S — Specific, ou específica

Para ter uma meta inteligente é preciso que tenha os objetivos explícitos de forma clara e específica, para que as metas consigam atingir alto nível de impacto.
Para conseguir definir uma meta específica ela deve responder todas as seguintes perguntas:

O que alcançar com essa meta?
Quem são os responsáveis por ela?
Onde essas ações serão realizadas?

M — Measurable, ou mensurável

Uma meta deve ser medida, pois sem isso não é capaz de ser mensurável em qualquer estratégia.
As perguntas a serem respondidas são:

Qual resultado é esperado?
Em quanto tempo será alcançado?

A — Attainable ou atingível

É indispensável que as metas sejam baseadas na realidade da empresa e do mercado atual. Para que uma meta possa ser atingível. Quando uma meta não é atingível ela pode acabar desmotivando e gerando frustração para toda a equipe.

Aqui as questões a serem respondidas são:

Com base no histórico e com ponto de vista financeiro, a meta é possível de se realizar?
A partir da opinião dos colaboradores e da estrutura, é possível atingir os objetivos?

R — Relevant, ou relevante

Para uma meta ser relevante ela tem que fazer sentido para gestores e equipe. Por conseguinte, toda meta deve ter um impacto nos negócios, quanto mais relevante a meta menos descontentamento em relação às motivações e desinteresse do time haverá.

T — Time based, ou temporal

Ter uma data para começar e para terminar é fundamental para que as metas sejam atingidas como um todo.

Metas são um conjunto de tarefas específicas que devem ser cumpridas em um determinado prazo, como parte de um objetivo maior, com metas, os passos necessários para atingir um objetivo ficam claros e objetivos. As Metas SMART entram e conseguem auxiliar as empresas na hora de definição de metas inteligentes. A sigla Smart vem da união de seus cinco objetivos estratégicos: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Ficou interessado em saber mais detalhes?! 🎯
Leia o artigo na íntegra em nosso blog. Acesse pelo link na bio🚀