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Metas para se superar: a importância de decidir os rumos do seu negócio

a importância de decidir os rumos do seu negócio

Todos nós queremos saber para onde vamos. No mundo empresarial, é a mesma coisa. No entanto, sabemos também que o fato de se estar neste universo de produção, ganhos e perdas é, por si só, um fator de risco. Afinal, uma empresa não depende apenas de si mesma para chegar ao sucesso, e sim de muitas variáveis, como sua gestão, sua equipe, suas vendas e outros. No entanto, estabelecer metas e elaborar planejamentos é sempre uma ação que pode resultar em bons frutos para seu negócio. Neste texto, falaremos sobre a importância das metas e como uma consultoria empresarial pode ajudar a transformar seu negócio. Acesse e saiba mais!

Por que estabelecer metas?

Em uma empresa nunca estamos sozinhos. O gestor depende de seus assistentes, de sua equipe, dos acionistas e investidores, dos fornecedores e, é claro, do mercado que irá consumir os produtos e serviços produzidos por aquele negócio. Todos estes agentes envolvidos no mercado também têm seus interesses e anseios, o que faz deles, às vezes, elementos imprevisíveis dentro de um processo que precisa ser o mais controlado e planejado o possível para se evitar prejuízos e investimentos equivocados.

Estabelecer metas é ajudar a manter uma diretriz a ser alcançada mesmo quando a empresa tiver que lidar com a imprevisibilidade dos outros agentes. É uma forma de manter as coisas “nos trilhos” quando houver uma dificuldade a ser superada, e uma maneira de estimular o constante crescimento dos negócios, evitando a estagnação.

Como estabelecer metas?

Para pensar nas metas a serem alcançadas, é importante que a empresa mantenha os pés no chão. Não se pode simplesmente estimar um objetivo que seja utópico e inalcançável, mas ao mesmo tempo, não dá para apenas “chutar baixo” e projetar uma meta fácil de se alcançar. Queremos um objetivo que seja tangível, mas que exija esforço, eficiência, crescimento e evolução. Para isso, é necessário estudar muito bem a empresa e o mercado, no sentido de descobrir que fatores podem contribuir e que variáveis podem ser responsáveis por impedir a boa atuação nos negócios.

Uma das maneiras de conhecer melhor a realidade de sua empresa é fazer uma Análise SWOT (ou FOFA, em português), que avalia forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de sua empresa. Note que esta sigla reúne duas variáveis intrínsecas ao empreendimento e dois fatores que não são do controle de sua empresa, mas que interferem diretamente em seu rendimento.

Metas estabelecidas! O que fazer?

De nada adianta estabelecer objetivos e diretrizes se os processos da empresa não forem orientados de acordo com as necessidades previstas para se alcançar a performance desejada. Por isso, é necessário comunicar a todos os envolvidos no processo sobre as metas e como elas devem ser alcançadas – seja com reuniões, comunicados, eventos ou oficinas destinadas ao diálogo entre a empresa e sua equipe. Todos precisam estar unidos perante este projeto.

Neste momento, é importante também estabelecer metas individuais ou coletivas para os colaboradores. Afinal, uma meta geral para a empresa, por si só, pode ser pouco clara aos funcionários sobre como agir para que os objetivos sejam alcançados. É o momento de gestar pessoal, finanças e recursos para promover o crescimento e a evolução necessários para conquistar os objetivos.

“Sub-metas”

Quando falamos em um projeto de metas para uma empresa, ele é normalmente amplo e para um prazo longo ou médio. No entanto, as transformações necessárias não acontecerão da noite para o dia. Estabeleça também objetivos parciais para que sua empresa possa tomar cada passo rumo ao crescimento de forma consciente e regular, conquistando pequenas evoluções periodicamente.

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Todos os estudos e todas as ações que precisam ser implementadas em sua empresa podem se tornar ainda mais eficazes se o seu negócio contar com consultoria empresarial. A GGV Consultoria oferece soluções completas e diversos produtos na área de gestão, tudo para que sua empresa possa avançar cada vez melhor e mais rápido. Conheça todas as possibilidades em nosso site acessando hoje mesmo!



Autor: Gustavo Resende
Mercadólogo, especialista em finanças e Diretor de projetos da GGV com skills orientadas a gestão de negócios, finanças e relacionamento empresarial.