Para chegar a um objetivo, é fundamental saber o que quer. Apesar de saberem disso, alguns profissionais acabam não se atentando como deveriam ao plano de marketing da empresa, responsável por guiar ações e as diferentes fases pelas quais passa a vida de um produto.
Para entender melhor sobre como elaborar corretamente um plano de marketing, convidamos você a ler e adotar este guia com as principais etapas de um plano de marketing. Confira!
1ª etapa: Planejamento
Analisar o mercado, concorrentes e traçar as principais metas que irão levar o seu produto ao sucesso são etapas fundamentais do período de panejamento. Nesta fase primária, muitas pesquisas deverão ser realizadas para que todas as principais informações estejam à mão, especialmente nos momentos críticos – seja na fase de pré-lançamento ou declínio do produto.
1.1 Análise SWOT
A análise SWOT contempla um conjunto de informações que deverão definir os pontos fortes e fracos de uma empresa ou produto, comparando-a com o mercado e definindo ações para situações críticas ou favoráveis. Conhecida também como análise F.O.F.A (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), esta análise deverá traçar o perfil de atuação da empresa, facilitando a direção na tomada de decisões.
Os concorrentes, o perfil do público-alvo e os fatores políticos, sociais, econômicos, culturais e tecnológicos são fundamentais para saber quais as principais ameaças e oportunidades poderão surgir ao seu produto ou negócio.
Assim como esta análise é direcionada para o ambiente externo, deve também ser feita para o ambiente interno da empresa, onde deverão ser verificadas as disponibilidades para os recursos humanos, tecnológicos, de investimentos e a cultura organizacional da empresa.
1.2 Definição do público-alvo
Nesta fase você deverá ter em mente todas as informações do seu produto e qual o público específico ele deverá conquistar. Lembre-se de que o mercado possui diferentes perfis de consumidores e ter a definição do seu alvo é fundamental para um melhor controle de recursos.
Informações sobre dados geográficos, demográficos e comportamentais contemplam as informações sobre o seu público.
1.3 Posicionamento
O posicionamento definirá a personalidade de sua empresa ou produto, como ela se comunica e se comporta e como ela será vista pelo público. Neste ponto, é fundamental a definição de persona, ou seja, para quem se quer falar, o tom verbal e o comportamento da empresa na abordagem e relacionamento do cliente.
Valores culturais, sociais e ambientais devem ser levados em conta nesta definição e ajudarão a determinação da assinatura de marca e da identidade visual da empresa.
1.4 Definição de objetivos e metas
Nesta fase, é necessário definir precisamente o grau de evolução da empresa para períodos precisos. Curto, médio e longo prazos deverão ser analisados, buscando o máximo de precisão nas informações e levando em consideração possíveis períodos de crises do mercado. Análises otimistas, pessimistas e projeção de acordo com a realidade atual deverão ser traçadas para que se estabeleçam as metas e objetivos.
1.5 Composto de Marketing
Formado pelas informações primordiais quando se trata de marketing: preço, promoção, produto, praça e pessoas.
Contempla o ciclo de vida do produto, as definições estratégicas quanto a definição de preço, bem como o local onde o produto será explorado, o ciclo de vida do produto e as características do público-alvo definido.
2ª etapa: Implementação do plano de marketing
Com as devidas etapas anteriores mapeadas e com as informações coletadas é hora de por o plano em ação.
Para isto, tenha em mente os seguintes passos para trabalhar as ações do seu negócio no mercado:
- Ações;
- Período;
- Como;
- Responsável
- Quanto.
Transfira estas informações para uma planilha, defina janelas de tempo e seja fiel ao cronograma estabelecido.
3ª etapa: Avaliação e controle
Mantenha uma avaliação e controle criteriosos sobre o que ocorrerá no processo do plano de marketing. Lembre-se dos objetivos a serem conquistados e das possíveis oportunidades que o mercado apresentar, reajustando o cronograma, se necessário.
Com planejamento, execução e controle, o plano de marketing do seu negócio tem tudo para funcionar de maneira a favorecer os resultados do seu negócio e de modo a gerar mais lucratividade em geral.
Sua empresa já tem um plano de marketing do tipo? Quais são os desafios encarados? Participe!
Comentários
0