fbpx

Valuation e assessoria na sucessão de negócios – como a GGV pode te ajudar?

Quanto vale o seu negócio e quais são os seus planos a longo prazo? Essas são questões que todo empresário enfrentará em algum momento. Os donos de empresas investem muitos anos de tempo, energia e fundos pessoais para construir um negócio. 

 

O planejamento de sua saída costuma ser uma das coisas mais difíceis que um empresário deve fazer. Contemplar o negócio que você construiu ou ajudou a desenvolver sem você é complexo, difícil e emocionalmente desafiador. 

 

Quando o planejamento da sucessão é executado de maneira adequada, ele permite a transição ordenada da administração, ao mesmo tempo que protege o proprietário que está saindo do escritório profissionalmente, emocionalmente e financeiramente.

 

Por que o valuation é essencial para o seu negócio?

 

Se você vem construindo seu negócio há muitos anos, pode não ter ideia de quanto vale hoje. Você pode ter começado com uma quantidade relativamente pequena de capital e expandido continuamente quando tinha fundos excedentes ou oportunidades atraentes.

 

Sem uma avaliação de negócios, pode ser difícil saber como abordar seu plano de sucessão porque:

 

  • Você pode não ter clareza sobre se o seu negócio é valioso para terceiros ou o que você poderia oferecer a um sucessor que atualmente está trabalhando para a empresa.

 

  • Sem uma avaliação formal, você pode subestimar ou superestimar o valor do seu negócio, e qualquer uma dessas situações pode causar problemas.

 

  • A avaliação não apenas pode fornecer uma estimativa de quanto seu negócio vale hoje, mas também pode ajudá-lo a entender de onde vem esse valor.

 

Talvez sua empresa seja boa em gerar fluxo de caixa ou talvez seja um excelente veículo fiscal. Ao compreender onde está o valor do seu negócio, você pode abordar sua sucessão estrategicamente.

 

A valuation possibilita uma sucessão tranquila

 

Em muitos casos, o valor de uma empresa é derivado dos esforços de alguns funcionários-chave e, se esses funcionários saírem quando o proprietário da empresa se aposentar, grande parte do valor se foi. Essa situação pode ser evitada com um plano de sucessão cuidadoso que leve esses fatores em consideração.

 

Vender para a gerência principal pode ser uma opção para alguns proprietários de empresas, mas transferir a propriedade para membros da família também pode fazer sentido. Alguns proprietários de empresas, ao saber que seus negócios ganharam muito valor ao longo dos anos, decidem vender para terceiros independentes.

 

Mas sem uma avaliação de negócios, é difícil tomar decisões informadas sobre a sucessão. Com uma avaliação abrangente, no entanto, você tem informações úteis para basear seus planos futuros. 

 

Preparando-se para a sucessão dos negócios e maximizando valores

 

A primeira etapa é determinar o valor realista do negócio. Isso é realizado por meio de uma avaliação realizada no estado em que se encontra e de forma contínua do negócio. 

 

Alguns proprietários podem querer determinar o valor anual do negócio por motivos legais, como um contrato de compra/venda, e outros podem querer ser atualizados conforme desejado para controlar o valor de sua propriedade.

 

A maneira mais simples e econômica de determinar o valor do negócio é contratar um especialista em avaliação para realizar um trabalho de cálculo de valor – como a GGV Inteligência em Vendas. 

 

Nosso cálculo utiliza uma metodologia de avaliação dos principais direcionadores de valor para o negócio. Isso pode ajudar o proprietário a determinar maneiras de aumentar o valor do negócio antes de decidir transferir a propriedade!

 

Os donos de negócios também podem usar as informações para ajudar a determinar o melhor tipo de transação para suas necessidades econômicas.

 

Quer saber mais sobre os nossos serviços? 

Veja nossa página e os nossos artigos de blog! 

 



Deixe uma resposta