Uma boa empresa valoriza seus funcionários e fornece as possibilidades necessárias para o desenvolvimento de líderes, de forma que possam contribuir ainda mais para a empresa gerando benefícios para os dois lados. Os líderes fazem o caminho direto entre os objetivos da empresa e os demais funcionários além de, por sua mentalidade estar em ordem com o planejamento estratégico da empresa, são capazes de transmitir esses traços para seus colegas e subordinados.

Os líderes possuem habilidades e capacidades diferenciadas dentro da empresa e por isso também são capazes de reunir e fornecer diferentes pontos de vistas para a solução de problemas. Isso estimula a composição de estratégias mais criativas e com potencial de melhorarem seus processos. Assim, ser capaz de selecionar e aperfeiçoar esses líderes é essencial para uma empresa que almeja crescer.

Como identificar potenciais líderes

Os potenciais líderes possuem uma série de características em comum que mostram essa aptidão para a liderança e podem ser observadas no dia a dia do trabalho. Possuem iniciativa e oferecem inovação, propondo ideias novas e criativas. Também apresentam um perfil bem alinhado com o da empresa e suas atitudes servem de inspiração aos demais.

Além disso, devem ter bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, sabendo se expressar de forma clara enquanto também sabem ouvir opiniões e críticas, sendo alegres e estimulando o resto da equipe positivamente.

Nem sempre todas essas características aparecerão em todos os líderes de forma imediata, por isso é importante observar a evolução individual, através de avaliações de desempenho em projetos e indicações dos gestores para identificar casos. Assim, a empresa pode encontrar e acompanhar talentos e trabalhar esses resultados para a escolha dos potenciais líderes. Cursos dentro da empresa também podem ajudar a perceber pessoas que se destaquem nessas funções.

 

Como desenvolver lideranças

Uma vez selecionados, os eventuais líderes precisam passar por treinamentos específicos para aprofundar as aptidões que já possuem e incentivar melhorias dos demais, estimulando a otimização do profissional como líder.

Existem três tipos de habilidades que devem ser encorajadas nesse processo: as técnicas, as interpessoais e as conceituais.

As habilidades técnicas são sobre o conhecimento daquela função em geral, comum a todos. Líderes precisam ter domínio no assunto sobre o qual eles lideram, e serem instigados a continuar seu aprendizado de forma constante, mantendo-se atualizado sobre as novidades e melhorias na área.

As habilidades interpessoais são as relações entre colegas. Trabalhar a empatia e valorizar o diálogo para a troca de informações é fundamental, já que o líder não só dá ordens e objetivos, como deve também incitar a boa execução do trabalho coletivo, com harmonia dentro do time.

Já as habilidades conceituais estão relacionadas ao perfil da empresa e à tomada de decisões. Um líder precisa ordenar suas decisões com o perfil da empresa. Além disso, precisa saber avaliar riscos e interpretar dados com precisão, orientado pelos valores da empresa.

 

Como estimular lideranças contínuas

Mesmo seguindo instruções e passando por treinamento, líderes precisam de espaço para se desenvolver no trabalho em si, na prática, e lidar com as situações no dia a dia. Muitas das vezes enfrentarão desafios, como montar as equipes com bases em suas aptidões, lidar com conflitos entre os integrantes, entender que há diversidade de opiniões dentro do time, ajustar o tom da equipe para que todos trabalhem em ordem, e assim por diante.

Cabe a empresa ajudar nesse processo para que passem por esses desafios e usem como aprendizado, sem que afete negativamente o trabalho das equipes. A continuidade dos treinamentos e feedback dos subordinados ajudam a dar apoio para o líder se desenvolver em um ambiente saudável até o ponto que se torne um chefe capaz e independente.

O processo de identificar e estimular líderes é contínuo em uma empresa conforme a instituição cresce e novas pessoas se juntam à equipe. Por isso é essencial o investimento em uma estrutura e mentalidade da empresa para torná-la um ambiente propício para a capacitação de seus funcionários e o desenvolvimento de líderes constantemente.