Programa de metas: aprenda a elaborar um para os seus colaboradores

Você, enquanto empresário, certamente quer sempre mais. Quer crescer, evoluir, expandir seus negócios e ganhar mais dinheiro, certo? Com quem trabalha na sua empresa, é exatamente assim! Neste texto, você entenderá um pouco mais sobre a importância de implantar o programa de metas e incentivo aos seus colaboradores, além de algumas sugestões de como criar estes programas com sucesso em seu empreendimento.

Gestão de pessoal é com a GGV Consultoria. Acesse e conheça nossas soluções!

Por que colocar metas?

As pessoas trabalham melhor se souberem para onde estão indo. Já está comprovado que um colaborador poderá render muito mais se ele tem um norte para se orientar, em suma, uma meta a bater. Estas metas não podem ficar apenas na base do “vamos lá!”, mas sim, uma meta bem definida, com prazos, condições, padrões de procedimento e reconhecimento quando a meta é batida!

Não se trata de “deixar a meta aberta e dobrar a meta”, como disse uma certa ex-chefe de Estado, mas sim, de estudar todas as condições de produção da empresa, o mercado, as circunstâncias da economia e estabelecer uma meta desafiadora, porém tangível. Sua meta não pode ser sonhadora, mas também não deve ser fácil de atingir. Afinal, para que sua empresa possa ter bons resultados, ela precisa estar sempre em crescimento.

É importantíssimo estabelecer também uma boa política de comunicação interna para estar sempre em sintonia com os colaboradores e sempre esclarecer a eles quais as metas a se bater, e os caminhos para chegar lá. Não apenas cobranças e pressões, já corriqueiras da rotina da vida profissional, mas também aconselhamento e orientações muito bem elaboradas.

Como se atingir metas?

Entretanto, é sabido também por todos que “as pessoas reagem a estímulos”. Para que seus colaboradores se esforcem para sempre ter a melhor performance e bater todas as metas estabelecidas, é importante também reconhecer as melhorias e evoluções de sua equipe. Existem várias formas de se fazer isso, e você conhecerá algumas delas nos próximos parágrafos.

Bonificações em dinheiro

Este tipo de incentivo é bastante simples e tem funcionamento lógico. Resumidamente: se o colaborador atinge a meta estabelecida, ele ganhará uma bonificação em dinheiro no fim do mês. Especialmente em tempos de crise, em que profissionais chegam a trabalhar em dois ou mais empregos para se complementar renda, um pequeno incentivo financeiro sempre será muito bem aceito – com o respectivo esforço para ser conquistado.

Recompensas aos melhores funcionário

Esta é uma maneira também muito comum e simples de se incentivar seus colaboradores a render mais. Basicamente, dentro do programa de metas, os melhores profissionais terão vantagens e mais facilidades como recompensa por seus bons resultados. Pode ser uma bonificação em dinheiro, uma folga após o feriado ou uma hora extra que não terá de fazer.

Mas cuidado se escolher esta técnica: se aplicada sem o devido cuidado, ela pode causar um clima de competição desleal e acirrada entre os funcionários, que podem “passar a perna” uns nos outros. Tenha sempre cautela para manter um bom ambiente organizacional em sua empresa e não causar prejuízos.

Planos de carreira

Sua empresa possui um número determinado de cargos, divididos de acordo com as atividades de cada um. Mas é possível criar “sub cargos” dentro de cada setor para que os profissionais de destaque possam ser reconhecidos com promoções. Se você tem o “Cargo X”, poderá também criar o “Cargo X – 2”, “Cargo X – 3”, e assim em diante, com o devido aumento salarial. Com isso, a tendência é que os funcionários tentem bater a meta para conseguir suas promoções.

Prêmios e eventos: “Funcionário do Mês”, “Destaque do Ano”, “Colaborador que faz a diferença”. Estes são apenas alguns nomes de prêmios que podem ser dados aos melhores membros da equipe de sua empresa. Nada melhor do que um bom jantar ou uma pequena festa para comemorar os bons resultados dos colegas, não é mesmo?

As possibilidades são várias! O importante é mostrar aos funcionários que o esforço sempre vale a pena, nunca é em vão! Conte com Consultoria Empresarial e saiba como implementar as melhores técnicas de programa de metas para que sua empresa traga mais recursos! Acesse nosso site e conheça o nosso portfólio!