Quais as franquias mais rentáveis

Quais as franquias mais rentáveis

Está com um capital guardado para investir e não sabe exatamente no que aplicar seu dinheiro? A nossa dica é que você invista seus recursos comprando e administrando uma franquia. Este tipo de negócio está se mostrando altamente rentável no mercado brasileiro, recompensando boa parte daqueles que decidem por colocar seus recursos neste empreendimento. Se você está pensando em começar uma franquia, veja este texto que preparamos especialmente para você!

 

O que é e como funciona o sistema de franquias?

O Franchising é um modelo de negócio que se apresenta como uma alternativa para que empreendedores – de primeira viagem ou até mesmo mais experientes – possam investir em um tipo de ativo que apresenta menores riscos e é baseado em um tipo de negócio e de modelo de gestão que já são consolidados no mercado.

Desta forma, quando um empreendedor decide adquirir uma franquia, ele compra os direitos de uso da marca, das técnicas, dos produtos e serviços, dos modelos de gestão e de suporte dedicado da franqueadora para poder atuar no mercado oferecendo produtos e serviços de alta qualidade por preços competitivos.

Por que investir em uma franquia é um bom negócio?

O modelo de franchising tem se mostrado um bom negócio no Brasil. Em nosso mercado, altamente regulado e com altas tributações, o risco que os empreendedores naturalmente enfrentam se torna ainda maior, deixando o ambiente do mercado altamente hostil. Sendo assim, o modelo de franquias se apresenta como uma boa alternativa que minimiza estes riscos e pode trazer grandes oportunidades para empreendedores de pequeno, médio e grande porte financeiro.

Naturalmente, quando se reduz o risco de um negócio, as probabilidades de lucro também caem. Mas o mercado brasileiro tem mostrado que vale a pena sacrificar uma pequena parte de seu lucro em prol da segurança e da robustez de um negócio que tem tudo para dar mais certo do que caminhar com as próprias pernas.

O uso de uma marca consolidada, os treinamentos, as técnicas, o suporte e a consultoria oferecida pelas marcas franqueadoras se mostram um diferencial para o sucesso do negócios, e os royalties pagos nem sempre têm grande impacto sobre o faturamento, como você poderá ver nos exemplos a seguir.

As franquias mais rentáveis do mercado

Mc Donald’s
Você certamente já deve ter ouvido falar no Mc Donald’s. Os Arcos Dourados estão presentes como franquia no mercado brasileiro desde 1979, e já possuem mais de 1200 restaurantes em território nacional. Eles apresentam uma altíssima rentabilidade, pois é um negócio extremamente popular; entretanto, isso tem um custo: R$ 1 milhão para adquirir o uso da marca. Além disso, existem exigências em relação ao tamanho da cidade, o ponto comercial (imóvel, sua localização, condições e etc), a quantidade mínima de consumo, entre outros indicadores.

Por mais que custe caro, se você tem uma boa quantidade de dinheiro para investir, é um ótimo negócio. No último ano, a franquia registrou um faturamento de quase 4 bilhões de reais no Brasil. É muito dinheiro!

Venda de Roupas: A Hering é um bom negócio!

A Hering segue um modelo de negócio que segue a história de várias empresas em todo o Brasil: abrir suas portas como um negócio nacional, e após um bom tempo de consolidação e atuação tradicional no mercado, abrir suas portas para empreendedores franqueados. Sendo assim, a marca de roupas Hering, originária de Santa Catarina ainda em 1880, abriu suas portas para as franquias mais de 100 anos depois, em 1993.

Hoje em dia, para um empreendedor ter uma loja com a marca da Companhia Hering, ele precisa desembolsar cerca de R$ 70 mil, mais marketing inaugural de R$ 10 mil e ainda um estoque inicial de R$ 150 mil. É importante ele ter também cerca de R$ 150 mil em capital de giro.

Lavanderias rápidas: a Franquia 5 à Sec

Este é outros dos empreendimentos que já está presente em boa parte das médias e grandes cidades brasileiras: as lavanderias 5 à Sec. Este segmento faz parte de um setor “não convencional” das franquias, mas a inovação também é uma marca registrada do franchising: ganhar dinheiro e criar grandes marcas com negócios não-óbvios.

Para ter uma franquia 5 à Sec, o empreendedor precisa desembolsar cerca de R$ 500 mil como investimento inicial total. Estima-se que o faturamento mensal pode girar em torno de R$ 40 mil, com baixa oscilação. A franquia atua no Brasil desde a década de 1960, e já conta com mais de 450 unidades em todo o país.

Havaianas

As Havaianas são a líder inquestionável do mercado brasileiro quando falamos em sandálias de dedo. O produto da marca é simples, tradicional, popular, eficiente e extremamente vendável: todo mundo tem uma sandália Havaiana.

Mais recentemente, além de distribuir seus produtos em um modelo tradicional de comércio, as Havaianas também criaram uma franquia para que os empreendedores pudessem vender as sandálias da marca. O diferencial está na possibilidade de customização e as centenas de modelos disponíveis apenas nestas lojas. O investimento inicial para se ter uma loja Havaianas é de cerca de R$ 400 mil, e o faturamento mensal médio é estimado em R$ 80 mil.