Guia completo para um posicionamento de marca bem-sucedido

Se você raspa o joelho, você pede um curativo ou um Band-Aid? Empresas de sucesso, como Coca-Cola e Band-Aid, têm uma coisa importante em comum: uma forte estratégia de posicionamento de marca. Na verdade, suas marcas tornaram-se termos genéricos para todos os produtos semelhantes em seu nicho.

Uma estratégia de posicionamento de marca forte é uma necessidade absoluta para todas as empresas que buscam o sucesso – e a prova está nos números. As marcas que são apresentadas de forma consistente têm um aumento médio de receita de 10-20%. Uma marca bem-sucedida produz benefícios como maior lealdade do cliente, uma imagem aprimorada e uma identidade identificável que o diferencia da concorrência.

Nesse blog, você aprenderá a estrutura para posicionar com sucesso uma marca em seu mercado ideal. 

Ao decidir como posicionar sua marca no mercado, uma opção inteligente é adaptar sua estratégia para destacar a vantagem competitiva do seu produto e apontar as deficiências da concorrência.

Abaixo estão algumas estratégias de posicionamento populares que você pode usar para diferenciar sua marca no mercado.

Posicionamento de marca de sucesso: quais são as estratégias?

  1. Estratégia de posicionamento de atendimento ao cliente

Há uma boa chance de você ter gostado muito de um varejista, restaurante ou outro provedor de serviços por causa de seu atendimento ao cliente pelo menos uma vez na sua vida.

Algumas marcas percebem um péssimo atendimento ao cliente de outra empresa, e se beneficiam disso para destacar seu serviço ao cliente amigável – é assim que se diferenciam. 

O benefício mais tangível dessa estratégia é que um ótimo atendimento ao cliente pode ajudar a justificar um preço mais alto. Os produtos da Apple, por exemplo, têm um alto preço, mas sua equipe de suporte é amigável e rápida para responder.

Essas interações de serviço também são parte integrante do volante – um cliente inicialmente insatisfeito pode se tornar um promotor se tiver uma ótima experiência de serviço.

Seja diligente com esta estratégia. Se você anuncia um atendimento ao cliente excepcional, mas não entrega, você receberá críticas negativas, tiradas furiosas por telefone e e-mail, chamadas nas mídias sociais e até mesmo reclamações no Reclame Aqui, por exemplo. 

Existe uma equação simples para explicar a satisfação do cliente e se manter responsável por cumprir a promessa da marca: Satisfação do cliente = experiência – expectativas.

  1. Estratégia de posicionamento baseada em conveniência

Uma estratégia de posicionamento baseada na conveniência destaca o motivo pelo qual o produto ou serviço de uma empresa é mais conveniente de usar do que o da concorrência. Essa conveniência pode ser baseada em fatores como localização, facilidade de uso, ampla acessibilidade, suporte a várias plataformas, etc.

A conveniência também pode ser por causa do design do produto. Por exemplo, a empresa americana Swiffer anuncia seu produto WetJet como uma alternativa conveniente para um esfregão tradicional por causa de seus esfregões descartáveis.

Posicionar seu produto ou serviço como o mais conveniente atrairá automaticamente consumidores ocupados. E, como a estratégia anterior, também pode justificar um ponto de preço mais alto. Por exemplo, uma Swiffer WetJet custa $26, enquanto uma esfregona tradicional custa $10.

O último item que você precisa verificar é se o seu produto é realmente conveniente. O esfregão WetJet, por exemplo, pode ser potencialmente inconveniente porque os clientes precisam ir constantemente à loja para comprar refis. Se você vende um produto semelhante, pode oferecer programas de recarga automática ou assinaturas para atender às expectativas de conveniência de seus clientes.

  1. Estratégia de posicionamento baseada em preços

Uma empresa usa uma estratégia de posicionamento baseada em preço para apresentar seu produto ou serviço como a opção mais acessível. Quando você posiciona seu produto como o mais barato do mercado, pode gerar uma grande base de clientes porque ninguém gosta de gastar mais do que o necessário. Oferecer o preço mais baixo é uma maneira fácil de fazer com que os clientes em potencial convertam.

