“Tempo é dinheiro”, logo, gerenciar seu tempo é ganhar mais dinheiro.
Este famoso ditado popular tem tanto a dizer em praticamente apenas duas palavras, não é mesmo?
E você, gestor, que está em uma corrida contra o tempo, que vê os dias passando, deve estar se perguntando: Será que vou conseguir pagar as contas? Vou bater minhas metas? Vou ter minha empresa “redonda”?
São essas e muitas outras interrogações que nos fazem buscar porque isso tem acontecido, o porquê cada vez mais gestores tem passado os dias “apagando fogo” e se distanciado do almejado sonho de quando iniciou o negocio.
Na atual era da tecnologia as informações são em tempo real, o “time is money”, ou seja, tempo é dinheiro, e cada vez mais isso é posto à prova, em razão de que devemos produzir com maior eficiência, para conseguir ser competitivo. E caso o mesmo seja ” deixado de lado” pode acarretar a diferença do sucesso para fracasso.
Mas você deve estar se perguntando ainda: Como isso é possível gerir melhor o tempo se eu não tenho recursos financeiros e humanos para tanto?
Calma! Retomando um ditado popular “tempo é questão de prioridade, quem planeja tem futuro, que não planeja tem destino!” Você está sabendo priorizar as ações que trazem retorno, está conseguindo listar as atividades, delegar responsáveis e prazos para que elas aconteçam? Planejamento é o passo inicial para gerenciar de forma assertiva o tempo e deixar com que ele trabalhe a seu favor.
Dessa forma, listamos seis palavras chaves para se obter sucesso de gestão de tempo e como desenvolve-las, sendo elas:
1 – Estabeleça metas
Definir metas claras de curto, médio e longo prazo é o primeiro passo para começar, quem não sabe onde quer chegar não chega em lugar algum ou qualquer lugar serve, então tenha metas claras e que elas estejam bem alinhadas com todos os envolvidos na execução.
2 – Descreva as atividades
É o segundo passo para atingir seus objetivos, delegando responsáveis e data início e fim para execução de cada atividade.
3 – Controle
Pode ser feito através de reuniões de alinhamento semanalmente com todos os envolvidos na execução das atividades, de forma que finalize a reunião sabendo o andamento e até mesmo necessidades a serem ajustadas. Pois, diferente da ciência exata, as ciências humanas devem estar em constante adaptação ao ambiente dinâmico que vivem as organizações.
4 – Mensure
Destaque qual percentual já foi atingido e se está tudo proporcionalmente adequado ao tempo de execução, utilizando indicadores como BSC para saber se alcançou o resultado esperado.
5 – Crie o hábito
Fazer com que esse controle e mensuração virem hábitos na cultura da empresa.
6 – Melhoria contínua
Buscar o constante aperfeiçoamento das formas/metodologias para execução das mesmas.
Estas dicas não podem ficar no âmbito do discurso. Sua implantação tampouco é imediata, mas colocá-las no horizonte de uma organização é fundamental para que elas norteiem o planejamento, e logo, o futuro. Trabalhe o tempo a seu favor e no final vai poder dizer: “o melhor remédio é o tempo”.
Pensando nisso e em tantas outras dúvidas que surgem ao longo da trajetória de um empreendimento, nós dá GGV Consultoria Empresarial estamos dispostos a ajudá-lo da melhor maneira, auxiliando na tomada de decisão, direcionado seus esforços e investimentos, sendo realmente um braço estratégico, ou seja, a ponte entre o desejo e o sucesso.
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