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O que é gestão empresarial e como funciona?

Saber administrar de maneira correta o seu negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte, é fundamental para o crescimento e bom funcionamento do mesmo. Isso nada mais é do que fazer uma boa Gestão Empresarial. Organizar todos os setores da sua empresa, de maneira que eles sejam eficientes, integrados e gerem resultado são os principais objetivos dos gestores de um negócio. Saber gerir os ganhos, perdas, delegar e dividir tarefas para seus funcionários e analisar as deficiências da produção, são alguns dos exemplos de gestão mais necessários, neste artigo você vai aprender o que é gestão empresarial.

Atualmente, por conta da acirrada disputa e concorrência entre empresas de pequeno e médio porte, cada vez mais ascendentes no mundo, a gestão correta da sua empresa é um dos pontos-chave para o sucesso. Esse é o principal desafio para o gestor de uma empresa, que necessita vislumbrar seu negócio como uma máquina, que deve estar em constante movimento e revisão para nunca virar morosa e defeituosa para o mercado.

O que é a Gestão Empresarial

Em uma definição mais ampla, a Gestão Empresarial nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações assertivas em uma empresa, através das competências humanas, recursos estruturais e financeiros disponíveis. Orientado por uma política de valores centrais da empresa, o gestor deverá administrar de forma eficiente os recursos, ações, princípios e iniciativas.

O principal objetivo de uma boa gestão é conseguir, através de uma estruturação de todas as áreas, alcançar os objetivos propostos pelo negócio. Além disso, essa boa estrutura estratégica de todos os setores irá proporcionar um crescimento constante para a empresa e a ascensão em relação aos seus concorrentes.

Através dessa ferramenta organizacional é possível formatar todas as ações comerciais e de marketing, as interfaces operacionais, a logística, as parcerias, os recursos humanos, a organização de cargos e funções, entre outros detalhes cruciais para o bom funcionamento da empresa. Para aqueles negócios que fabricam produtos, a gestão também auxilia no controle das compras de matéria-prima, dos fornecedores, evita desperdícios de materiais e ajuda a manter os padrões de produção.

Como começar a aplicar

Para colocar em prática uma gestão empresarial eficiente, os gestores devem primeiro definir as características e demandas do negócio que ainda está em expansão. Como a empresa se porta diante do mercado, como a mesma deve se organizar, como reagirá diante de situações controvérsias, como irá produzir seus serviços e produtos, como a administração será integrada, entre outras questões devem ser levantadas para o início do planejamento estratégico.
A partir desse levantamento e de um plano empresarial estruturado para as demandas da empresa, o gestor deve passar a ficar atento a alguns detalhes para uma boa manutenção desse plano de ação.

Agregar cada vez mais conhecimento é um deles. O gestor deve sempre se atualizar em relação às novidades de mercado, adquirir novos conhecimentos sobre empreendedorismo, gestão de negócios, de gente, entre outros. A partir disso, proporcionar esse conhecimento intelectual para seus funcionários, servirá como um reforço na gestão de forma que todos que atuam na empresa tenham a noção do que precisa ser feito, o porquê e como. Isso nada mais é do que uma gestão do conhecimento, para uma gestão eficiente posterior da empresa.

Além disso, as informações da situação do setor e da empresa também devem ser compartilhadas entre todos constantemente. Estar atento às mudanças de mercado, à posição do ramo no cenário financeiro, e às novas tendências e tecnologias, proporcionarão uma mudança na estratégia nos setores necessários, para que a empresa não fique para trás no mercado de trabalho.

Liderança e bom relacionamento

Um bom relacionamento é o princípio base de uma gestão eficiente. Não basta somente gerir todos os setores de maneira estratégica. São esses personagens que fazem uma empresa crescer e andar pra frente, e estar bem relacionado com todos os setores é uma tarefa importante. Dessa maneira, qualquer tipo de plano de gestão a ser empregado será melhor absorvido e executado pelos funcionários.

Aliado à isso, o papel do gestor deve ser exemplar. O mesmo deve ser democrático, participativo, estar atento às demandas dos setores e deus trabalhadores e comunicar-se constantemente com eles. Além disso, o líder deve estimular o crescimento pessoal dos funcionários para, consequentemente, estimular o de seu negócio.

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Autor: Leonardo Beling
Publicitário, especialista em Planejamento e Gestão de Negócio e Coach, é apaixonado por assuntos ligados a empreendedorismo, inteligência emocional e alta performance. Diretor de Markerting da GGV, semanalmente escreve para o blog GGV e grava vídeos de conteúdo para as redes sociais. Locutor e compositor nas horas vagas.