O setor empresarial brasileiro pode ter um futuro muito próspero, dada a riqueza de recursos naturais, o crescimento do mercado consumidor e a grande mão de obra disponível, cada vez mais qualificada. Contudo, o empresariado brasileiro também precisa ficar atento a uma série de dificuldades e obstáculos que podem representar grandes desafios na escalada do empreendimento rumo ao sucesso. Então, quais os principais desafios do empreendedor brasileiro?

Tributação

Segundo pesquisas, o Brasil é o 7º país onde mais são cobrados impostos em todo o planeta. As causas dessa altíssima carga tributária são um Estado inchado e ineficiente, má gestão do dinheiro público, o que leva à necessidade de se arrecadar mais recursos, além de corrupção, que acaba por drenar os cofres do Governo e fazer com que empresas e consumidores “paguem a conta”.

Há problema em cobrar impostos, afinal, todo governo faz isso e é parte do processo de extorsão da população. No entanto, espera-se que o dinheiro dos tributos roubados seja retornado à população na forma de investimentos que ajudem as empresas a ter uma melhor performance e a oferecer melhores serviços ao público. Quando isso não acontece, os impostos continuam elevando o custo da produção, e o baixo retorno do dinheiro público em forma de serviços dificulta ainda mais a situação.

Este é um obstáculo particularmente difícil de superar, uma vez que ele não é intrínseco ao empresariado ou ao mercado, e sim ao Estado. Para tentar amenizar a situação, as empresas precisam baixar custos em tudo o que for possível para ainda assim oferecer preços adequados.

Economia

O Brasil passa pela pior crise econômica de sua história e, certamente, o setor empresarial não fica imune a todas estas dificuldades. Com a crise, as empresas demitem; o trabalhador, desempregado, consome menos e contrai dívidas, assim como também fazem as empresas para tentar manter a saúde de seus negócios. Caem lucros, caem investimentos e a situação não é nada boa. Contudo, a crise pode estar nos seus últimos dias. A inflação volta a níveis relativamente saudáveis e, muito em breve, o crescimento do PIB pode voltar a acontecer.

Legislação/burocracia

Não é fácil ser empresário no Brasil. O país como um todo parece ser hostil ao setor empresarial – até mesmo as próprias leis! As leis brasileiras dificultam a contratação, assim como dificultam demissões, o que encarece todos os processos e deixa milhões de trabalhadores brasileiros atuando na informalidade. Os processos devem ser modernizados com modificações na lei, mas, além disso, há burocracia até mesmo em processos do dia a dia como a necessidade de autenticar documentos a todo o momento, ou a morosidade de processos judiciais que podem inviabilizar o correto funcionamento de uma empresa. Este é apenas mais um dos desafios que o empresário brasileiro tem que superar para manter a saúde dos negócios.

Mercado internacional

Enquanto o governo brasileiro parece querer frear o desenvolvimento do setor empreendedor no país, outros países estão fazendo exatamente o contrário. E nesse cenário, o mercado internacional se fortalece enormemente em conseguir oferecer aos consumidores condições e preços melhores para o nosso próprio mercado! O principal obstáculo está na China, que é rica em indústrias de quase todo tipo e consegue produzir com baixos custos.

O que “consola” o empresariado brasileiro é que o governo ao menos toma medidas alfandegárias e de câmbio para proteger o nosso mercado, além do fato do Brasil ser um produtor de minério de ferro e commodities, o que simplesmente não pode ser ignorado. No entanto, da mesma forma que pode ser difícil importar, também pode ser difícil exportar, o que acaba por deixar o empresário em um trade-off: investir no mercado exterior ou local?

Déficit de infraestrutura

Diretamente associado ao mau uso do dinheiro público, o Brasil acaba sendo deficitário em infraestrutura, um recurso que é simplesmente indispensável para todo o setor empresarial e que, quando insuficiente, eleva os custos de produção e, consequentemente, o preço para o consumidor final. Faltam estradas, ferrovias, hidrovias, portos, viadutos, balsas, trens, metrôs, ônibus e muitas outras estruturas de logística e qualidade de produção que facilitariam muito a vida tanto do empresário quanto do trabalhador. Infelizmente, todo o mercado paga o preço do desperdício de recursos públicos, e o empresário tem que jogar todas as suas cartas para ainda assim produzir de forma competitiva.

Falta de credibilidade

Como se não bastassem todos os obstáculos citados até agora, criou-se no Brasil um ambiente de hostilidade e polarização entre empresários e empregados. Esta animosidade é péssima, pois prejudica a imagem dos empresários perante os trabalhadores, diminuindo a produtividade.

Para tentar superar estes obstáculos, o setor empresarial precisa investir nos recursos humanos da empresa e garantir que as condições de trabalho sejam adequadas. Fazer com que a equipe trabalhe satisfeita é uma das fórmulas para se garantir um bom rendimento.

Mudanças tecnológicas

A internet já está no Brasil há mais de vinte anos, mas periodicamente surgem novidades no setor digital que modificam consideravelmente os modelos de gestão e de negócio dentro do mercado brasileiro. Isso não representa necessariamente um obstáculo, uma vez que todos precisam se adaptar, mas não deixa de ser um desafio – afinal, quem não se adapta acaba levando prejuízo. Redes sociais, produtos no modelo do Uber, crowdfunding e outras novidades tecnológicas estão fazendo com que todo mundo pense diferente, incluindo os consumidores, como você verá no próximo item.

Mudanças nos hábitos de consumo

Também foi a internet a responsável pela mudança nos hábitos de consumo da clientela, a qual está cada vez mais bem informada e exigente em relação aos serviços e produtos que consome. O “Consumidor 2.0” pesquisa tudo na internet e sabe exatamente o que quer comprar, nas condições em que quer comprar. O empresariado precisa se adaptar para cativar este cliente com métodos cada vez mais avançados de marketing.

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