Confira aqui a estratégia ideal para otimizar o pipeline de vendas, uma forma inovadora para alavancar o seu número de vendas!
ESTRATÉGIAS DE CONSULTORIA PARA OTIMIZAÇÃO DE PIPELINE DE VENDAS
A consultoria é uma atividade fundamental em muitos setores da economia e desempenha papel fundamental no apoio às organizações na resolução de problemas, otimização de processos e tomadas de decisões estratégicas.
Pipeline de vendas é uma representação visual e estruturada do processo pelo qual os leads (potenciais clientes) passam antes de se tornarem clientes pagantes. É uma ferramenta fundamental para gerenciar vendas e acompanhar o progresso de oportunidades de negócios ao longo do ciclo de vendas.
Por meio do pipeline é possível identificar:
- O momento certo de contatar um lead;
- O assunto do material que precisa ser compartilhado;
- As etapas que devem ser seguidas após a proposta.
Por meio dessa ferramenta é possível ter um maior controle dos processos comerciais e fazer o acompanhamento de forma mais precisa das negociações feitas na empresa.
Vantagens do pipeline de vendas:
- Aumento da produtividade;
- Melhoria na previsibilidade das vendas;
- Padronização e otimização de processos;
- Tomada de decisões mais acertadas;
- Visão ampla das oportunidades de vendas;
- Redução do tempo de ciclo de vendas.
Saiba mais agora sobre as etapas do pipeline de vendas:
O pipeline de vendas é uma ferramenta crucial para gerenciar eficazmente o processo de vendas, prever receitas futuras e garantir que todas as oportunidades de negócios sejam acompanhadas de forma organizada e eficiente. Para isso existem algumas etapas a serem seguidas:
Contato
Primeira etapa, fundamental, de prospecção e contato, precisa estar baseada em uma estratégia bem definida. Importante, também, definir a melhor estratégia para os leads gerados por meio do tráfego orgânico do negócio.
Qualificação
Nessa etapa é preciso qualificar os leads. Investir em conversa e interação a fim de identificar as dores e outras características importantes para a empresa.
Envio da Proposta
Nessa fase é necessário garantir a solução oferecida, resolvendo todas as dores dos leads e também, esclarecendo todas as dúvidas que ele possa ter em relação ao que a empresa oferece.
Follow Up
A etapa follow up é a etapa que os vendedores precisam agendar uma reunião com o lead a fim de esclarecer qualquer dúvida que ele possa ter em relação ao produto ou serviço.
As formas de contato ideias são: pelo telefone ou videoconferência, se não tiver alguma delas, pode fazer o follow up ou por e-mail.
Negociação
Etapa de imensa habilidade do time de vendas. Aqui, é importante utilizar argumentos interessantes, que convençam o lead de que a sua solução é a mais adequada para o momento.
Vale reiterar, aqui, os diferenciais do serviço!
Fechamento
Etapa que o cliente diz sim ou não para o produto ou serviço.
Com isso, conseguimos entender que existem diversas etapas para que uma consultoria seja efetiva, de fato. No todo, uma consultoria ideal é a consultoria que segue a linha de trazer soluções para os clientes, não somente prometendo o que muitas vezes pode ser inalcançável, mas sim, oferecer ideias e soluções concretas.
A GGV é uma consultoria empresarial com o foco em inteligência de mercado, a sigla significa “Gente que Gera Valor”, por conta do valor gerado aos clientes.
___________________________________________________________________
Links: https://br.hubspot.com/blog/sales/dicas-otimizar-gestao-pipeline-de-vendas
Comentários
0