Mas essa estratégia vem com sua cota de riscos e desvantagens – ou seja, dar aos clientes a impressão de produção de qualidade inferior.

Você também pode se deparar com problemas econômicos que podem atrapalhar o posicionamento de sua marca ao longo do tempo – como o preço dos sanduíches do Subway, que não sobreviveram à inflação. O posicionamento baseado em preços também pode iniciar uma guerra de preços, embora isso se aplique principalmente a certos setores, como viagens aéreas.

  1. Estratégia de posicionamento baseada na qualidade

As empresas implementam essa estratégia quando desejam enfatizar a qualidade de seu produto – qualidade que geralmente tem um custo premium.

A qualidade de um produto pode ser demonstrada por meio de habilidade excepcional, produção de pequenos lotes, materiais de alta qualidade e até mesmo práticas sustentáveis ​​que tornam sua produção mais cara. A qualidade do serviço pode ser demonstrada por meio de evidências de resultados finais excepcionais, alto ROI e depoimentos de clientes entusiasmados.

Os compradores preocupados com o orçamento podem ignorar sua marca em favor de uma alternativa mais barata. Mas é aqui que as buyer personas entram em jogo. A renda e os hábitos de compra de seus clientes-alvo determinariam se enfatizar a qualidade (com um prêmio mais alto) é a abordagem certa para sua marca.

  1. Estratégia de Diferenciação

Uma estratégia de posicionamento de diferenciação depende da exclusividade de um produto ou das qualidades inovadoras em comparação com a concorrência tradicional. A Tesla é um ótimo exemplo.

Antes de os veículos Tesla existirem, não havia um veículo totalmente elétrico atraente disponível para compra. Agora, é a empresa líder em tecnologia pioneira em carros autônomos e robôs de IA.

Se você implementar essa estratégia, os consumidores que valorizam a inovação serão atraídos por sua marca e produto. A única limitação potencial é que o público pode ser desencorajado pela falta de histórico de uso. Se o seu produto for completamente novo, considere fornecer a pesquisa e os testes necessários para sua criação. Freqüentemente, os consumidores orientados para a inovação gostam de saber como a nova tecnologia ou produto funciona.

  1. Estratégia de posicionamento nas redes sociais

 

Esse tipo de posicionamento é único porque se concentra em um conjunto de canais, em vez de uma tática autônoma. E os canais que sua marca usa (e não usa) dizem tanto quanto sua mensagem.

Acredite ou não, sua marca não precisa aparecer em todas as plataformas. Ao usar essa estratégia, a chave é escolher os canais que seu mercado-alvo mais usa. Os fatores a serem considerados ao escolher uma plataforma de mídia social para sua estratégia de marca são:

  • Onde seu público-alvo passa o tempo de lazer
  • Onde seu público-alvo gasta dinheiro
  • Onde seu público-alvo procura informações e conselhos

É possível que essas três áreas possam ser encontradas em uma plataforma social, mas podem estar espalhadas por várias delas. Depois de definir onde sua marca deve aparecer, você pode criar sua mensagem para atender o cliente onde ele está. 

  1. Outras estratégias de posicionamento

Essas não são as únicas estratégias que existem. Você pode posicionar sua marca como líder, a primeira de seu tipo (a original) ou a mais popular. Você também pode posicionar seu produto como a solução para um problema generalizado.

Outra abordagem é comparar diretamente sua marca com seus concorrentes. Nessa estratégia, você chamaria diretamente sua concorrência em suas campanhas de publicidade e destacaria as vantagens de seu produto em relação às deles.

Ao elaborar sua posição, certifique-se de examinar de perto seus compradores-alvo e seus comportamentos. Se eles preferem economizar, gastar dinheiro com qualidade ou ter o gadget mais recente e mais recente, isso determinará como você posiciona sua marca.

Agora que você tem uma ideia das poucas abordagens que pode fazer, é hora de criar um plano de posicionamento que estabeleça sua marca como a mais amigável, a mais conveniente, a mais barata ou simplesmente a melhor escolha em comparação com outras marcas!

Estamos aqui para te oferecer auxílio profissional nisso.

Entre em contato com a GGV Inteligência em Vendas para ter um posicionamento de marca que deixa todos os concorrentes para trás! 

 



Deixe um comentário