Etapas de uma Consultoria empresarial

Você sabe como uma consultoria empresarial funciona? Seja empreendedor, estudante ou curioso, entender as etapas de uma consultoria pode te ajudar muito. Afinal, existem diversos aspectos dela que podem ser aplicados na sua vida pessoal e profissional.

No âmbito empresarial, a consultoria pode ajudar no crescimento sustentável da sua empresa. Auxiliando na tomada de decisões mais assertivas, melhor administração de recursos, aumento de vendas, motivação de funcionários, maior engajamento, entre muitos outros aspectos. Tudo isso, é claro, sem assumir a gestão do seu negócio.

Preparamos esse texto com o intuito de sanar todas as suas dúvidas, te ajudando a entender se contratar uma consultoria é realmente a melhor opção para sua empresa ou não. 

O que é consultoria empresarial?

Antes de entender como uma consultoria funciona, e quais são suas etapas, é essencial saber o que ela é. Afinal, cada vez mais empresas contratam consultorias para auxiliá-las, seja para modificar o modelo de gestão, expandir, ou simplesmente por necessidade.

A consultoria empresarial, como conhecemos hoje, começou a se consolidar na primeira metade do século passado, sendo implementada principalmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. Consultores profissionais passaram a oferecer serviços especializados para diagnosticar problemas de empresas, discutir soluções, implementar as ações necessárias e melhorar os resultados. 

Vale lembrar que uma consultoria não é necessariamente empresarial, existem diversas áreas de atuação. Exemplo disso é a própria GGV Inteligência em Vendas, uma consultoria que ajuda na estruturação da área comercial e aumento de vendas.

Contratação da consultoria

Nesta fase ocorre o primeiro contato entre empresa e consultoria. Os consultores mostram o seu portfólio, seus valores, quais serão as metodologias utilizadas, cronograma, prazos, e o mais importante: Quais serão os aprendizados adquiridos e os resultados alcançados ao final do projeto.

É uma fase de diálogo e negociação. As empresas combinam os termos da parceria, e fecham um contrato benéfico para ambas as partes.

Diagnóstico e elaboração de estratégias:

Aqui é onde começa o trabalho duro! A consultoria empresarial irá analisar todas as áreas e processos do seu negócio, entendendo quais melhorias devem ser implantadas. Isso é claro, se for uma consultoria geral, se for uma consultoria mais específica, como, por exemplo, de logística, ela irá analisar apenas os processos logísticos, e assim por diante.

Algumas ferramentas que são utilizadas nessa fase são: Análises Swot (Fofa, em português), matrizes GUT e outras ferramentas que auxiliam na compreensão das ações e mudanças necessárias. Com isso na ponta do lápis, é elaborado o plano de ação para a sua organização.

Lembrando que sempre existe um diálogo constante entre os envolvidos – uma vez que a tomada de decisão sempre será por parte da empresa contratante.

Implementação e controle das estratégias:

Mãos à obra! Essa é a etapa do processo onde tudo aquilo que foi discutido e colocado no plano de ação será realizado – dentro do prazo previamente estipulado, é claro.

Pequenos atritos e desentendimentos podem acontecer nessa etapa, afinal sair da zona de conforto, nunca é uma tarefa fácil. Mudança na cultura organizacional, expansão de setores e resultados sólidos não vêm do dia para a noite.

Por esse motivo é essencial a contratação de uma consultoria profissional, experiente, e que utilize dados confiáveis para auxiliar na tomada de decisão.

Resultados e finalização da consultoria:

É hora de analisar se as mudanças realizadas realmente alcançaram o resultado estipulado. Nesta etapa são analisados os indicadores do negócio, entendendo como ele era antes e como está agora.

Para isso, os consultores fazem novamente o trabalho de diagnóstico, entendendo as modificações que ocorreram na empresa. E, também, garantir que as mudanças instauradas no ambiente empresarial se tornem uma rotina, permitindo que o negócio evolua constantemente.

Gestão pós-consultoria:

Após o projeto, os consultores estarão sempre acompanhando a performance e resultados para avaliar se a empresa está com um comportamento favorável, realizando reuniões periódicas e analisando os indicadores. É o momento onde sua empresa pode renovar a consultoria, permitindo que as melhorias sejam constantes!

Entendeu como funciona uma consultoria e quais são suas etapas? Olhe o site da GGV Inteligência em Vendas e descubra na prática como uma consultoria funciona! Nosso blog tem outros posts que podem te ajudar a conhecer mais sobre a área. E para você que percebeu a necessidade de uma consultoria, mande uma mensagem pra gente!

Uma consultoria em vendas pode fazer muito por sua empresa, e é certamente um dos maiores ativos que o seu negócio pode ter. Conheça, invista e faça o seu negócio crescer de maneira saudável e consistente, afinal o que movimenta qualquer negócio são as vendas.

Acesse e confira tudo o que uma consultoria experiente e especializada pode agregar ao seu negócio.



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