Mentoring: o que um mentor pode fazer por sua empresa?

Você conhece o processo de mentoring? É bom estar por dentro deste conceito, pois assim como o coaching, ele pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa, afinal, as mudanças de rota e os altos e baixos ao longo da trajetória fazem parte da história de qualquer empresa ou profissional.

O mentoring é uma prática de orientação e desenvolvimento profissional que consiste em uma pessoa mais experiente – um mentor – passar seus conhecimentos de carreira, comportamento e negócios para uma empresa ou um profissional.

O processo vai além de uma consultoria porque não tem o objetivo de apontar a melhor solução para um determinado conflito. O objetivo do mentor é ser uma espécie de guia, um guru, que dá ferramentas para que o profissional possa ter, assim como ele, uma carreira de sucesso.

Os mentores são profissionais com longa trajetória, grande experiência e muitas histórias de sucesso na bagagem e os aprendizes são profissionais de destaque, que estão em crescimento na carreira e buscam mais do que uma orientação, uma inspiração – já que o mentoring contempla aspectos comportamentais e pessoais. Descubra, no post de hoje, o que um mentor pode fazer pela sua empresa!

Como funciona o mentoring?

De acordo com a necessidade da sua empresa, você pode contar com um mentor interno – um CEO que vai se aposentar, por exemplo, e que pode treinar um sucessor ou um executivo que subiu de cargo e agora orienta seu substituto. Nestes casos, o benefício do mentoring não é só para o aprendiz. O mentor também fica motivado ao ver que está desenvolvendo outra pessoa e contribuindo para o sucesso da companhia no futuro.

Outra opção, muito utilizada pelas empresas, é a contratação de um mentor externo para a prática de desenvolvimento de carreira. Para estes casos, a atuação do mentor costuma ser mais ampla, já que ele tem o direcionamento para as metas da empresa e não apenas os objetivos individuais dos profissionais.

Quais soluções o mentor pode trazer para a sua empresa?

Contribuição com um toque pessoal no direcionamento dos profissionais

Não existe um roteiro ou uma metodologia específica para o mentoring – diferente do que ocorre no coaching. Aqui, o que conta é a própria vivência do mentor no ambiente corporativo, seus anos de experiência e a bagagem que ele adquiriu.

Por isso, os profissionais que contam com este apoio têm acesso a uma riqueza maior de orientações, que vêm no mesmo pacote que as dicas pessoais. Aquele “toque” na carreira que às vezes é o que falta para alguém deslanchar.

Maior clareza sobre os objetivos da empresa

Como, muitas vezes, já esteve nos dois lados do balcão, o mentor tem uma visão mais ampla e clara sobre as metas e os desafios empresariais – diferente de alguém focado apenas no crescimento individual. Ele entende tanto as necessidades da empresa quanto os anseios dos profissionais. E, considerando todos os aspectos, consegue chegar às melhores soluções.

Aumento da curva de aprendizado

Claro, o principal ganho é a transferência de conhecimento. Os cabelos brancos contam e muito na hora de passar o know-how para quem está começando na empresa ou em um cargo, assim, o conhecimento da companhia não fica estagnado e passa a ter mais valor.

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