Para que um negócio cresça é preciso que este se destaque na área em que atua e, ao mesmo tempo, precisa descobrir e desenvolver uma área de mercado ainda não explorada, ou que tenha poucos concorrentes no segmento escolhido. Ao conjunto destas características denomina-se Oportunidade de Mercado.
Muitas micro e pequenas empresas têm sucesso ao explorarem as oportunidades de mercado e vislumbram neste cenário a chance de elevarem seus negócios a outro nível. Porém, o grande dilema das PMEs é como promover o seu crescimento e aproveitar ao máximo as oportunidades de mercado. Veja a seguir os principais pontos que você deve analisar e estudar para fazer com que sua empresa identifique e utilize ao máximo estas oportunidades.
Esteja atento às mudanças
O mercado e os hábitos de consumo mudam consideravelmente dia após dia, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados. Todo este processo gera um movimento sinérgico de mudança e adaptação, onde as empresas que não conseguirem se adequar ao que o novo mercado exige, estarão fadadas a diminuição das suas operações e menor participação no mercado.
Logo, para começar a se preparar para interagir com as oportunidades de mercado, você deve entender que mudanças são necessárias e seu negócio deve acompanhá-las, de modo que, seus processos tenham por objetivo resolver os problemas, necessidades e desejos de um determinado público.
Segmentar o público
Antes de falarmos de nichos de mercado é importante falarmos a respeito de segmentação de público. Isto é necessário, pois, nenhum empreendimento empresarial será capaz de atender de forma efetiva todos os tipos de necessidades de todos os públicos. Percebemos, por exemplo, grandes empresas que dividem suas operações em Unidades de Negócios, justamente por entenderem que uma única organização não é capaz de atender todas as demandas de todos os públicos. Tentar agradar a todos é o mesmo que gerar insatisfação em uma maioria.
Explore um nicho como oportunidade de mercado
As oportunidades de mercado surgem para as micro e pequenas empresas quando estas aprendem a explorar os nichos de mercado, dado que, as que souberem explorar um nicho de forma efetiva, certamente, seus negócios se destacarão dentre as demais do seu mercado.
Mas como as micro e pequenas empresas podem identificar os nichos de mercado para serem os primeiros players naquele segmento? Veja a seguir um método simples que irá lhe ajudar a direcionar seus esforços.
Todo nicho tem origem em uma necessidade, onde, na maioria dos casos, ainda há poucas empresas que desenvolvem suas atividades com base no atendimento destas necessidades. O nicho de mercado é uma pequena segmentação de uma área maior e ao adotar esta visão sua empresa será referência neste segmento. A identificação de um nicho pode ser realizada com apenas 3 perguntas:
• O que?
• Para quem?
• Como?
Veja como exemplo a GGV Consultoria Empresarial tem suas atividades baseadas em atender as necessidades de um nicho específico:
• O que? Consultoria Empresarial;
• Para quem? Micro, pequenas e médias empresas;
• Como? Emprego da tecnologia e educação no processo de análise, diagnóstico, orientação e implantação das melhorias das empresas clientes;
• Resultado: alavancagem das operações e melhores resultados das micro, pequenas e médias empresas por meio da orientação e educação proporcionadas por profissionais especialistas nas atividades das MPEs.
Percebeu que a consultoria é focada em um determinado público e área de atuação? Isto proporciona vantagens para ambos os lados, ou seja, tanto para o cliente quanto para a prestadora de serviços, dado que, a prestadora terá foco no atendimento de um determinado público, e pela perspectiva do cliente, este terá o atendimento de uma prestadora especializada no seu nicho e necessidade.
Ao explorar um nicho, certamente, você estará utilizando de forma plena uma oportunidade de mercado.
Apoio de uma Consultoria Empresarial
Para que sua micro ou pequena empresa utilize ao máximo as oportunidades de mercado é preciso entender que, na maioria dos casos, não é possível realizar isto sozinho. Por isso, ter o apoio de uma empresa de consultoria empresarial é essencial, dado que, esta irá realizar pesquisas de mercado e estudos de viabilidade econômico-financeira para verificar quais oportunidades de mercado estão alinhadas com o seu negócio, bem como irá traçar meios de tornar estas oportunidades algo efetivo e produza bons resultados.
Não deixe passar as oportunidades de mercado.
Lembre-se que as oportunidades de mercado são como as oportunidades da vida pessoal, que se você souber aproveitá-las, certamente, outro virá e se beneficiará delas.
Entenda que novas oportunidades de mercado sempre irão surgir, porém, o que irá diferenciar você dos demais concorrentes é como você percebe e utiliza tais oportunidades.
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