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Mercado: você realmente conhece o seu?

Um empreendimento pode surgir de diversos pontos. Muitas vezes, da ideia de um produto ou serviço, ou em outras situações, da demanda de um público. Para ambos os casos, há algo essencial que precisa ser entendido: Qual é o mercado?

 

Dar início a um negócio sem uma boa pesquisa de mercado é um ponto bastante negativo e isso pode impactar diretamente no sucesso ou não do empreendimento.

 

Algumas pessoas tendem a confundir mercado com clientes ou clientes em potencial. Esses são elementos que compõem o mercado, mas há muito mais envolvido.

 

O mercado pode ser entendido como o espaço social sobre o qual a oferta e a demanda atuam. Esse espaço é marcado por operações de compra e venda, concorrência, tipos de cliente, oportunidades e ameaças.

 

Portanto, conhecer o seu mercado é entender sobre seus clientes e mais do que isso, um pouco de tudo o que os cerca.

 

A seguir, alguns pontos importantes sobre mercado que todo empreendedor ou gestor precisa ter conhecimento:

 

1- Conheça seus concorrentes

 

Identificar seus concorrentes e qual o perfil de cada um deles é um passo importante para entender o seu mercado.

 

Por meio disso, é possível aprender mais sobre como o mercado opera. Pela análise do comportamento dos concorrentes, como reagem às oportunidades, quais são as fraquezas e os pontos fortes, você pode construir vantagem competitiva. 

 

Quando se fala em vantagem competitiva, não se trata apenas de menor preço, mas sim do melhor produto ou serviço pelo preço adequado.

 

A concorrência é um elemento fundamental, pois impulsiona o mercado e faz com que ele continue em movimento. A sempre algo a ser observado e melhorado.

 

2- Entenda seus clientes 

 

Também chamado de mercado consumidor, os clientes são parte fundamental do sucesso de um negócio.

 

Os clientes ativos são aqueles que estão constantemente adquirindo produtos ou serviços, se mantém em contato com a empresa e demonstram interesse sobre o que é ofertado.

 

Os clientes inativos são aqueles que não estão presentes nas transações de compra e venda e não reagem às tentativas da empresa de trazê-los de volta ao ciclo de transações.

 

Clientes potenciais são os que apresentam possível aquisição ao seu negócio, possuem condições de compra e seu produto ou serviço é algo que poderia fazer parte do consumo deles.

 

Suas estratégias devem ter enfoque em manter os clientes ativos, transformar os clientes potenciais em clientes ativos e desenvolver métodos para que os clientes inativos retornem ao mercado.

 

3- Pesquisa de mercado, a simplificação de tudo

 

A pesquisa de mercado é uma investigação detalhada para entender o seu mercado. Os resultados dela são dados precisos que podem te auxiliar a entender o seu mercado por completo. 

 

As informações obtidas por meio da pesquisa de mercado servem como base para a tomada de decisão e otimização do seu negócio. Mas como? Ela possibilita entender o que deve ser melhorado no produto, no marketing e nas vendas.

 

Além disso, a identificação de pontos fracos do mercado pode mostrar com antecedência quais passos não devem ser dados, o que evita frustrações e investimento incerto. Por outro lado, é possível visualizar e construir oportunidades.

 

Seja na forma qualitativa ou quantitativa, uma pesquisa de mercado completa deve apresentar análise da concorrência, identificação dos tipos de cliente, dados de experiência e opinião de gestores e colaboradores.

 

Desde o microempreendedor individual à empresa de grande porte, a pesquisa de mercado é uma ferramenta indispensável na construção e no desenvolvimento de um negócio. 

 

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