fbpx

Balanced Scorecard: entenda o que é e como funciona!

Balanced Scorecard: entenda o que é e como funciona!

A estratégia de uma organização deve ser traduzida em indicadores compreensíveis. Desta forma, a empresa será direcionada para o caminho certo, atendo-se a metas específicas e relevantes. Entretanto, como fazer isso? Muitos empreendedores adotam a metodologia do Balanced Scorecard.

Criada em 1992 por dois professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, ela visa englobar as diversas dimensões de uma empresa na mesma ferramenta. Quer saber mais a respeito? Conheça mais sobre o que é Balanced Scorecard, como funciona e os motivos pelos quais ele pode ser benéfico para seu negócio. Acompanhe!

O que é Balanced Scorecard?

O sistema chamado Balanced Scorecard (BSC) é como um mapa para a organização. Ele traduz a estratégia de uma empresa integrando de forma sistêmica as medidas de desempenho, os diferentes setores e a visão de negócio. A partir da missão e visão da organização, são definidos os caminhos para atingi-las.

Sua utilização auxilia em uma compreensão e execução mais clara da gestão, ajudando a alinhar os processos segundo as quatro perspectivas do modelo: financeira, clientes, processos internos e aprendizado.

Como funciona?

Planejamento estratégico

Antes de se trabalhar com o BSC, é necessário ter um bom planejamento estratégico, com metas objetivas para um período pré-definido. Supondo que esse período seja de um ano: é necessário realizar uma projeção mês a mês, para saber o que deve ser alcançado. Desta forma, metas de curto prazo, mensais, se articulam para alcançar às de longo prazo, anuais.

Indicadores de desempenho

Para cada uma das quatro perspectivas mencionadas acima, são necessários indicadores de desempenho coerentes, que podem variar de instituição para instituição, de acordo com a cultura organizacional.

Escolha aqueles mais adequados ao seu contexto. Alguns indicadores financeiros e de aprendizado, respectivamente, por exemplo: Faturamento e número de certificados adquiridos pela equipe.

Mapa estratégico

Após definidas as etapas anteriores, as quatro perspectivas são conectadas por meio de um diagrama em uma única página, que facilita a compreensão visual da integração das mesmas. No diagrama devem constar a missão e a visão da empresa.

Além disso, as informações devem ser organizadas em um fluxo nesta ordem: aprendizado, processos internos, clientes e financeiro. Em cada um dos quadros das perspectivas estão os objetivos propostos previamente, e os fatores que influenciam cada área.

Análise de resultados

Periodicamente, durante e ao final da execução da estratégia, é importante mensurar o quanto o plano foi alinhado à realidade, quais áreas foram prejudicadas e quais serão os objetivos do próximo planejamento estratégico, reiniciando o ciclo do BSC.

Por que utilizar o BSC?

Muitos gestores não conseguem aplicar ou comunicar a estratégia adequadamente para os demais membros de uma organização. O Balanced Scorecard facilita a comunicação entre setores, integra objetivos micro e macro à visão de longo prazo, traçando um caminho para atingir o sucesso do seu negócio.

É por isso que a metodologia é utilizada por empresas de grande porte como a Gerdau e a Brasil Telecom. O BSC impede que a estratégia se torne algo abstrato e o traz para o plano das ações concretas, tornando-o muito valioso para empreendimentos de sucesso.

Agora que você sabe o que é Balanced Scorecard, use-o a favor do seu negócio e alcance resultados rapidamente. Gostou da metodologia? Possui dúvidas? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.