fbpx

Saiba como elaborar um plano de marketing completo

Saiba como elaborar um plano de marketing completo

Para chegar a um objetivo, é fundamental saber o que quer. Apesar de saberem disso, alguns profissionais acabam não se atentando como deveriam ao plano de marketing da empresa, responsável por guiar ações e as diferentes fases pelas quais passa a vida de um produto.

Para entender melhor sobre como elaborar corretamente um plano de marketing, convidamos você a ler e adotar este guia com as principais etapas de um plano de marketing. Confira!

1ª etapa: Planejamento

Analisar o mercado, concorrentes e traçar as principais metas que irão levar o seu produto ao sucesso são etapas fundamentais do período de panejamento. Nesta fase primária, muitas pesquisas deverão ser realizadas para que todas as principais informações estejam à mão, especialmente nos momentos críticos – seja na fase de pré-lançamento ou declínio do produto.

1.1 Análise SWOT

A análise SWOT contempla um conjunto de informações que deverão definir os pontos fortes e fracos de uma empresa ou produto, comparando-a com o mercado e definindo ações para situações críticas ou favoráveis. Conhecida também como análise F.O.F.A (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), esta análise deverá traçar o perfil de atuação da empresa, facilitando a direção na tomada de decisões.

Os concorrentes, o perfil do público-alvo e os fatores políticos, sociais, econômicos, culturais e tecnológicos são fundamentais para saber quais as principais ameaças e oportunidades poderão surgir ao seu produto ou negócio.

Assim como esta análise é direcionada para o ambiente externo, deve também ser feita para o ambiente interno da empresa, onde deverão ser verificadas as disponibilidades para os recursos humanos, tecnológicos, de investimentos e a cultura organizacional da empresa.

1.2 Definição do público-alvo

Nesta fase você deverá ter em mente todas as informações do seu produto e qual o público específico ele deverá conquistar. Lembre-se de que o mercado possui diferentes perfis de consumidores e ter a definição do seu alvo é fundamental para um melhor controle de recursos.

Informações sobre dados geográficos, demográficos e comportamentais contemplam as informações sobre o seu público.

1.3 Posicionamento

O posicionamento definirá a personalidade de sua empresa ou produto, como ela se comunica e se comporta e como ela será vista pelo público. Neste ponto, é fundamental a definição de persona, ou seja, para quem se quer falar, o tom verbal e o comportamento da empresa na abordagem e relacionamento do cliente.

Valores culturais, sociais e ambientais devem ser levados em conta nesta definição e ajudarão a determinação da assinatura de marca e da identidade visual da empresa.

1.4 Definição de objetivos e metas

Nesta fase, é necessário definir precisamente o grau de evolução da empresa para períodos precisos. Curto, médio e longo prazos deverão ser analisados, buscando o máximo de precisão nas informações e levando em consideração possíveis períodos de crises do mercado. Análises otimistas, pessimistas e projeção de acordo com a realidade atual deverão ser traçadas para que se estabeleçam as metas e objetivos.

1.5 Composto de Marketing

Formado pelas informações primordiais quando se trata de marketing: preço, promoção, produto, praça e pessoas.

Contempla o ciclo de vida do produto, as definições estratégicas quanto a definição de preço, bem como o local onde o produto será explorado, o ciclo de vida do produto e as características do público-alvo definido.

2ª etapa: Implementação do plano de marketing

Com as devidas etapas anteriores mapeadas e com as informações coletadas é hora de por o plano em ação.

Para isto, tenha em mente os seguintes passos para trabalhar as ações do seu negócio no mercado:

  • Ações;
  • Período;
  • Como;
  • Responsável
  • Quanto.

Transfira estas informações para uma planilha, defina janelas de tempo e seja fiel ao cronograma estabelecido.

3ª etapa: Avaliação e controle

Mantenha uma avaliação e controle criteriosos sobre o que ocorrerá no processo do plano de marketing. Lembre-se dos objetivos a serem conquistados e das possíveis oportunidades que o mercado apresentar, reajustando o cronograma, se necessário.

Com planejamento, execução e controle, o plano de marketing do seu negócio tem tudo para funcionar de maneira a favorecer os resultados do seu negócio e de modo a gerar mais lucratividade em geral.

Sua empresa já tem um plano de marketing do tipo? Quais são os desafios encarados? Participe!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.