Quando há o interesse em investir num novo negócio, há muitas dúvidas sobre montar uma nova proposta ou apostar em algo que já faz sucesso e está bem estabelecido no mercado, que são as franquias.
Mesmo não sendo perfeitas, sem dúvida as franquias parecem ser a opção menos arriscada, já que passaram pelos processos de adaptação ao mercado e foram bem sucedidas. Hoje, o sistema de franquias está muito bem estabelecido no país, dando apoio legal e estrutural ao investidor, sendo ainda a forma mais segura de se obter lucro, mesmo quando não há experiência em negócios. Mas muitas perguntas norteiam os investidores, que precisam sentir o máximo de segurança sobre esse tipo de modelo de negócio, para fazer a escolha certa.
As principais questões de ter uma franquia é sobre a limitação de inovação, a não possibilidade de escolher o ponto e a falta de flexibilidade sobre as decisões do negócio. Mas as múltiplas vantagens podem superar esses temores e trazer boas oportunidades.
Sobre expansão do negócio: quando a franquia contratada foi bem sucedida, as opções são investir em outros pontos da mesma franquia ou até mesmo optar por outras especialidades. Para um bom investidor e com um olhar realista de que a franquia pode ser uma estratégia de expansão de negócios a partir do acesso ao mercado e consumidores, ele consegue alcançar um patamar de lucro especial e diferenciado.
É importante saber que uma franquia bem estabelecida no mercado passa todas as informações e previsões do negócio, antes mesmo que ele seja efetivado. O investidor já sabe quanto deve investir, o valor das luvas, os custos para estruturação física do negócio, valores de capital de giro, quantidade e especialização de funcionários e o tempo de retorno do investimento. Se tudo não for discriminado de forma clara e ponto a ponto, é melhor procurar outra franquia para investir, já que não há mágica e o franqueado não faz parte de um teste de mercado e sim de mais uma expansão da marca.
Quando o franqueado segue todos os trâmites da operação, ele consegue usufruir das vantagens oferecidas pelo franqueador.
Vantagens de ter uma franquia
Quando o foco é seguir a risca todos os procedimentos oferecidos pela franquia, as vantagens são múltiplas como:
A Marca Franqueadora
Começar um negócio do nada é abraçar um grande risco, onde todas as possibilidades de dar errado podem se tornar real. É preciso manter uma ótima estrutura, qualidade no produto oferecido e marketing eficiente para posicionar a marca no mercado e criar uma confiança com o consumidor.
Mas quando já existe uma marca com credibilidade no mercado e se adquire a franquia de um nome já estabelecido, o investidor já começa com a segurança de aceitação do consumidor. Isso porque o produto já passou por testes, pesquisas e foi aprovado pelo consumidor, resumindo o risco de rejeição para quase zero.
Há ainda a facilidade de uma carteira ampla e estruturada de fornecedores, onde já há uma boa relação com pedidos, prazos e descontos.
Apoio do Franqueado
O investidor não está sozinho nessa empreitada e pode contar com toda a estrutura e apoio do franqueador. Isso significa uma estrutura arquitetônica e mobiliária já testada e aprovada, treinamento ao empresário em como gerir da empresa da melhor forma, até mesmo software de gestão empresarial.
Todo franqueado recebe um Manual da Franquia com o passo a passo para se colocar o negócio em pé e mantê-lo em pleno desenvolvimento.
Com o apoio da franquia, o franqueado pode ter mais flexibilidade nas negociações da escolha e contratação do ponto de venda, dos insumos e mobiliários, aproveitando a boa reputação da marca.
Planejamento
Embora uma franquia tenha a mesma estrutura entre as filiais, cada uma precisa de um planejamento adequado, pensando na área de instalação e o novo público que irá absorver.
A falta de planejamento é a principal ruína dos investimentos, logo no início do empreendimento. Não saber planejar os custos para instalação da nova unidade, quanto é necessário para o capital de giro, manutenção do estoque entre outros, podem ser organizados com a ajuda do franqueador, que também apresenta o tempo médio de retorno do investimento logo no começo das negociações, para que tudo fique bem claro.
Aspectos Jurídicos
As franquias possuem uma legislação própria, que estabelece as responsabilidades com detalhes, tanto do franqueado quanto do franqueador. Dessa forma, o investidor pode ter a certeza legal de que terá toda a estrutura e experiência da marca, sem discriminação entre as lojas.
A lei garante também que o franqueado receba todas as informações e condições para manter os mesmos padrões da franquia, assim como o franqueador pode controlar com rigor os procedimentos operacionais, a identidade visual e qualidade do produto oferecido para manter o mesmo padrão da marca.
Poder de Compra
Uma empresa nova precisa pesquisar e conquistar novos fornecedores, para montar sua rede. Em geral, esse processo demora e pode causar prejuízos.
Já com uma franquia, há uma carta de fornecedores que já foram avaliados e possuem boas negociações a oferecer. E à medida que a franquia vai se desenvolvendo, ela aumenta seu poder de negociação, suas vantagens promocionais, potencializando os resultados.
Troca de Conhecimento
Quanto mais a marca é reconhecida no mercado e tem boa reputação, melhor será para seus franqueados. E essa necessidade de desenvolvimento, como é coletiva, pode gerar um ótimo contato com outros franqueados.
Mesmo que o sistema de franquias seja promissor e bem estruturado, ainda assim apresentam desafios como qualquer negócio. Uma boa interação permite a troca de conhecimentos, onde as boas experiências podem ser difundidas e fazer com que todas as franquias fiquem mais competitivas e possam ajudar os iniciantes.
Marketing
Com a marca já estruturada e devidamente trabalhada nas mídias, o investidor não deve se preocupar inicialmente com o marketing. A empresa oferece um trabalho bem planejado, com aporte de pesquisas constantes e análises dos concorrentes, para que seja feito o melhor direcionamento.
A partir disso, as outras franquias podem também aproveitar a linha de marketing e reforçar suas campanhas em mídias regionais e locais.
Franquia GGV
Você já esta decidido em abrir uma franquia? Gosta da ideia de trabalhar com consultoria ou tem experiência da área? A franquia da GGV Consultoria Empresarial é uma excelente opção para você. No modelo de negócio desenvolvido, o franqueado não paga royalties fixo e deixa para franqueadora executar as principais atividades operacionais do negócios, enquanto ele foca na área estratégica da sua unidade. Venha conhecer e fazer parte do time GGV, que se tornará em breve, a maior empresa de consultoria franqueadora do Brasil.
Veja mais informações, clicando aqui: www.franquiaggv.com.br
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