá crescer sem risco de perder tudo que você já traçou até aqui. 

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