Saber aonde quer chegar é fundamental para a sustentabilidade de uma empresa. E, mais do que isso, saber como chegar lá é o que faz a diferença para muitas companhias de sucesso. Ter estratégias bem definidas garante o crescimento e a longevidade de um negócio.
Mas o que fazer para prosperar em um mercado tão competitivo e desafiador como o nosso? Um bom planejamento estratégico sem dúvidas contribui para o sucesso de uma empresa, na medida em que ele avalia fatores internos e externos ao negócio, como oportunidades e ameaças do mercado, por exemplo.
Quer saber como fazer um bom planejamento estratégico? Continue lendo e descubra!
Comece definindo quem é você no mercado
O primeiro passo é definir o seu negócio, missão, visão de futuro e valores. O negócio é o que sua empresa oferece ao consumidor. Mas lembre-se de que essa definição não deve ser feita partindo do óbvio, e sim de uma estratégia de posicionamento. Exemplo: se sua empresa vende chocolates, o seu negócio pode ser “Presentes para momentos especiais”. Nesse caso a venda não é apenas do produto, mas sim da experiência que seus produtos proporcionam.
A missão é uma frase que define a razão de existir da sua marca. Ainda no exemplo da loja de chocolates, sua missão poderia ser “Proporcionar momentos felizes aos clientes”. Já a visão de futuro, mostra aonde você quer chegar em um determinado período de tempo: “Crescer 20% em receita nos próximos 5 anos”. E os valores são comportamentos que devem ser fundamentais para quem trabalha em sua empresa. Ética, agilidade e foco no cliente são alguns exemplos.
Definindo esses itens, você já começa entender melhor quem é sua empresa, aonde ela quer chegar e seu posicionamento no mercado.
Faça uma matriz SWOT
Você já ouviu falar na matriz SWOT? É também conhecida como FOFA, por ser as iniciais de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (SWOT são as iniciais dos mesmos termos, porém em inglês). Essa ferramenta ajuda a identificar os aspectos internos da empresa, forças e fraquezas — ou seja, aquilo que você tem de bom e o que pode melhorar internamente — e os aspectos de mercado, externos ao negócio, que são as oportunidades e ameaças.
Pode parecer bobagem, mas parar um tempo para analisar esses aspectos e colocá-los no papel te ajuda a visualizar melhor sua empresa e a contextualizá-la de forma mais coerente no cenário atual. Além do mais, essa análise é a base para a definição das estratégias de sua empresa.
Estabeleça as estratégias
A partir da SWOT, você deve criar estratégias macro para cada item identificado. Se o seu atendimento foi identificado como uma fraqueza, uma estratégia pode ser capacitar a equipe, por exemplo. Pense também como você pode utilizar os pontos fortes a seu favor.
Além disso, veja como é possível minimizar os impactos de uma possível ameaça para o seu negócio e, claro, trace estratégias para aproveitar as oportunidades. É isso que te ajuda a expandir!
Defina metas e ações
Agora que você já tem desenhadas as estratégias, defina metas e ações mensais para atingi-las. É importante que essas metas sejam SMART: Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais. Ou seja, devem ser claras, fáceis de medir, possíveis de atingir, importantes para a sua estratégia e ter uma data específica.
É fundamental, que além da data limite para a execução, as ações também tenham um responsável, alguns chamam de CPF. Assim, você sabe de quem cobrar, quando cobrar e nenhuma ação fica perdida no meio do caminho.
Viu como o planejamento estratégico não é um bicho de sete cabeças? Basta você dedicar um tempo para analisar o mercado, concorrentes, ambiente externo e sua própria empresa. E você pode fazer tudo isso de forma muito simples, em uma planilha de Excel mesmo. O importante é planejar! Ah, e outra dica importante é acompanhar os indicadores mensalmente para monitorar os resultados e garantir o alcance da meta do ano.
Gostou das dicas? Pronto para fazer agora mesmo o planejamento estratégico de sua empresa? Conte para a gente o que achou deste post!
Comentários
0