Os casos de sucesso costumam ser ótimas inspirações para quem está começando no ramo dos negócios. As maiores empresas do mundo parecem distantes de nossa realidade, muitas empresas alcançaram o sucesso no mercado por meio da implantação de princípios básicos do empreendedorismo e do marketing. Ao mesmo tempo, é muito gratificante ver que a iniciativa privada pode trabalhar pelo desenvolvimento do mundo, oferecendo mais tecnologia e soluções que facilitam a vida cotidiana da população.
Todos os dias, utilizamos diversos produtos, serviços e ferramentas que raramente lembramos que são originários de empresas tão poderosas. Seja o celular que utilizamos, o carro que dirigimos ou o supermercado em que fazemos compras: todos surgiram de corporações que, assim como as micro e pequenas empresas, começaram com poucos investimentos, equipe restrita e pouca estrutura, porém conquistaram o mercado por meio da inovação e excelência.
Para inspirar quem está começando um negócio ou, até mesmo, quem já está atuando no ramo, hoje falaremos sobre as maiores empresas de sucesso do mundo, com o objetivo de conhecer suas principais diretrizes na busca pelo topo do mercado.
Apple
A empresa de smartphones, computadores, tablets e demais equipamentos eletrônicos é fruto de uma ideia dos empresários Steve Jobs e Steve Wozniak. Quando criada, na década de 1970, jamais se imaginava que a Apple tomaria essas proporções. Isso porque, na época, os smartphones não eram nem cogitados, quem dirá aparelhos de usos cotidianos. Com o passar dos anos, no entanto, ao invés de esperar pela popularidade dos celulares, a Apple emplacou seus aparelhos, tornando-se tendência para outras marcas.
A inovação, desde as ferramentas tecnológicas até o design de cada aparelho, é uma das principais diretrizes da Apple. É por esse motivo que, mesmo lançando dois modelos novos de smartphones anualmente, cada dispositivo tem seu diferencial e é sempre uma versão mais avançada do que o anterior.
Além do diferencial baseado em sempre propor algo novo para o consumidor, a marca Apple se tornou tão forte que, atualmente, ela também oferece um status diferencial ao consumidor. É por esse motivo que, mesmo havendo celulares ou computadores com funções semelhantes no mercado e preços inferiores, a Apple continua com seu mercado consolidado, contando com a publicização gratuita de seus produtos por meio de artistas, programas de televisão, entre outras formas de divulgação.
Quem nasceu até meados da década de 90 sabe que o conceito de pesquisa já foi muito diferente do que temos atualmente. A busca em livros e enciclopédias, antes exaustiva e, em alguns casos, pouco explicativa, foi superada com uma criação de uma empresa que revolucionou esse conceito. A Google transformou o processo de busca por meio de verbetes em algo rápido e muito mais conclusivo, possibilitando uma gama infinitamente maior de conteúdo para o usuário. Com o tempo, a empresa também passou a oferecer a busca por imagens, sons, vídeos, entre outros formatos.
Apesar de parecer uma empresa muito distante de nossa realidade, a Google cresce diariamente aplicando diretrizes básicas do empreendedorismo e marketing. A principal delas está na valorização de seus funcionários, transformando-os em talentos que contribuem para o desenvolvimento da marca. Além de recompensas pessoais e um ambiente de trabalho diferenciado, a Google trabalha a ideia de que seus colaboradores têm o poder de criar novas ferramentas de uso cotidiano, facilitando a vida da população.
A empresa ainda preza pela prestação de serviços com excelência, com foco no usuário. A Google também acredita na informação como base da transformação, porém sempre respeitando os princípios éticos determinados pela empresa.
À época de sua criação, em meados dos anos 2000, era difícil acreditar que o Facebook tomaria as atuais proporções. A rede social, considerada um hobby para a grande parte de seus usuários, tornou-se uma das maiores empresas de sucesso do mundo, fazendo de seu idealizador, Mark Zuckerberg, um dos empresários mais bem sucedidos no globo.
O Facebook iniciou dentro da universidade americana de Harvard, quando Zuckerberg e alguns amigos desenvolveram a plataforma para que alunos pudessem se comunicar por meio de seus perfis, inserindo fotos e conteúdo em texto. Hoje, o Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários, sendo a maior rede social de todo o mundo. A empresa também é detentora de outras redes sociais rentáveis, como o Whatsapp e o Instagram.
Assim como na Google e na Apple, o Facebook demanda de constante atualização para se manter no topo do mercado. Nesse caso, atender as necessidades dos usuários é ainda mais importante, pois a rede social atrai seus clientes por meio de seu interesse nas ferramentas ofertadas. Quanto mais usuários, maior a possibilidade de vender anúncios e, dessa forma, lucrar diretamente com a plataforma.
Walmart
Apesar de a tecnologia dominar grande parte das grandes corporações de sucesso no momento, muitos serviços essenciais ainda são ofertados de forma semelhante a de anos atrás, porém com adaptações as necessidades do público. Os supermercados não fogem dessa realidade. O Walmart é uma das grandes empresas de sucesso do mundo ao oferecer produtos alimentícios, aparelhos eletrônicos, produtos para a casa, roupas e calçados, entre outras mercadorias, em um lugar só.
A empresa americana também possui nas bases do empreendedorismo e marketing o segredo de todo o seu sucesso. Hoje avaliada em mais de US$ 60 bilhões, o Walmart possui lojas em todo o mundo, prezando pela oferta de produtos com preços diferenciados e pelo atendimento de excelência.
Além disso, a proposta de vender diversos tipos de produtos em uma mesma loja virou tendência para diversas redes de supermercados em todo o mundo. Ao focar na praticidade para o cliente, bem como nas melhores formas de pagamento, a rede Walmart cresceu, de um pequeno mercado em Bentoville, a uma das maiores empresas de sucesso do mundo.
Os casos de sucessos entre empresas são inúmeros. Muitas vezes, não é a quantidade de lojas ou de funcionários que determina o crescimento de uma empresa, mas sim, sua visibilidade e sua inovação dentro do mercado. Os quatro exemplos citados são grandes inspirações e mostram que mesmo pequenos negócios podem alcançar a ascensão mundial.
Comentários
0