Se você é empresário, certamente faz ou pensa em fazer o planejamento estratégico da sua empresa baseando-se em metodologias famosas, não é mesmo? Embora elas sejam muito eficientes, não bastam para garantir o sucesso de seu planejamento!
Para traçar seus planos de forma completa, você precisa conhecer sua empresa a fundo, e uma boa solução para isso é se atentar ao planejamento estratégico – e a classificar como uma das metáforas de Morgan.
As metáforas de Morgan foram criadas em 1996, pelo famoso teórico da administração Gareth Morgan e, desde então, vêm sendo muito utilizadas no planejamento estratégico de empresas de todo o mundo.
O estudioso classificou as empresas em máquina, organismo vivo, cérebro, cultura, sistema político, prisão psíquica, sistema de fluxo e transformação e instrumento de dominação. Para ajudar você a entender tudo, explicaremos sobre cada uma dessas metáforas a seguir.
Estrutura:
– Máquina
– Organismo Vivo
– Cérebro
– Cultura
– Politico
– Prisão Psíquica
– Sistema em Fluxo de transformação
– Instrumento de Dominação
Organização Máquina
A organização vista como máquina é aquela em que várias partes se interligam e cada uma desempenha um papel claramente definido. Essa metáfora dá ênfase, principalmente no sistema mecanicista do tipo ideal de Weber e no fordismo, modelo de organização que surgiu e ganhou força após o início da Revolução Industrial.
Um clássico exemplo da organização máquina pode ser visto no filme Tempos Modernos, protagonizado por Charlie Chaplin.
Organização Organismo Vivo
Nesse tipo de organização, assim como um ser vivo, as organizações nascem, crescem, se desenvolvem e morrem. Além disso, são capazes de sobreviver às mudanças de ambientes e condições impostas, se adaptando quando necessário.
Um exemplo de organização organismo vivo são as empresas de tecnologia, que passam por mudanças quase que diariamente.