Quer investir em um novo projeto, mas anda inseguro por conta dos desafios e incertezas?

Não fique nervoso! Separamos 6 empresas que começaram do nada, comandadas por empreendedores que foram na cara e na coragem e, hoje, são referência mundial em seus setores.

Abordaremos os diferenciais de cada uma delas, como elas conquistaram mais clientes e aumentaram em muito seu lucro!

Confira!


1. Amazon, de Jeff Bezos

Nascido em Albuquerque, Novo México, Jeffrey Bezos foi criado em Houston, Texas. Iniciou a sua carreira na adolescência, quando trabalhou na chapa de um McDonald’s durante o verão.

Anos depois, em 1994, Jeff Bezos decidiu largar um ótimo emprego que tinha em Wall Street e se mudou para Seattle. Ao perceber o potencial da internet para mudar completamente o mundo dos negócios, fundou a Amazon na garagem de sua casa que ficava, estrategicamente, bem perto de uma grande distribuidora de livros.

A ideia do empreendedor era criar ecommerce de livros. Hoje, mais de 20 anos depois, a Amazon é a maior livraria online do mundo, a empresa – com o passar do tempo – expandiu seu leque de produtos e serviços, valendo em torno de 1,45 trilhão de dólares.

Com o crescente sucesso de sua empresa e o estrondoso aumento no número de clientes ao redor do mundo. O fundador e CEO da Amazon tem uma trajetória inspiradora para muitos empreendedores!

 

2. Sony, de Akio Morita e Masaru Ibuka

Logo após a Segunda Guerra, Akio Morita e Masaru Ibuka decidiram investir em um dos armazéns bombardeados de Tóquio para começar seu negócio.

Investiram, na época, cerca de US$ 1.793,00 e contavam com 20 funcionários. Não tinham maquinário e contavam apenas com seus conhecimentos de engenharia.

A evolução do projeto aconteceu quando Morita conseguiu firmar parceria com a Bell Laboratories e sua pequena empresa começou a fabricar transistores para a companhia americana. A partir daí, a Sony desenvolveu o primeiro rádio transistorizado do Japão!

Sempre com foco em inovação e criatividade, em 1979 Morita lançou o primeiro walkman do mundo. Apesar das pesquisas indicarem que as pessoas não queriam um “radinho” com fone de ouvido, o empreendedor mudou o panorama e levou milhões de pessoas a acreditarem que não podiam mais viver sem o seu aparelho.

Hoje, a Sony conta com uma infinidade de produtos em seu portfólio e é uma grande referência em tecnologia.

 

3. HP, de Bill Hewlett e Dave Packard

Símbolo do Vale do Silício, a HP teve início em 1938.
Hewlett e Packard eram amigos que, encorajados por um professor, juntaram US$500 e fundaram a HP na garagem de casa. 

Durante o primeiro ano, eles utilizavam osciladores de áudio para testar equipamentos de som e chegaram a ter a Disney como cliente.

Depois da segunda guerra, a empresa decolou e começou a produzir radares e até componentes para armas!

Em 1957, abriram capital e, em 1959 se tornaram uma empresa internacional, sempre expandindo o leque de produtos.

Em 1968, a HP se torna B2C e lança sua primeira calculadora científica. Em 1981, lança a icônica 10C, que é o modelo padrão utilizado em finanças até hoje.

Mais pra frente, a marca revolucionou o mercado de impressoras com a laserjet e, nos anos 2000, a HP começou a produzir eletrônicos como notebooks, computadores e celulares.

Hoje, a empresa conta com diversas linhas de equipamentos de ponta e é referência em tecnologia e inovação em todo o mundo!

 

4. Harley Davidson, de Arthur Davidson e William S. Harley

William S. Harley e Arthur Davidson eram jovens amigos em 1903, que – na vontade de se locomover mais rápido – colocaram um motor em uma bicicleta.

Em 1907, a marca passou a ser mais conhecida após Walter Davidson ter vencido uma famosa corrida de resistência. Apenas 10 anos depois, a Harley começou a enviar motos para as tropas americanas na Primeira Guerra e abriu o que, na época, era a maior fábrica de motos no mundo.

Em 1965, a empresa abriu capital e, na década de 70 produziu alguns de seus modelos mais icônicos, como a Low Rider, a Softail e a Fat Boy.

Atualmente, a Harley Davidson é a maior montadora de motocicletas dos EUA e tem uma receita de mais de 5 bilhões de dólares ao ano.

A história é longa e árdua, mas a vida de todo empreendedor é assim. O importante é saber que, com persistência, você chega lá!

 

5. PayPal, de Peter Thiel e Max Levchin

Em 1998, os jovens Max Levchin, Luke Nosek, Ken Howery e Peter Thiel fundaram a Confinity, uma empresa que tinha como negócio um serviço de transferência monetária digital, o que era extremamente inovador na época. O nome do serviço? Paypal.

Em janeiro do ano seguinte, Elon Musk fundou a X.com, outra marca com o mesmo intuito que a Confinity.

Pouco tempo depois, em 2000, as duas empresas fazem uma fusão e abrem capital, sob o nome de X.com. Para se ter uma ideia da adesão do serviço, a empresa chegou a ter um aumento de 10% na base de usuários por dia!

Após atritos entre os fundadores das duas empresas e a saída de alguns membros (como Elon Musk), a empresa foi rebatizada, se tornando o Paypal, como a conhecemos hoje.

Em 2002, a empresa foi comprada pelo eBay. De lá pra cá, compraram diversas outras empresas de soluções monetárias digitais e são a maior do seu segmento atualmente.

Hoje, o Paypal tem mais de 227 milhões de contas ativas no mundo e está presente em 200 países diferentes.

Essa trajetória nos mostra o poder da inovação no mundo dos negócios e o valor da conveniência e agilidade para o público.

Tenha isso em mente ao tomar suas próximas decisões!

 

6. SpaceX, de Elon Musk

California, 2001. Elon Musk conceituou o Mars Oasis, um projeto para pousar uma estufa experimental em miniatura e cultivar plantas em Marte. Ele anunciou que o projeto seria o mais longe que a vida humana já viajou, em uma tentativa de aumentar o orçamento da NASA. Entretanto, voltou para casa de mãos vazias.

Logo ele percebeu que poderia abrir uma empresa que pudesse construir foguetes acessíveis.

No início de 2002, Musk começou a procurar pessoas para sua nova empresa espacial. Musk abordou o engenheiro de foguetes Tom Mueller e assim nasceu a SpaceX.

A SpaceX foi inicialmente sediada em um depósito em El Segundo, Califórnia. Em novembro de 2005, a empresa já tinha 160 funcionários.

As principais conquistas da SpaceX são a reutilização de veículos de lançamento da classe orbital e a redução de custos na indústria de lançamentos espaciais. Hoje em dia a sua receita é de US$ 2 bilhões e muitas de suas conquistas também são consideradas inéditas para uma empresa privada.

Por isso, não se esqueça de se diferenciar dos seus concorrentes e gerar valor para o seu público. Não basta sanar uma dor. É importante fazer isso de forma única.

Gostou deste artigo? Então comente aqui no post quais são os seus desafios atuais, seus objetivos e o como pretende se inspirar nestas grandes histórias de sucesso!